Ações de aconselhamento familiar para promover o desenvolvimento da audição fonêmica em seus filhos.

Autores

  • Daymí Rojas Garcés Círculo Infantil: Las Tres Casitas, Las Tunas https://orcid.org/0009-0002-8760-5805
  • Blanca Nieves Rivas Almaguer Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

aconselhamento educacional, família, audição fonêmica

Resumo

A presente pesquisa concentrou-se em algumas considerações gerais relacionadas à orientação familiar para favorecer o desenvolvimento da audição fonêmica em seus filhos. Trata-se de um tema muito importante e atual para a formação e o desenvolvimento da personalidade das crianças, levando-se em conta que a comunicação é vital para o desenvolvimento e a existência do homem, bem como a importância de estimular seu desenvolvimento desde a mais tenra idade e em todas as esferas. O objetivo do projeto é a elaboração de formas de organizar a orientação educacional para a família, a fim de estimular o desenvolvimento da audição fonêmica de seus filhos em condições domiciliares. As ações serão aplicadas no Círculo Infantil: "Las Tres Casitas", por meio de oficinas e atividades conjuntas como principal forma de organização, levando em conta as necessidades e o potencial da família. Com sua aplicação, o objetivo é transformar a forma de agir das famílias que compõem a amostra, o que terá um impacto no desenvolvimento da linguagem de seus filhos, pois eles poderão se expressar com um vocabulário mais compreensível.

Biografia do Autor

Daymí Rojas Garcés, Círculo Infantil: Las Tres Casitas, Las Tunas

Licenciada en Educación, Especialidad Logopedia

Blanca Nieves Rivas Almaguer, Universidad de Las Tunas

Doctora en Ciencias Pedagógicas, Máster en Ciencias de la Educación, Mención: Educación Especial.

Referências

Arés, P. (2002). Psicología de la familia. Una aproximación a su estudio. Ciudad de La Habana: Editorial Ciencias Sociales.

Arés, P. (1999). ¿En qué tiempo puede cambiarse la mentalidad de un niño? Ciudad de La Habana. Pueblo y Educación.

Arzuaga, E. (2020). Talleres de orientación familiar para favorecer el estilo de comunicación democrático en la familia del adolescente con intento suicida. (Tesis inédita de maestría) Universidad de Las Tunas. Las Tunas. Cuba.

Blanco, A. (1997). Introducción a la sociología de la Educación. Ciudad de La Habana. Pueblo y Educación.

Castro, P L. (1997). ¿Cómo la familia cumple su función educativa? La Habana. Cuba. Pueblo y Educación.

Castro, P L y coautores. (2005) Familia y Escuela. El trabajo con la familia en el sistema educativo. La Habana. Cuba. Pueblo y Educación.

Colectivo de autores. (2020). Adaptaciones curriculares para el Curso Escolar 2020-2021. Educación de la Primera Infancia. La Habana. Cuba. Pueblo y Educación.

Consejo de Estado. Gaceta Oficial de la República de Cuba. Ministerio de justicia. Ley 156/2022 “Código de las familias” (GOC-2022-819-O87). ISSN 1682-7511.

Constitución de la República de Cuba. (2019). Publicación oficial del Ministerio de Justicia. La Habana. Cuba.

Díaz, F (2013). El proceso de orientación familiar en Cuba. Su evolución histórica. Innovación Tecnológica Vol.19, No. Especial Dedicado a la Jornada del Educador (ISSN 1025-6504)1. Las Tunas. Recuperado de http://innovaciontec.idict.cu/innovacion/article/viewFile/313/316

Fernández, G y Rodríguez, X. (2012). Logopedia. Primera Parte. La Habana. Cuba. Pueblo y Educación.

Franco, O. (2018). La familia una comunidad de amor educación y desarrollo. La Habana. Cuba. Pueblo y Educación.

Recarey, C. (2004). La prestación del Profesor General Integral de Secundaria Básica en Formación inicial para el desempeño de la Función orientadora. (Tesis inédita de doctorado) Instituto Superior Pedagógico "Enrique José Varona". Facultad de Ciencia de la Educación. La Habana. Cuba.

Rodríguez, M H y Rojas, A M. (2016). Lengua Materna y Literatura en la edad preescolar. La Habana. Cuba. Pueblo y Educación.

Smirnov, Leontiev y otros. (1961). Psicología. Imprenta Nacional de Cuba. Ediciones Pedagógicas.

Solovieva, Y. (2009). Caracterización neuropsicológica del oído fonemático en niños indígenas bilingües mexicanos Revista CES Psicología Volumen 2 - Número 2, Julio-Diciembre 2009.ISSN 2011-3080. Maestría en Diagnóstico y Rehabilitación Neuropsicológica, Facultad de Psicología, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México.

Vigotsky, L. S. (1995). Fundamentos de Defectología. Obras Completas, t. V. La Habana. Cuba. Pueblo y Educación.

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Rojas Garcés, D. ., & Rivas Almaguer, B. N. . (2023). Ações de aconselhamento familiar para promover o desenvolvimento da audição fonêmica em seus filhos . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 219–238. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1772

Edição

Seção

Artículos

ARK