Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-11-23. Leia a versão mais recente.

Modelo pedagógico para a formação profissional dos alunos do curso de graduação em Pedagogia da Atividade Física e do Esporte.

Autores

  • Maribel Pérez Campaña profesora

Palavras-chave:

prática de trabalho, treinamento baseado no trabalho, problemas não estruturados, tarefa de ensino integrativa, supervisor

Resumo

A pesquisa propõe caminhos para a solução de problemas contextuais na formação profissional de estudantes de Pedagogia da Atividade Física e do Esporte. Com base nas limitações encontradas no planejamento, implementação e evacuação dos estágios realizados pelos alunos nas instituições de ensino. O objetivo é elaborar uma estratégia pedagógica baseada em um modelo pedagógico para contribuir com a formação profissional dos alunos. São utilizados os métodos teóricos: analítico sintético, indução, dedução e empírico: observação, levantamento e técnicas matemáticas e estatísticas, entre outros, que me permitiram estudar e processar os dados. Os fundamentos teóricos e metodológicos são sistematizados na elaboração do modelo e da estratégia pedagógica. Com a aplicação de critérios especializados, foi demonstrada a relevância do modelo e da estratégia pedagógica na formação profissional dos alunos, com base na sistematização, apropriação e contextualização do conhecimento recebido nas aulas.

Referências

Addine, F.F. (2011) La didáctica general y su enseñanza en la Educación Superior Pedagógica. Aportes e impacto. Compendio de los principales resultados investigativos. Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”. Facultad Ciencias de la Educación. Cuba. https://www.google.com/search?q=Universidad+de+Ciencias+Pedag%C3%B3gicas+%E2%80%9CEnrique+Jos%C3%A9+Varona%

Aguilera, G. A. (2009). La Educación de los Profesionales en formación de la carrera Licenciatura en Educación especialidad Mecánica. [Tesis de doctorado del Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero] Ciencias Pedagógicas www.edu.uho.cu

Arteaga, E. (2010). Las tareas integradoras: un recurso didáctico para la materialización del enfoque interdisciplinario del proceso de enseñanza - aprendizaje de las ciencias exactas. Memorias del Congreso Iberoamericano de Educación: Metas 2021. Buenos Aires. Argentina. http://www.adeepra.org.ar/congresos/Congreso%20IBEROAMERICANO/COMPETE

Benítez, I. P., Rojas, A. B. R. T. & Estrada, N. R. D. (2022). La habilidad formular problemas de física en el Técnico Medio en Informática. Teoría y operacionalización. Revista Conrado, 18(88), 466-475.

Castillo P, Y., y Baute Álvarez, L. M. (2021). Sistema de tareas docentes integradoras: contribución a la formación ética profesional de los estudiantes contadores. Conrado, 17(80), 216-222.

González Gómez, L. A., Contreras Vidal, J. L., Hidalgo Leonard, Y., Valle Mijangos, S. O., López Villavicencio, V. L., Jiménez Barrera, M., Urquijo Hernández, Y., y Pedraza González, X. Tareas docentes integradoras para estudiantes del área de salud Integrative teaching tasks for health care students. South Florida Journal of Development, Miami, 2(2), 3576-3585.

Lage, M., Vidal Rojo, C., Conde Fernández, B. D. y Pérez García, L. M. (2018). Propuesta de procedimientos para elaborar tareas integradoras en asignaturas de la carrera Medicina. Gaceta Médica Espirituana, 20(3), 101-111.

Machín P, D, A., Ortiz, F. Y. y Zaldívar. C. G. V. (2022). La formación laboral del estudiante universitario desde la Disciplina Recreación Física (Original). Revista científia Olimpia, 19(1), 352-383.

Machín, P. D, A., Zaldívar. C. G. V. y Ortiz, F. Y. (2022). Concepción pedagógica para la formación laboral de los estudiantes en la Facultad de Cultura Física y Deporte de Holguín. Revista Didascalia, 13(1), 171- 189.

Machín P. D. A. (2022). La formación laboral de los estudiantes universitarios de cultura física desde la disciplina recreación física. [Tesis de doctorado Universidad de Holguín] Ciencias de la Cultura Física. https//repositorio.uho.edu.cu

Martínez. P, C. M. (2006). La educación ambiental para el desarrollo del trabajo comunitario en las instituciones educativas. [Tesis de doctorado del Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero] Ciencias Pedagógicas www.edu.uho.cu

Millán. S., R. (2023) La superación profesional en cultura ambiental del profesor universitario de educación física. [Tesis de doctorado Universidad de Holguín] Ciencias de la Cultura Física. https//repositorio.uho.edu.cu

Ortiz, F. D. (2017). Perspectiva educativa de la Recreación Física en la formación de los estudiantes de la carrera de Turismo en la Universidad de Holguín. [Tesis de doctorado Universidad de Holguín] Ciencias de la Cultura Física. https//repositorio.uho.edu.cu

Pacheco, M. A. M., y Pupo, F. J. M. (2016): “Instructivo para la realización de prácticas pre-profesionales y pasantías en universidades del Ecuador”, Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (julio 2016). http://www.eumed.net/rev/atlante/2016/07/pasantias.html

Pérez. C. M. (2020). Gestión de la animación sociocultural para la formación de los estudiantes de licenciatura en cultura física. [Tesis de doctorado Universidad de Holguín] Ciencias de la Cultura Física. https//repositorio.uho.edu.cu

Terranova, R. J. Y. (2017). El perfeccionamiento de la práctica preprofesional de la carrera de educación parvularia de la Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí ULEAM. https://repositorio.uho.edu.cu/handle/uho/3548

Tito, C. A., & Rojas, M, E. (2018). Estrategia para el desarrollo de la formación laboral en la carrera Educación Laboral-Informática. Revista Maestro y Sociedad, (3), 99-108

Urgellés, C. I. A., Escalona, P. N. E. y Ricardo, D. A. (2017). Experiencia acerca de la formación laboral investigativa de los profesionales en formación. Luz 16(4), 65-74.

Valle, A., Pla, R., Salmerón, E., y Machado, B. (2011). Resultados científicos de la investigación pedagógica en secundaria básica. Su estructuración. Editorial Educación Cubana. Ministerio de Educación.

Vilaseca Suárez, A. R., García Ribeaux, T. y Ledo Rollo, C. T. (2019). La identidad profesional: una necesidad para la formación laboral universitaria cubana. Universidad y Sociedad, 11(5), 479-486.

Publicado

2023-11-23

Versões

Como Citar

Pérez Campaña, M. (2023). Modelo pedagógico para a formação profissional dos alunos do curso de graduação em Pedagogia da Atividade Física e do Esporte . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 373–395. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1883

Edição

Seção

Artículos

ARK