O processo de formação doutoral: a sua gestão

Autores

  • Daniel Tiofilo Thompson Zulueta Universidad de Holguín
  • Raysa Hernández Batista Universidad de Holguín
  • Yenny Ruíz de la Peña Universidad de Holguín

Palavras-chave:

gestão universitária, formação doutoral, gestão da formação doutoral

Resumo

A formação doutoral é um pilar fundamental para a elevação do nível profissional do potencial científico do país, em especial das universidades, daí que para o Ministério do Ensino Superior (MES), o reforço da preparação dos médicos seja uma prioridade, o que favorece, sem dúvida, o seu melhor desempenho, não só no local de trabalho, mas também na sociedade. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é fundamentar o processo de formação doutoral. A investigação qualitativa foi realizada com recurso a diferentes métodos de investigação científica, tais como: análise-síntese, indução-dedução e análise documental. A aplicação destes métodos permitiu sistematizar a concetualização da gestão universitária, da formação doutoral, da gestão da formação doutoral, dos seus princípios e abordagens à gestão da formação doutoral, bem como alguns dos desafios à qualidade deste processo. São enunciadas as condições que as instituições de ensino superior (IES) devem reunir para criar programas de doutoramento em áreas estratégicas e para alargar esta oferta em termos de maior e melhor qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Tiofilo Thompson Zulueta, Universidad de Holguín

Metodológo de Posgrado de la Univrsidad de Holguín

Raysa Hernández Batista , Universidad de Holguín

Licenciada en Educación. Especialidad de Geografía. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Dirección de Educación de Posgrado

Yenny Ruíz de la Peña , Universidad de Holguín

Ingeniera Informática. Doctor en Ciencias Técnicas. Dirección de Relaciones Internacionales

Referências

Aguirre, J., Porta, L (2021). La formación doctoral desde coordenadas biográficas y profesionales. Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 26, núm. 91, pp.1035-1059. https://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v26n91/1405-6666-rmie-26-91-1035.pdf.

Arias Rivera, M. L. (2020). La formación doctoral en gestión. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (febrero 2020). https://www.eumed.net/rev/atlante/2020/02/formacion-doctoral-gestion.html

Guzmán, Y. (2017). Metodología para la determinación de competencias de gestión de Profesor Principal de Año Académico en las instituciones de educación superior cubanas. [Tesis Doctoral]. Universidad de La Habana. Cuba.

Martínez, R. (2000). Evaluación de la Gestión Universitaria. Informe preparado para la Comisión Nacional de Evaluación y acreditación Universitaria CONEAU. Argentina.

Nascimento, M. (2000). Producción científica brasileña en España: Documentación de las tesis doctorales. Ciencia da Informação, 29, 3-13. https://n9.cl/de0sq

Patiño, J. (2019). Análisis comparativo entre el doctorado profesional y de investigación en México. Revista iberoamericana de educación superior, X (28), 25-41. https://n9.cl/csqqc

Pérez, L., Fuentes, H. 2016. Sistemas de gestión en la formación de investigadores doctores en ciencias en las universidades. Revista Argonautas, Año 6(7) pp. 57-79

Pulido Díaz, A., Pérez Viñas, V. y Bravo Salvador, M. (2023). Una aproximación a la gestión de los procesos universitarios: sus dimensiones. Revista Mendive. 21(1) (2023). https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3012

Pulido Díaz, A., Pérez Viñas, V. M., González Pérez, M. M., Barrera Cabrera, I. (2024). La gestión integral de la formación doctoral en la universidad cubana. Mendive. Revista de educación, 22(4), e3903. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3903

Ruiz, M. (2018). La sociedad de la información y el conocimiento: desafíos para la educación superior en América Latina y el Caribe, Cuba-Cátedra UNESCO en Gestión de Información. Colección CRES 2018. Córdoba, Argentina.

Smith Batson, M. de la C., Téllez Lazo, L., & Arteaga Pupo, F. (2024). Una caracterización del rol investigativo del profesor de inglés para la solución de problemas comunicativos en secundaria básica. Revista Universidad de La Habana, (300), e8929. https://revistas.uh.cu/revuh/article/view/10364

Sebastián, J., & Barrere, R. (2018). Internacionalización de la investigación en América Latina y el Caribe. En Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe. Balance regional y prospectiva (pp. 111-154). UNESCO/IESALC/UNC.

Valiente, P., Del Toro, J. J. y González, J. (2021). Formación inicial docente y especializada para la dirección escolar. ConCiencia Ediciones.

Vargas Fernández, T., Ordaz Hernández, M., Marín Cuba, L., & González Pérez, M. (2023). Análisis del proceso de gestión de la formación doctoral en tres universidades cubanas. Mendive. Revista de Educación, 21(2), e3271. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3271

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Thompson Zulueta, D. T., Hernández Batista , R. ., & Ruíz de la Peña , Y. . (2025). O processo de formação doutoral: a sua gestão. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(4), 364–379. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2242

Edição

Seção

Artículos

ARK