Matriz de problemas sócio-educativos na província de Las Tunas

Autores

  • Luis Manuel Ferrás Mosquera Universidad de Las Tunas
  • Mildred Rebeca Blanco Gómez Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

problemas, sócio, educativo, matriz, educação, profissional

Resumo

Muitos projectos e pesquisas são concebidos e realizados na província para responder às exigências sócio-educativas. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer, com base num inquérito realizado junto dos diretores dos organismos, organizações e instituições provinciais, uma hierarquia dos problemas sócio-educativos mais prementes a serem resolvidos através da investigação científica em projectos, mestrados e doutoramentos. O inquérito, após a sua pilotagem, foi aplicado pelos membros do projeto a um total de 156 participantes selecionados aleatoriamente pertencentes à Direção Provincial de Educação, aos Comités de Defesa da Revolução, à Federação das Mulheres Cubanas, ao Partido Comunista de Cuba, ao Governo Provincial, à Direção Provincial de Saúde, bem como ao pessoal de primeiro e segundo nível da Universidade de Las Tunas. A síntese dos resultados foi realizada pela autora principal e apresentada como relatório aos diferentes órgãos científicos da faculdade, aos peritos do projeto e aos comités académicos do Mestrado e do Doutoramento em Ciências da Educação. Os resultados mostram a necessidade de continuar a investigação sobre temas pouco investigados na província, como o envelhecimento da população, o emprego, o consumo de drogas, a moda e os valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Manuel Ferrás Mosquera, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Química. Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor Titular. Jefe de PAPT “Retos y perspectivas de la Educación en el contexto tunero”. Docente del Departamento Pedagogía-Psicología.

Mildred Rebeca Blanco Gómez , Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Química, Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor Titular. Centro de Estudios Pedagógicos

Referências

Asencios, L., López. C., Gallegos, D., Piñas, L. y Aguirre, F. (2019). El desempeño como categoría curricular: sus factores fundamentales. Revista Inclusiones. Vol. 6, Núm. 1, enero-marzo 2019. Perú.

Castellanos, B. (1998). La encuesta y la entrevista en la investigación educativa. Centro de Estudios Educacionales. Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona. La Habana.

CIDES-CEPAL (s/f). Problemas sociales y problemas de programas sociales masivos. En: www.cepal.org/es/suscripciones (mayo 2022)

Fariñas, L. y Carmona, E. (2023). Envejecimiento y esperanza de vida, ¿qué dicen los indicadores demográficos? Cuba en datos (3 junio 2023).

López, A. (2019). Problemas actuales de la educación en Cuba. En: www.monografías.com (enero 2022)

Moreno-Olivos, T. (2010). Lo bueno, lo malo y lo feo: las muchas caras de la evaluación. Revista Iberoamericana de Educación Superior, I(2), 84-97. https://www.ries.universia.unam.mx/in-dex.php/ries/article/view/6

Remedios, J. (2007). Profesionalismo y evaluación del profesorado en las universidades cubanas: retos y perspectivas. Curso 64, Evento Pedagogía 2007. La Habana. Cuba.

Santos, M.A (2018). La evaluación como aprendizaje. Cuando la flecha impacta en la diana. España: Narcea.

Torres, P., Duran, A., Bernabeu, M., Matos, C., León, T., Jiménez, M. Borrás, D. y Acosta, D. (2007). Evaluación del desempeño de los estudiantes en Cuba. Teoría y práctica. Curso 75, Evento Pedagogía 2007. La Habana. Cuba.

UNESCO. (2018). Guía abreviada de indicadores de Educación para el ODS 4. En: (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/igo/) (marzo 2022)

Valdés, H. (2003). Evaluación del desempeño profesional de los docentes. Cartas al Maestro. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Vigotsky, L. (1989). Interacción entre enseñanza y desarrollo. En Selección de lecturas de Psicología-Pedagógica y de las Edades, Tomo III. Editora Universidad.

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Ferrás Mosquera, L. M., & Blanco Gómez , M. R. . (2025). Matriz de problemas sócio-educativos na província de Las Tunas. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(1), 116–137. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2102

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)