Trabalhando com patrimônio intangível no processo de ensinoaprendizagem de história

Autores

  • Magda Pérez Laguna Universidad de Las Tunas
  • Leandro César Mastrapa Igarza Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

patrimônio cultural, patrimônio intangível, atividades didáticas

Resumo

A obra é resultado do projeto de pesquisa História para o ensino e a aprendizagem II, cuja ideia central é aprimorar o processo de ensinoaprendizagem da história em toda a educação, reflete sobre o patrimônio imaterial como elemento substancial do patrimônio cultural, propõe atividades que contribuem para o desenvolvimento de determinados valores, crenças, símbolos e representações que transmitem um senso de identidade e um sentimento de continuidade, o que torna tão importante o seu conhecimento, divulgação e preservação juntamente com o patrimônio material. 

Biografia do Autor

Magda Pérez Laguna, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Marxismo Leninismo e Historia, Máster en Educación, Profesora Auxiliar del Departamento de Marxismo Leninismo e Historia 

Leandro César Mastrapa Igarza, Universidad de Las Tunas

Estudiante del 5to año de la Carrera de Marxismo Leninismo e  Historia del Curso por Encuentro

Referências

Arjona, M. (1986). Patrimonio cultural e identidad. Publicaciones de la Oficina del Historiador. Ediciones Boloña.

Bermúdez, R. y Lorenzo, M. (2004). Aprendizaje formativo y crecimiento personal. Pueblo y Educación.

Bermúdez, R. y Rodríguez, M. (1996). Teoría y metodología del aprendizaje. Pueblo y Educación.

Guillen Estévez, A. L., Ramírez Mesa, C. y Guillen Valdés, A. (2020). La tarea docente integradora en el proceso enseñanza aprendizaje de la Física. Didasc@ lia: Didáctica y educación, 11(2), 106-116.

Leontiev, A. N. (1981). Actividad, conciencia y personalidad. Pueblo y Educación.

Mendoza Vargas, E. Y., Murillo Campuzano, G. D. P. y Morales Sornoza, A. (2019). La enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior: Aportaciones desde Neurodidáctica. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 10(2), 23-36.

Muñoz Rodríguez, A., Loor Fernández, M. N., León Villacís, F. O. y Zambrano Mero, J. A. (2019). Los juegos didácticos para el desarrollo de la expresión oral en el aprendizaje del idioma inglés. Didasc@ lia: didáctica y educación, 10(1), 25-36.

Pérez, M., Infante Y. O. y Reyes J. I. (2021). Reflexiones teóricas sobre los contenidos patrimoniales en el proceso de enseñanza aprendizaje de la historia en la Educación Secundaria Básica. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 12(6), 251-262.

Rodrigo Ricardo, J. E., Ferreiro Bermúdez, A. y González Velázquez, M. L. (2019). La capacitación de directivos, una perspectiva para el logro de una gestión empresarial sostenible. Didasc@ lia: didáctica y educación, 10(1), 253-268.

Rojas, A. (2013). La evaluación en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Historia en la Educación Preuniversitaria. (Tesis doctoral). Universidad de Ciencias Pedagógicas Pepito Tey, Las Tunas, Cuba.

Sánchez, M. (2019). La creatividad en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Historia de Cuba. (Tesis doctoral). Universidad de Las Tunas.

UNESCO (2003). El texto de la Convención para la Salvaguardia del Patrimonio Cultural Inmaterial. https://ich.unesco.org/es/convenci%C3%B3n

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Pérez Laguna, M., & Mastrapa Igarza, L. C. . (2024). Trabalhando com patrimônio intangível no processo de ensinoaprendizagem de história . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(4), 21–33. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1758

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.