Exercícios sobre a aplicação de funções lineares e quadráticas para a formação inicial de professores de matemática.
Palavras-chave:
função, função linear, função quadrática, exercícios.Resumo
O estudo das funções elementares nos currículos escolares é inquestionável, pois as relações funcionais são justamente uma manifestação quantitativa da relação causa-efeito nos fenômenos, razão pela qual são de grande importância no estudo da natureza e no desenvolvimento da humanidade, mas existem são insuficiências na aprendizagem deste conteúdo nos alunos da carreira de Matemática da Universidade de Las Tunas que afetam a eficiência do processo de ensino-aprendizagem da disciplina Fundamentos Básicos de Matemática. Partindo de uma análise do tratamento deste conteúdo nos diferentes currículos da carreira de Matemática dos Centros Pedagógicos do Ensino Superior e integrando os referenciais filosóficos, sociológicos, psicológicos, pedagógicos e didáticos, foi elaborada uma proposta de exercícios onde as potencialidades da aplicação de funções lineares e quadráticas para várias situações da vida.
Downloads
Referências
Arenas, J. C. (2011). Ejercicios y problemas integradores de Matemática para los estudiantes de Secundaria Básica. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
Capote, M., Lezcano, A. M., y Robaina, I. (2022). Evaluación formativa y desarrolladora en universidades cubanas. Didáctica y Educación, 1–25. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1305
Ochoa, E. L. (2014). Procedimiento didáctico para favorecer el aprendizaje de las funciones reales de una variable real en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la disciplina Análisis Matemático. [Tesis de maestría, Universidad de Las Tunas].
Ochoa, E. L. (2023). Alternativa didáctica para un aprendizaje contextualizado de la disciplina análisis matemático. Revista Didáctica y Educación, 14(6), 69-81. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1702
González, M. D. (2013). Ejercicios y problemas integradores de Matemática para la enseñanza media superior. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
Jungk, W. (1979). Conferencias sobre Metodología de la enseñanza de la Matemática. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
Jiménez, M. H. (2010). Análisis Matemático en R. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
MES. (2016). Modelo del Profesional. Plan de Estudio “E”. Carrera: Licenciatura en Educación. Matemática. Universidad de Ciencias Pedagógicas "Enrique José Varona". La Habana.
Rojas, L. D. (2016). Ejercicios de Física para favorecer el aprendizaje de las funciones lineales y cuadráticas en el 10mo grado. [Tesis de pregrado, Universidad de Ciencias Pedagógicas "Pepito Tey "].
Vygotsky, L. (1996). Pensamiento y lenguaje. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 Lisbet Dianeyis Oliva Rojas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.









































