Formative and developmental assessment in Cuban universities

Autores

  • Manuel Capote Castillo Centro Universitario Municipal de Consolación del Sur, Universidad de Pinar del Río
  • Alba Marina Lezcano Gil Centro Universitario Municipal de Consolación del Sur, Universidad de Pinar del Río
  • Ildefonso Robaina Acosta Facultad de Educación Media de la Universidad de Pinar del Río

Palavras-chave:

evaluación formativa y desarrolladora; proceso de enseñanza y aprendizaje; universidades cubanas.

Resumo

A avaliação é o componente do processo de ensino e aprendizagem responsável pela regulamentação deste processo e, portanto, desempenha um papel transcendental na mudança educacional. A avaliação formativa e de desenvolvimento promove, orienta, regula e produz aprendizagem e desenvolvimento significativos. Como um problema científico, os resultados acadêmicos dos estudantes universitários cubanos não são totalmente satisfatórios, por isso é necessário melhorar a qualidade dos processos de avaliação nas diferentes disciplinas. O objetivo do presente trabalho é propor um conjunto de sugestões que contribuam para a implementação de uma avaliação formativa e de desenvolvimento nos processos de ensino e aprendizagem das diferentes disciplinas nas universidades cubanas, a fim de melhorar sua qualidade. Nesta pesquisa, foi aplicada a abordagem histórico- lógica, hipotético-deducativa, abordagem sistêmica, análise documental, análise documental, experimentação e métodos estatísticos. As sugestões estabelecidas foram introduzidas no segundo ano do curso de graduação em Contabilidade e Finanças no Centro Universitário Municipal de Consolación del Sur na disciplina Matemática Superior II durante o primeiro semestre do ano letivo 2018-2019. Uma mudança favorável no aprendizado destes estudantes foi observada após a implementação destas sugestões. O que aqui se sugere para que a avaliação seja formativa e desenvolvimentista, sem ser definitiva, deve contribuir para que os processos de ensino e aprendizagem nas universidades cubanas sejam desenvolvimentais, com base nos recursos humanos e técnicos que existem atualmente.

Biografia do Autor

Manuel Capote Castillo, Centro Universitario Municipal de Consolación del Sur, Universidad de Pinar del Río

Licenciado en Educación, especialidad Matemática. Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor Titular y Consultante.

Alba Marina Lezcano Gil, Centro Universitario Municipal de Consolación del Sur, Universidad de Pinar del Río

Licenciada en Contabilidad y Finanzas. Master en Ciencias Gestión Ambiental. Profesora Asistente.

Ildefonso Robaina Acosta, Facultad de Educación Media de la Universidad de Pinar del Río

Licenciado en Educación, especialidad Matemática. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Auxiliar.

Referências

Capote, M. (2017). Didáctica de la Matemática para la educación primaria con un enfoque desarrollador. Documento inédito.

Castellanos, D. et al (2002). Aprender y enseñar en la escuela. C. de La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación

Cronbach, L. (1963): Course improvement through evaluation. Teachers College Record 64.

Díaz Barriga, A. (2017): Evaluación del aprendizaje. EN Cuadernos REI. Buenos Aires , Argentina: Argentina S.A

Durkheim, E. (2017): Educación y Sociología. Barcelona, España: Editorial Península.

González, M. (2000): La evaluación del aprendizaje de los estudiantes en la enseñanza superior. La Habana, Cuba: CEPES.

González, M. (2012): La evaluación formativa y la evaluación por competencias. Curso corto 15 Universidad 2012. La Habana, Cuba: Editorial Universitaria.

Perrenoud, P. (2017): De la excelencia a la regulación de los aprendizajes: Entre dos lógicas. Porto Alegre, Brasil: Editora ARTMED.

Scriven, M. (2017): Goal free evaluation. EN F. R. House School Evaluation. The politics and process. Berkeley: McCut Cheon Publisher.

Stufeelbeam, D. L. (1971): Educational evaluation and Decision Making, Bloomington.

Tenbrink, T. D. (2017): Evaluación. Guía práctica para profesores. Madrid, España: Narcea, S.A. de Ediciones.

Torres, P. et al. (2009): Evaluación de la calidad de la educación en Cuba. Fundamentos, estructura y resultados. Curso pre-evento Congreso Pedagogía 2009. Ministerio de Educación. La Habana, Cuba: Sello Editor Educación Cubana.

Tyler, R. (2017): Principios del currículo. Buenos Aires, Argentina: Editorial Troquel.

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Capote Castillo, M. ., Lezcano Gil, A. M. ., & Robaina Acosta, I. . (2022). Formative and developmental assessment in Cuban universities . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(4), 1–25. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1305

Edição

Seção

Artículos

ARK