Fundamentos teóricos do processo de formação de profissionais do Ensino Básico Secundário em termos de gestão do conhecimento sobre valores identitários.

Autores

  • Pedro José Expósito Sevila Dirección General Provincial de Educación Las Tunas
  • Michel Enrique Gamboa Graus Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas
  • Mirna León Acebo Universidad de Ciencias Médicas de Las Tunas

Palavras-chave:

formação, gestão do conhecimento, profissionais da educação, comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa.

Resumo

O modelo do sistema educativo cubano baseia-se na pedagogia universal e cubana mais avançada em matéria de política educativa. A escola cubana de hoje tem a tarefa social de educar crianças, adolescentes, jovens e adultos, necessários para viver numa sociedade justa e equitativa, com alta qualidade e um forte sentido humanístico. Este artigo aborda alguns dos fundamentos teóricos mais importantes no processo de formação dos profissionais do Ensino Básico Secundário, no que diz respeito à gestão do conhecimento sobre os valores identitários, essencial para a atualização de conhecimentos e competências, inter-relacionados com processos como a planificação e a avaliação educativa, numa perspetiva desenvolvimentista, propondo teóricos da atualidade conhecedores desta importante temática para a nossa sociedade. Além disso, melhora a qualidade do ensino e permite a adaptação às mudanças, como as novas metodologias. Revelando assim a necessidade de mudança e promovendo transformações progressivas no sistema educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro José Expósito Sevila, Dirección General Provincial de Educación Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Informática. Máster en Dirección Educacional.

Michel Enrique Gamboa Graus , Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidades Matemática-Computación y Lenguas Extranjeras (Inglés). Doctor en Ciencias Pedagógicas. 

Mirna León Acebo , Universidad de Ciencias Médicas de Las Tunas

Doctora en Medicina, especialista de Segundo Grado en Embriología Humana. Doctora en Ciencias Pedagógicas.

Referências

Ávila Aguilera, Y. C. (2020). Las aulas virtuales en el proceso de enseñanza aprendizaje. [Material para el Trabajo Docente Metodológico]. Universidad de Las Tunas.

Almuiñas, y J, Galarza, J. (2015). La gestión de la información y el conocimiento: una oportunidad para las Instituciones de la Educación Superior. Revista Universidad y Sociedad, 7(3), 16–22.

Barrera, V. y Guapi, A. (2018). La importancia del uso de las plataformas virtuales en la educación superior. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo. En línea: https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/07/plataformas-virtuales-educacion.html

Bohórquez E, Pérez M, Caiche W, Benavides Rodríguez A. (2020). La motivación y el desempeño laboral: el capital humano como factor clave en una organización. Universidad y Sociedad 12(3):385-390. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1599

Correa, A. (2019). La gestión del conocimiento: Una alternativa para la solución de problemas educacionales. Educare, 23(2), 1- 27.

Chiavenato, I. (2019). Administración de recursos humanos. 10ma edición. México: McGraw-Hill; Werther, WB, Davis K, Guzmán R. (2014). Administración de Recursos Humanos. 7ª edición. México: McGraw-Hill;.

Echeverri, A. (2018). Incidencia de las prácticas de gestión del conocimiento sobre la creatividad organizacional. Información Tecnológica, 29(1), 71- 82.

Escorcia, J. (2020). Gestión del conocimiento en instituciones de educación superior: caracterización desde una reflexión teórica. https://repositorio.cuc.edu.co/handle/11323/6896

Mairena A, Tarrió M, Santovenia D. (2018). Capacitación de los administradores de red. Varona 16(3):0 – 9. http://revista.ucpejv.edu.cu/index.php/rPProf.

Mauro, A. (2024). A collaborative adaptation game for promoting climate action: Minions of Disruptions™. Geoscience Communication, 7(3), 167-193.

Suárez, S. (2024). Aproximación teórica sobre gestión del conocimiento gerontológico-gerontagógico desde la formación continua en Educación Superior. Revista Cubana de Educación Superior, 43(2 may-ago), 95-109.

Vázquez, G. (2022). Clasificación de Estrategias de Gestión del Conocimiento para impulsar la innovación educativa en Instituciones de Educación Superior. GECONTEC: Revista Internacional de Gestión del Conocimiento y la Tecnología, 10(1), 18- 35.

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Expósito Sevila, P. J., Gamboa Graus , M. E. ., & León Acebo , M. . (2025). Fundamentos teóricos do processo de formação de profissionais do Ensino Básico Secundário em termos de gestão do conhecimento sobre valores identitários. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(4), 219–238. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2128

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>