Metodologia da cultura musical no profissional de educação artística em formação inicial.

Autores

  • Yaniley Castellanos Castellanos Universidad de Las Tunas
  • Aleida Best Rivero Universidad de las Tunas

Palavras-chave:

metodologia, cultura musical, treinamento inicial

Resumo

O processo de formação inicial dos estudantes de Educação Artística é um elo fundamental para alcançar não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de habilidades, competências e valores que se manifestam em atitudes positivas em relação à profissão. Com a aplicação de métodos de pesquisa empírica, incluindo observação participante, entrevistas e pesquisas, foi possível verificar que há limitações no tratamento da cultura musical nos alunos desse curso de licenciatura, o que limita sua preparação para o ensino desse conteúdo no exercício de sua profissão. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia para o tratamento da cultura musical e sua implementação na prática. O ineditismo do trabalho está na concepção da metodologia, que, com seus procedimentos, orienta como tratar a cultura musical nesse aluno em formação. 

Biografia do Autor

Yaniley Castellanos Castellanos, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Instructor de Arte de Música. Máster en Desarrollo Cultural Comunitario. Profesora Auxiliar del Dpto. de Arte.

Aleida Best Rivero , Universidad de las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Historia, Máster en Ciencias de la Educación, Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular del Dpto. de Arte.

Referências

Acebo Rivera, M. y León Acebo, M. (2019). Contribuciones teórico-prácticas a la pedagogía y cultura cubana: Formación de valores desde una concepción identitaria. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 51-73.

Aguirre, Y. (2017). Concepción metodológica para el desarrollo de la cultura musical en la formación integral de estudiantes de carreras pedagógica. [Tesis doctoral]. Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona. La Habana.

Alén, O. (2006). Pensamiento musicológico. Letras Cubanas.

Gamboa Graus, M. E. (2019). Axiología en los contenidos como organizador del currículo en la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(6), 195–211.

Guzmán Góngora, C. Á. (2020). Trabajo comunitario: Eje esencial en la gestión cultural comunitaria. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(1), 190-200.

Hemsy, V. (1995). Algunas reflexiones sobre los procesos de formación musical. Ponencia en Reunión Regional de Expertos en Formación Musical. UNESCO- CONAC, Caracas. Venezuela.

Kodaly, Z. (1964). Choral Method. Boosey and Hawkes.

Mariño, D. S. y Mendoza, L. (2022). Retos de la formación del educador artístico: experiencias en la universidad cubana. https://www.pedagogia.edu.ec/public/docs.pdf.

Piedra, I. N. (2012) El desarrollo de la cultura musical de los profesionales de la educación; un reto en el contexto educativo del siglo XXI. Revista Atenas, 4(20), 35-44. https://www.redalyc.org/articulo

Pérez, M., Enrique, J., Carbó, J. y González, M. (2017). La evaluación formativa en el proceso enseñanza aprendizaje. Revista Edumecentro, 9(3) https://revedumecentro.sld.cu/index.php/edumc/article

Sánchez, G. S. (2019). Teoría y praxis. Algunas consideraciones sobre epistemología y metodología de la investigación. Revista de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales y Políticas, 7(12), 187-204.

Varona, F. (2016). José Martí: Conocimiento, educación y ser humano. Universidad de la Habana: No. 281. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci

Valle, L. (2018). La investigación pedagógica. Otra mirada. Pueblo y Educación.

Publicado

2023-07-19

Como Citar

Castellanos Castellanos, Y., & Best Rivero , A. . (2023). Metodologia da cultura musical no profissional de educação artística em formação inicial . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(3), 110–124. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1606

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)