Influência estética e ética do projeto da Década Prodigiosa na educação cultural da sociedade tunisina.
Palavras-chave:
Cultura, ética, estética e educação.Resumo
O artigo explica como a Peña Prodigiosa, criada para ouvir música dos anos sessenta e setenta, bem como para desfrutar com os amigos, com o passar do tempo tornou seu objetivo executar um projeto que transcende o mero espetáculo artístico para se aventurar intencionalmente nos conteúdos da academia, da educação e da ciência, através dos métodos da experiência educativa, da reflexão epistemológica e do diálogo crítico. Valorizamos a forma como esta atividade é preparada, pesquisando, vendo vídeos e ensaiando as sessões que partilhamos no Centro Cultural Huellas, realizadas numa perspetiva instrutiva e formativa. Mencionamos personalidades, algumas de renome nacional e internacional, que honraram a Peña com o seu desempenho; referimo-nos a actividades solicitadas por entidades para celebrar aniversários, reconhecer visitantes ou comemorar dias como os do Educador. Ponderamos os resultados ético-estéticos, as dimensões educativas e informativas e os indicadores culturais que integram as prodigiosas peñas ou outras acções que delas derivam. Justificamos os critérios que dificultaram a criação artística e censuraram certos estilos de vida dos anos sessenta aos anos oitenta, prejudicando também a investigação sobre as manifestações culturais da juventude. Concluímos que, apesar da insuficiência da investigação sobre o tema, das restrições conceptuais e recursos limitados, a Peña Prodigiosa homenageia a arte e a educação cubanas.
Referências
Arteaga Pupo, F. (2020). La filosofía de la educación desde la obra martiana, página 3, segunda edición corregida y ampliada. Editorial Académica Universitaria (Edacun), Universidad de Las Tunas. Las Tunas.
Arteaga Pupo, F. (Periódico 26, 2023). Felicidades a la Peña Prodigiosa. Viernes 9 de junio de 2023, p. 2. https://www.periodico26.cu/index.php/es/especiales-2/13464-felicidades-a-la-pena-prodigiosa
Carta de la Tierra. (2019). https://cartadelatierra.org/la-educacion-es-el-arma-mas-poderosa-para-lograr-la-sostenibilidad/
Cultura Colectiva. (2023). https://culturacolectiva.com/arte/letras/frases-de-charles-chaplin-porque-un-dia-sin-sonreir-es-un-dia-perdido-2/
Granma. (2008). https://www.granma.cu/granmad/2008/03/14/nacional/artic04.html
Martí y Pérez, J (1880). https://www.poeticous.com/marti/dolora-griega?locale=es
Martí y Pérez, J. (1875). “White”, Revista Universal, México, 25 de mayo de 1875, tomo 5 de sus Obras Completas, p. 293.
Martí y Pérez, J. (1876). “A La Colonia Española”, Revista Universal, México, 8 de septiembre de 1876, t. 1, p. 139
Martí y Pérez, J. (1881). “Don Miguel Peña”, Revista Venezolana, Caracas, 1ro. de julio de 1881, t. 8, p. 135. https://masdearte.com
Martí y Pérez, J. (1883). “Cartas de Martí”, La Nación, Buenos Aires, 21 de octubre de 1883, t. 9, p. 465.
Martí y Pérez, J. (1886). “Tilden”, La República, Honduras, 1886, t. 13, p. 301.
Montagud, Rubio, N. (2020). Reconocimiento social: qué es y cómo influye en nuestra autoestima. https://psicologiaymente.com/social/reconocimiento-social
Neruda, P. (2019). https://www.colombiainforma.info/pablo-nerudapodran-cortar-todas-las-flores-pero-no-podran-detener-la-primavera/
Paz, J.A. (2014). Padres perdidos. https://www.juventudrebelde.cu/index.php/opinion/2014-06-14/padres-perdidos
Pogolotti, G. (Granma. 9 de mayo de 2016). Moriré de cara al sol. http://www.cubadebate.cu
Real Academia de la Lengua Española en línea, recuperado el 2 de abril de 2014. FALTAN LOS DATOS DE ESTA PUBLICACIÓN
Sainz de Robles, F. (2014). Diccionario de sinónimos y antónimos. La Habana. Editorial José Martí, 2014, p. 63
Valenzuela, G (2023). La Peña Prodigiosa, Aportes al desarrollo cultural de Las Tunas. [Tesis de Maestría en Desarrollo Cultural Comunitario]. Universidad Vladimir I. Lenin, Las Tunas.
Vitier, C. (2008). Ese sol del mundo moral. Ediciones Unión, Ciudad de La Habana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Frank Arteaga Pupo , Gabriel Valenzuela Pérez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.