Sistematização teórica da formação profissional no processo de formação de profissionais.
Resumo
As contribuições atuais têm como pano de fundo projetos de pesquisa desenvolvidos com o objetivo de fortalecer o treinamento do trabalho dos profissionais em sua preparação para a vida. O problema geral é como conseguir uma formação profissional que favoreça uma atitude científica e criativa que contribua para fomentar a interiorização do conhecimento e orientações de valor que se reflitam gradualmente em sentimentos, formas de pensar e comportamentos de acordo com a formação de qualidades de personalidade. O trabalho foi realizado com o objetivo de conceber a preparação dos profissionais para o trabalho e a vida social, visando o desenvolvimento das qualidades de personalidade. Como principais resultados, a concepção geral da formação em trabalho se baseia no conjunto de posições teóricas oferecidas pela caracterização das idéias, conceitos e categorias que oferecem uma nova perspectiva na qual a formação em trabalho é evidenciada em um dado momento histórico.
Referências
Alarcón, M. y Gómez, A. (2006). La formación laboral como cualidad de la personalidad. Soporte magnético. Cuba
Báxter, E. (2002). ¿Cómo y cuándo educar en valores? Editorial: Pueblo y Educación.
Borrero, R.Y. y Gamboa, M.E. (2015). La formación laboral en la carrera de los profesionales de la Educación. Boletín Redipe, 4(2), 22-32.
Dorrego, M. (2019). La formación laboral en la Secundaria Básica desde la función orientadora del docente. [Tesis Doctoral inédita]. Universidad de Holguín, Cuba.
Infante, A.I, Leyva, P. A., y Mendoza, L. L. (2014). Concepciones teóricas acerca de la formación laboral. Revista Luz, (2), 73-85. http://luz.uho.edu.cu/index.php/component/content/article/139
Leyva, P. A. y Mendoza, L. L. (2018). Formación Laboral y educación para la vida: una propuesta ante un reto contemporáneo. Revista Opuntia Brava, (10), 111-122. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/91
Leyva, P. A. y Mendoza, L. L. (2015). Fundamentos teóricos del método instructivo, educativo y desarrollador para la gestión y desarrollo de la formación laboral. Soporte digital. Centro de Estudios para la Formación Laboral. Universidad de Ciencias Pedagógicas, Holguín
Leyva, P., Alonso, L., Infante, A., Domínguez, E., Martínez, O. y Dorrego, M. (2015). Concepción de la formación laboral en las educaciones: Preescolar, Primaria, Secundaria Básica y Preuniversitaria. Soporte digital. Centro de Estudios para la Formación Laboral. Universidad de Holguín.
Leyva, P., Alonso, L., Infante, A., Domínguez, E., Martínez, O. y Dorrego, M. (2016). El método instructivo, educativo y desarrollador para la gestión y desarrollo de la formación laboral. Soporte digital. Centro de Estudios para la Formación Laboral. Universidad de Ciencias Pedagógicas, Holguín
Vélez, H., Ochoa, J. y Leyva, P. (2017). El desarrollo de cualidades laborales jurídicas: Logos en la formación profesional de los estudiantes de Derecho de la ULEAM. Revista Opuntia Brava (9), 198-205 http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/590
Zilberstein, J. y Silvestre, M. (2002). Hacia una didáctica desarrolladora. Pueblo y Educación.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Prudencio Alberto Leyva Figueredo, José Luis Aguilera Mustelier , Laura Leticia Mendoza Tauler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.