A lógica formal como base filosófica em teses pedagógicas sobre educação acadêmica

Autores

  • Hernán Feria Avila Universidad de Las Tunas
  • Margarita Matilla González Universidad de Las Tunas
  • Zoimi Feria Matilla Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

lógica formal, lógica dialética, treinamento acadêmico, coesão linguística, operacionalização de variáveis.

Resumo

Neste trabalho, os autores oferecem aos leitores interessados seus pontos de vista sobre possíveis soluções teóricas e metodológicas para as deficiências diagnosticadas em teses de formação acadêmica na região leste de Cuba, relacionadas ao uso da lógica formal nelas, já que um número significativo de pesquisadores negligencia aspectos relacionados à coerência e coesão linguística, à definição e classificação de conceitos, à operacionalização de variáveis dependentes, bem como à seleção e aplicação de escalas de avaliação e métodos de pesquisa científica.

Biografia do Autor

Hernán Feria Avila, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Geografía; Especialista en Geografía Física, Máster en Educación, Mención Desarrollo y Evaluación Curricular y Doctor en Ciencias Pedagógicas; Profesor Titular y Profesor Emérito.

Margarita Matilla González, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Geografía; Máster en Educación; departamento de Informática

Zoimi Feria Matilla, Universidad de Las Tunas

Ingeniera Civil. Especialista de la Unidad Territorial de Normalización e Instructor a tiempo parcial, departamento de Ciencias Técnicas

Referências

Álvarez, C. M. y Sierra, V. M. (1999). La investigación científica en la sociedad del conocimiento [CD-ROM]. La Habana.

Andreiev, I. (1984). Problemas lógicos del conocimiento científico. Editorial Progreso.

Barité, M. G. (2014). La definición de conceptos y su impacto sobre la representación del conocimiento con fines documentales. Ponencia en V Congreso ISKO, Madrid, España. http://www.iskoiberico.org/wp-content/uploads/2014/09/05_Barite-Roqueta.pdf

Barreras, F. (2002). Modelo pedagógico para la formación y desarrollo de habilidades, hábitos y capacidades [CD-ROM]. IPLAC, La Habana.

Caballero, J. A. (1944). Philosophia Electiva. Editorial Universidad de La Habana.

Campistrous, L. y Rizo, C. (1998). Indicadores e investigación Educativa [CD-ROM]. La Habana.

Castellanos, B. (2016). Metodología de la Investigación Educativa: La planificación de la investigación [CD-ROM]. Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, La Habana.

Centro de Desarrollo Territorial Holguín, de la Universidad de las Ciencias Informáticas (CDTH-UCI) y Grupo Técnico de EcuRed (GTE), de los Jóvenes Club de Computación y Electrónica, 2022. Lógica. En EcuRed. www.ecured.cu

Chávez, E. (1897). Resumen sintético del sistema de lógica de John Stuart Mill. Editorial Librería de la viuda de Ch. Bouret.

Engels, F. (1965). Anti Duhring. Editorial Pueblo y Educación.

Estévez, M., Arroyo, M. y González, C. (2006). La investigación científica en la actividad física: su metodología. Editorial Deportes.

Feria, H. (2004). Propuesta de superación profesional de postgrado especializada para elevar el dominio del profesor de Geografía, en relación con las habilidades cartográficas docentes. (Tesis de Doctorado). Instituto Central de Ciencias Pedagógica (ICCP), La Habana.

Feria, H., Blanco, M. y Valledor, R. (2019). La dimensión metodológica del diseño de la investigación científica. Editorial Académica Universitaria.

Feria, H., Blanco, M. y Valledor, R. (2020). Metodología de la Investigación Educacional. Prontuario parcial de términos específicos. Manuscrito no publicado. Centro de Estudios Pedagógicos, Universidad de Las Tunas, Las Tunas.

Feria, H., Matilla, M. y Feria, Z. (2021). Los conceptos y sus definiciones en las tesis de formación académica. Didasc@lia: Didáctica y Educación, XII(3), 14-27.

González, M. C. (2007). Lógica y creatividad, un acercamiento a su relación. Varona, (44), 44-51.

González, M. C. (2009). La enseñanza de la Lógica en Cuba, un acercamiento a sus orígenes. Varona, (48-49), 73-78.

Ibarra, F. (2016). Metodología de la investigación social. Editorial Pueblo y Educación.

Konstantinov, F. (1980). Fundamentos de filosofía marxista-leninista. Parte 1: Materialismo dialéctico. Editorial Ciencias Sociales.

Kopnin, P. (1983) Lógica dialéctica. Editorial Pueblo y Educación.

Lenin, V. I. (1975). Obras Completas, tomo XXXVIII. Editorial Progreso.

Real Academia Española de la Lengua (RAE) (2019). Diccionario de la Lengua Española. http://dle.rae.es/

Rivera, N. R. (2021). La educación energética en escolares de la Educación Primaria [Tesis Doctoral, Las Tunas].

Rodríguez, Z. (1989). Obras. Tomo 2. Editorial Ciencias Sociales.

Rosental, M. y Iudin, P. (1981). Diccionario Filosófico. Editorial Pueblo y Educación.

Rubinstein, S. L. (1965). El ser y la conciencia. Editorial Universitaria.

Salitchev, K. (2017). Cartografía (3ª edición). Editorial Pueblo y Educación.

Silvestre, M. (2001). Aprendizaje, educación y desarrollo. Editorial Pueblo y Educación.

Talízina, N. (1988). Psicología de la Enseñanza. Editorial Progreso.

Universidad de La Habana. (2016). Taller de redacción y estilo. Guía de estudio. s.e.

Valledor, R. (2020). Las variables en la investigación educacional. Manuscrito no publicado. Centro de Estudios Pedagógicos, Universidad de Las Tunas.

Valledor, R. y Guerreo, J. (2017). El estudio y la transposición de contenidos en la Investigación Educacional. Opuntia Brava, 9.

Varela, F. (1952). Instituciones de Filosofía Ecléctica. Tomo I. Lógica. Editorial Universidad de La Habana.

Varona, E. J. (1902). Nociones de Lógica. Tomo I. Editorial Biblioteca del Maestro Cubano.

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Feria Avila, H., Matilla González, M. ., & Feria Matilla, Z. . (2023). A lógica formal como base filosófica em teses pedagógicas sobre educação acadêmica . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 239–267. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1773

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)