Situações educacionais inclusivas para o projeto de educação em grupo da primeira infância

Autores

  • Ana Luisa Ginarte Pompa Universidad de Las Tunas
  • Blanca Nieve Martínez Rubio Centro de Estudios Pedagógicos Universidad de Las Tunas

Resumo

O trabalho a seguir consiste em uma experiência educacional baseada na concepção da integração do conteúdo afetivo e cognitivo no nível micro do currículo de educação infantil, tendo as experiências das crianças como eixo integrador. O diagnóstico das experiências das crianças revelou limitações na expressão de experiências relacionadas ao trabalho das pessoas, especialmente aquelas realizadas por seus pais. Devido ao significado social e educacional do tema ligado ao trabalho realizado pelos adultos, isto se materializa no projeto educativo de grupo no qual o potencial das famílias e outros agentes educacionais da comunidade são utilizados.

Biografia do Autor

Ana Luisa Ginarte Pompa, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Pedagogía-Psicología. Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Auxiliar.

Blanca Nieve Martínez Rubio, Centro de Estudios Pedagógicos Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Prescolar. Profesora Titular.

Referências

Ávila, Y. de la C. (2011). La educación audiovisual en el proceso de formación inicial del profesional de la educación. [Tesis doctoral. UC Pedagógicas Pepito Tey], Las Tunas. Cuba.

Borrero, V. V. (2008). Procedimiento para el aprendizaje de la escritura en inglés en la formación inicial del docente de lenguas extranjeras. [Tesis doctoral Universidad Pedagógica “Pepito Tey”], Las Tunas. Cuba.

Fonseca, J.J. y Gamboa, M.E. (2017). Aspectos teóricos sobre el diseño curricular y sus particularidades en las ciencias. Boletín Redipe, 6(3), 83-112.

Gamboa, M. E. (2007). El diseño de unidades didácticas contextualizadas para la enseñanza de la Matemática en la Educación Secundaria Básica [Tesis doctoral, Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero] Ciencias Pedagógicas. http://roa.ult.edu.cu/handle/123456789/3560

Gamboa, M.E. y Borrero, R.Y. (2016). Influencia de la contextualización didáctica en la coherencia curricular del proceso enseñanza-aprendizaje de la Matemática. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).

Gamboa, M.E. y Carmenates, O.A. (2011). Influencia del pensamiento vigotskiano en el nivel micro del diseño curricular. Opuntia Brava, 3(1).

García, G. y Addine, F. (2002). Currículo y profesionalidad del docente. En Formación Profesional del Docente [CD_ROM]. La Habana: CESOFTE MINED.

Ginarte, A.L. (2015). La integración de contenidos en el diseño del currículo de nivel micro en la Educación Preescolar. Tesis Doctoral Inédita. Universidad de Las Tunas.

León, A. R. (2012). The Ends of Educations. Revista Orbis. 9(23), 4-50.

Mulet, M. (2014). Metodología para el desarrollo de habilidades profesionales pedagógicas en la formación inicial del profesional de la educación. [Ponencia]. EDUSOC, Las Tunas, Cuba.

Smith, M.C. (2021). La orientación profesional en el proceso formativo de disciplina Didáctica de las Lenguas Extranjeras. Tesis Doctoral Inédita. Universidad de Las Tunas, 2021.

Publicado

2022-04-24 — Atualizado em 2022-04-25

Versões

Como Citar

Ginarte Pompa, A. L. ., & Martínez Rubio, B. N. . (2022). Situações educacionais inclusivas para o projeto de educação em grupo da primeira infância. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(2), 221–243. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1341 (Original work published 24º de abril de 2022)

Edição

Seção

Artículos

ARK