Influência estética e ética do projeto da Década Prodigiosa na educação cultural da sociedade tunisina.

Autores

  • Frank Arteaga Pupo Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas
  • Gabriel Valenzuela Pérez Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

Cultura, ética, estética e educação.

Resumo

O artigo explica como a Peña Prodigiosa, criada para ouvir música dos anos sessenta e setenta, bem como para desfrutar com os amigos, com o passar do tempo tornou seu objetivo executar um projeto que transcende o mero espetáculo artístico para se aventurar intencionalmente nos conteúdos da academia, da educação e da ciência, através dos métodos da experiência educativa, da reflexão epistemológica e do diálogo crítico. Valorizamos a forma como esta atividade é preparada, pesquisando, vendo vídeos e ensaiando as sessões que partilhamos no Centro Cultural Huellas, realizadas numa perspetiva instrutiva e formativa. Mencionamos personalidades, algumas de renome nacional e internacional, que honraram a Peña com o seu desempenho; referimo-nos a actividades solicitadas por entidades para celebrar aniversários, reconhecer visitantes ou comemorar dias como os do Educador. Ponderamos os resultados ético-estéticos, as dimensões educativas e informativas e os indicadores culturais que integram as prodigiosas peñas ou outras acções que delas derivam. Justificamos os critérios que dificultaram a criação artística e censuraram certos estilos de vida dos anos sessenta aos anos oitenta, prejudicando também a investigação sobre as manifestações culturais da juventude. Concluímos que, apesar da insuficiência da investigação sobre o tema, das restrições conceptuais e recursos limitados, a Peña Prodigiosa homenageia a arte e a educação cubanas.

Biografia do Autor

Frank Arteaga Pupo , Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Historia. Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Gabriel Valenzuela Pérez , Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidades Química e Informática. Master en Nuevas tecnologías para la educación. Departamento de Informática

Referências

Arteaga Pupo, F. (2020). La filosofía de la educación desde la obra martiana, página 3, segunda edición corregida y ampliada. Editorial Académica Universitaria (Edacun), Universidad de Las Tunas. Las Tunas.

Arteaga Pupo, F. (Periódico 26, 2023). Felicidades a la Peña Prodigiosa. Viernes 9 de junio de 2023, p. 2. https://www.periodico26.cu/index.php/es/especiales-2/13464-felicidades-a-la-pena-prodigiosa

Carta de la Tierra. (2019). https://cartadelatierra.org/la-educacion-es-el-arma-mas-poderosa-para-lograr-la-sostenibilidad/

Cultura Colectiva. (2023). https://culturacolectiva.com/arte/letras/frases-de-charles-chaplin-porque-un-dia-sin-sonreir-es-un-dia-perdido-2/

Granma. (2008). https://www.granma.cu/granmad/2008/03/14/nacional/artic04.html

Martí y Pérez, J (1880). https://www.poeticous.com/marti/dolora-griega?locale=es

Martí y Pérez, J. (1875). “White”, Revista Universal, México, 25 de mayo de 1875, tomo 5 de sus Obras Completas, p. 293.

Martí y Pérez, J. (1876). “A La Colonia Española”, Revista Universal, México, 8 de septiembre de 1876, t. 1, p. 139

Martí y Pérez, J. (1881). “Don Miguel Peña”, Revista Venezolana, Caracas, 1ro. de julio de 1881, t. 8, p. 135. https://masdearte.com

Martí y Pérez, J. (1883). “Cartas de Martí”, La Nación, Buenos Aires, 21 de octubre de 1883, t. 9, p. 465.

Martí y Pérez, J. (1886). “Tilden”, La República, Honduras, 1886, t. 13, p. 301.

Montagud, Rubio, N. (2020). Reconocimiento social: qué es y cómo influye en nuestra autoestima. https://psicologiaymente.com/social/reconocimiento-social

Neruda, P. (2019). https://www.colombiainforma.info/pablo-nerudapodran-cortar-todas-las-flores-pero-no-podran-detener-la-primavera/

Paz, J.A. (2014). Padres perdidos. https://www.juventudrebelde.cu/index.php/opinion/2014-06-14/padres-perdidos

Pogolotti, G. (Granma. 9 de mayo de 2016). Moriré de cara al sol. http://www.cubadebate.cu

Real Academia de la Lengua Española en línea, recuperado el 2 de abril de 2014. FALTAN LOS DATOS DE ESTA PUBLICACIÓN

Sainz de Robles, F. (2014). Diccionario de sinónimos y antónimos. La Habana. Editorial José Martí, 2014, p. 63

Valenzuela, G (2023). La Peña Prodigiosa, Aportes al desarrollo cultural de Las Tunas. [Tesis de Maestría en Desarrollo Cultural Comunitario]. Universidad Vladimir I. Lenin, Las Tunas.

Vitier, C. (2008). Ese sol del mundo moral. Ediciones Unión, Ciudad de La Habana.

Publicado

2024-11-27

Como Citar

Arteaga Pupo , F. ., & Valenzuela Pérez , G. . (2024). Influência estética e ética do projeto da Década Prodigiosa na educação cultural da sociedade tunisina . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(5), 294–320. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2121

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)