Exercícios sobre a aplicação de funções lineares e quadráticas para a formação inicial de professores de matemática.

Autores

  • Lisbet Dianeyis Oliva Rojas Universidad de Las Tunas
  • Luis Alberto Rodríguez Núñez Universidad de Las Tunas
  • Marisol García Báez Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

função, função linear, função quadrática, exercícios.

Resumo

O estudo das funções elementares nos currículos escolares é inquestionável, pois as relações funcionais são justamente uma manifestação quantitativa da relação causa-efeito nos fenômenos, razão pela qual são de grande importância no estudo da natureza e no desenvolvimento da humanidade, mas existem são insuficiências na aprendizagem deste conteúdo nos alunos da carreira de Matemática da Universidade de Las Tunas que afetam a eficiência do processo de ensino-aprendizagem da disciplina Fundamentos Básicos de Matemática. Partindo de uma análise do tratamento deste conteúdo nos diferentes currículos da carreira de Matemática dos Centros Pedagógicos do Ensino Superior e integrando os referenciais filosóficos, sociológicos, psicológicos, pedagógicos e didáticos, foi elaborada uma proposta de exercícios onde as potencialidades da aplicação de funções lineares e quadráticas para várias situações da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisbet Dianeyis Oliva Rojas, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Matemática-Física. Profesora Asistente. Departamento de Matemática-Física.

Luis Alberto Rodríguez Núñez, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Matemática. Máster en Educación. Profesor Auxiliar. Departamento de Matemática-Física 

Marisol García Báez, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Matemática. Máster en Educación. Profesor Auxiliar. Departamento de Matemática-Física.

Referências

Arenas, J. C. (2011). Ejercicios y problemas integradores de Matemática para los estudiantes de Secundaria Básica. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Capote, M., Lezcano, A. M., y Robaina, I. (2022). Evaluación formativa y desarrolladora en universidades cubanas. Didáctica y Educación, 1–25. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1305

Ochoa, E. L. (2014). Procedimiento didáctico para favorecer el aprendizaje de las funciones reales de una variable real en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la disciplina Análisis Matemático. [Tesis de maestría, Universidad de Las Tunas].

Ochoa, E. L. (2023). Alternativa didáctica para un aprendizaje contextualizado de la disciplina análisis matemático. Revista Didáctica y Educación, 14(6), 69-81. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1702

González, M. D. (2013). Ejercicios y problemas integradores de Matemática para la enseñanza media superior. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Jungk, W. (1979). Conferencias sobre Metodología de la enseñanza de la Matemática. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Jiménez, M. H. (2010). Análisis Matemático en R. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

MES. (2016). Modelo del Profesional. Plan de Estudio “E”. Carrera: Licenciatura en Educación. Matemática. Universidad de Ciencias Pedagógicas "Enrique José Varona". La Habana.

Rojas, L. D. (2016). Ejercicios de Física para favorecer el aprendizaje de las funciones lineales y cuadráticas en el 10mo grado. [Tesis de pregrado, Universidad de Ciencias Pedagógicas "Pepito Tey "].

Vygotsky, L. (1996). Pensamiento y lenguaje. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Oliva Rojas, L. D., Rodríguez Núñez, L. A. ., & García Báez, M. . (2025). Exercícios sobre a aplicação de funções lineares e quadráticas para a formação inicial de professores de matemática. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(4), 64–78. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1607

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)