Internacionalização do processo de formação doutoral. Experiências da Universidade de Holguín

Autores

  • Daniel Tiofilo Thompson Zulueta Universidad de Holguín
  • Noemí Rizo Rabelo Universidad de Holguín
  • Alexis Ricardo Méndez Pupo Universidad de Holguín

Palavras-chave:

internacionalização, pós-graduação, formação doutoral

Resumo

A internacionalização é uma premissa para as instituições habilitadas a formar médicos (IAFD), que buscam a visibilidade dos processos formativos que nelas se desenvolvem, com destaque para a formação doutoral. Neste sentido, o objetivo deste estudo é estabelecer determinadas referências teóricas que sirvam de base à internacionalização do processo de formação doutoral na Universidade de Holguín. Foi efectuada uma investigação de tipo qualitativo, utilizando diferentes métodos de investigação científica, tais como: análise-síntese, indutivo-dedutivo, revisão documental. A aplicação destes métodos permitiu ter como resultados fundamentais: a sistematização da definição e visão da internacionalização no ensino superior, principais benefícios, riscos, promotores e obstáculos, tarefas relacionadas com a gestão da internacionalização, desafios, internacionalização da investigação, internacionalização no estrangeiro, internacionalização no país; bem como a internacionalização da formação doutoral, alternativas para a internacionalização da investigação académica e tendências na formação doutoral. A combinação dos diferentes métodos de investigação e os resultados fornecidos por cada um deles permitiram a sistematização da teoria fornecida por vários investigadores e que são assumidos neste trabalho, como base para as experiências no domínio da internacionalização da formação doutoral na Universidade de Holguín.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Tiofilo Thompson Zulueta, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación. Especialidad Agronomía. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Dirección de Educación de Posgrado.

Noemí Rizo Rabelo , Universidad de Holguín

Licenciada en filosofía. Profesor Titular. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Dirección de Educación de Posgrado de la Universidad de Cienfuegos.

Alexis Ricardo Méndez Pupo , Universidad de Holguín

Licenciado en Educación. Especialidad Biología. Profesor. Titular.Doctor en Ciencias Pedagógicas. Ministerio de Educación.

Referências

Álvarez, A.J.; Castillo, J.; Pérez, A.; Abad, M. (2024). La Gestión de la Internacionalización de la Educación Superior en la Región Latinoamericana y caribeña: Teoría y Prácticas Institucionales. Red de Dirección Estratégica en la Educación Superior.

Cuba. Ministerio de Economía y Planificación (2019). Plan Nacional de Desarrollo Económico y Social hasta el año 2030 (PNDES 2030). Macroprograma # 1. Mediante Decreto Presidencial (No. 19/2017 y 28/2018). República de Cuba.

Díaz-Pérez, M., Alonso, O. C. y Petrirena, I.M. (2023). Cooperación internacional evaluada desde el Ministerio de Educación Superior, por un desarrollo sostenible e inclusivo. Revista Cubana de Educación Superior, 42 (2), 1-15. https: //scielo.sld.cu.php? pid =S0257-43142023.

Fairlie, A. (2014). Desafíos de la Internacionalización: una Propuesta para la Facultad de Ciencias Sociales de la PUCP. [Tesis de maestría. Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima]. http://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/handle/20.500.12404/5698.

Gacel Ávila, J. (2014). Internacionalización del currículo. Seminario “Responsabilidad y Rehumanización, obligaciones territoriales”, Veracruz, México.

Gacel-Ávila, J. y Rodríguez-Rodríguez, S. (2018). La internacionalización de la educación terciaria en América Latina y el Caribe: avances, tendencias y prospectivas. Capítulo III. En J. Gacel-Ávila (Ed), Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe. Balance regional y prospectiva. (57-88). Caracas: UNESCO – IESALC y Córdoba.

Gacel Ávila, J. (2000). La dimensión internacional de las universidades mexicanas. Educación Superior y Sociedad, 11(1-2), 121-142. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8843787.pdf

Knight, J. (1994). Internacionalización: Elements and Checkpoints. Monografía investigativa, N°7.Oficina de Canadá para la Cooperación Internacional. Ottawa. http://www.anuies.mx/servicios/d_estrategicos/libros/lib62/1.html.

Knight, J. (2014). Un modelo de internacionalización: Respondiendo a nuevas realidades y retos. En H. de Wit, H., Jaramillo, I., Gacel-Ávila, J. y Knight, J. (Ed.), La dimensión internacional de la educación superior en América Latina. (1-38). Washington D.C.: Banco Mundial.

Linch Aguilera, M. (2023). Internacionalización de la educación superior en Cuba: perspectivas del proceso desde la enseñanza del inglés en Cabinda. Didáctica y Educación, 14(6), 286–305. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1884

Nyquist, J. D., & Woodford, B. J. (2000). What concerns do we have? The Pew Charitable Trusts. https://depts.washington.edu/ en vision/resources/ConcernsBrief.pdf.

Ladino, P. C., & Salazar, L. M. (2023). La internacionalización en la educación superior Latinoamericana, una revisión documental. Cuaderno de Pedagogía Universitaria, 20(39).

Luchilo, L. (2017). Enfoques alternativos sobre la internacionalización del currículo. Debate Universitario, 6(11), 37-51. http://portalreviscien.uai.edu.ar/ojS/index.php/debateuniversitario/article/view/147/153.

Paniagua, C. (2019). El poder de la colaboración académica. Revista Orinoquia, 23(1), 7-8. https://doi.org/10.22579/20112629.534

Pérez, L., Fuentes, H. 2016. Sistemas de gestión en la formación de investigadores doctores en ciencias en las universidades. Revista Argonautas, Año 6, Nº 7: 57-79.

Red Iberoamericana para el Aseguramiento de la Calidad en la Educación Superior (RIACES) ¿Quiénes somos? (2021). RIACES. http://riaces.org/quienes-somosAUIP.

Rodríguez, A. (2014). Internacionalización curricular en las universidades latinoamericanas. Revista Argentina de Educación Superior, 6(8), 149-168. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4753883.

Sebastian, S. y Barrere, R. (2018). Internacionalización de la investigación en América Latina y el Caribe. Capítulo V. En J. Gacel-Ávila (Ed.) Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe. Balance regional y prospectiva. (11-153). Caracas: UNESCO – IESALC y Córdoba.

Universidad de San Buenaventura, Medellín. (s. f.). ¿Qué es Movilidad Académica, Internacionalización?https://www.usbmed.edu.co/internacionalizacion/movilidad-academica/que-es

Vargas Fernández, T., Ordaz Hernández, M., Marín Cuba, L. G., & González Pérez, M. M. (2023). Análisis del proceso de gestión de la formación doctoral en tres universidades cubanas. Revista Mendive, vol. 21, No. 2, abril-junio (30), 3-19. 1. Recuperado de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3271.

Zha, Q. (2003). Internationalization of Higher Education: Towards a Conceptual Framework. Policy futures in Education, 1(2), 248-270. https://doi.org/10.2304/pie.2003.1.2.5

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Thompson Zulueta, D. T., Rizo Rabelo , N. ., & Méndez Pupo , A. R. . (2025). Internacionalização do processo de formação doutoral. Experiências da Universidade de Holguín. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(4), 380–400. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2243

Edição

Seção

Artículos

ARK