Treinamento cirúrgico de residentes de dermatologia: desafios no atendimento de pacientes com doenças complexas
Palavras-chave:
treinamento dermatológico, treinamento cirúrgico, treinamento médicoResumo
Diante dos desafios da educação médica em Cuba, oferecemos ideias resumidas sobre os fundamentos teóricos da formação do residente de dermatologia, no âmbito da formação de pós-graduação dos profissionais de saúde em Cuba, a fim de contextualizar a necessidade de formação cirúrgica desse especialista. Com base nessa realidade de formação, o objetivo é estabelecer ideias norteadoras que formem as premissas para conduzir o processo de formação do residente e desvendar as tarefas profissionais a serem incorporadas em seu desempenho, no âmbito do princípio da educação no trabalho. Seu escopo teórico permite articular, sob a perspectiva do processo de formação na especialidade de pós-graduação em dermatologia, o procedimento de redirecionamento do treinamento cirúrgico requerido pelo médico residente nessa especialidade.
Referências
Alfonso, J. (2016). La visibilidad de la Educación Médica Superior cubana. Educación Médica Superior, 30(2). http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/882
Barrios, I. (2017). Pensamiento médico y ética clínica contemporánea. http://www.bioeticaweb.com/pensamiento-macdico-y-actica-clasnica-contemporainea-dra-i-barrios/
Benítez, I. (2012). Ética de la investigación científico-médica desde la perspectiva de la atención primaria de salud. Revista Cubana de Salud Pública, 34(3), http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S08644662008000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es
MINSAP (2015). Plan de estudio y Programa de formación de la Especialidad de Dermatología. Área de Docencia e Investigaciones. La Habana: Ministerio de Salud Pública.
Piña, C. (2015). La formación del médico en Cuba: una perspectiva crítica de su historia. MediSur, 3(3), 58-67.
Pinto, M. E. (2003). Formación de médicos especialistas: un desafío permanente. En: Colectivo de autores. (2003). Calidad de la Educación. (pp. 213-222). (s.p.e.).
Salas, P. y Salas, M. (2017). Modelo formativo del médico cubano. Bases teóricas y metodológicas. Editorial Ciencias Médicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Yohorlin Marta Céspedes Fonseca, Roberto Pérez Almaguer, Raysa Hernández Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.