Projeto curricular baseado em competências profissionais no Bacharelado em Educação da Universidade Estadual de Milagro, Equador.
Palavras-chave:
Educação, desenho de currículo, competências profissionaisResumo
A pesquisa sobre desenho de currículo baseada em competências profissionais no treinamento de professores é um tópico atual e relevante no campo da educação devido às mudanças e desafios que a educação enfrenta atualmente. Os avanços tecnológicos, as exigências sociais e as mudanças nos modelos educacionais exigem uma formação de professores mais abrangente e focada no desenvolvimento das competências profissionais. Além disso, a pesquisa nesta área permite identificar os pontos fortes e fracos da concepção curricular baseada em competências profissionais, bem como propor estratégias para seu aperfeiçoamento e otimização, o que se traduz em melhor formação para futuros professores e, portanto, uma educação de maior qualidade. Este artigo, uma colaboração internacional interinstitucional, projeta a pesquisa de doutorado do autor principal, assessorado pelo co-autor. Ele propõe um projeto de currículo baseado em competências profissionais no Bacharelado em Educação da Universidade Estadual de Milagro, Equador, para adaptar-se às mudanças das exigências e necessidades dos estudantes e do ambiente educacional. Foi possível verificar que a pesquisa sobre este tema pode contribuir para melhorar o desenho do currículo na formação de professores nesta instituição.
Referências
Bautista, G. y Guerrero, M. (2017). Diseño curricular por competencias en la formación de docentes: propuesta metodológica para el nivel superior en México. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(2), 1-17. https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.2.1158
Castro Miranda, G. y Calzadilla Vega, G. (2021). La comunicación asertiva. Una mirada desde la psicología de la educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 131-151.
Cayambe Guachilema, M. D., Filian Hurtado, F. H., Arguello Torres, L. V. y Rodríguez Castillo, N. E. (2018). Formación por competencias: reto actual de la universidad ecuatoriana. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(1), 141-150.
Cordero, A. (2021). Diseño curricular basado en competencias profesionales: una revisión crítica. Revista de Investigación Educativa, 39(1), 15-27.
Cordero Leyva, I. A., González Téllez, M. y Gómez Cera, F. Y. (2021). Los valores organizacionales compartidos para el ejercicio de la dirección: consideraciones teóricas necesarias. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(1), 201-213.
Díaz Barriga, Á. (2020). De la integración curricular a las políticas de innovación en la educación superior mexicana. Perfiles educativos, 42(169), 160-179.
Espinoza Freire, E. E., Granda Ayabaca, D. M. y Ramírez López, J. A. (2020). Competencias profesionales de los docentes de educación básica. Machala. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(3), 132-148.
Freire Samaniego, J. D. y Corrales Suárez, N. A. (2018). Riesgos psicosociales y su influencia en el desempeño laboral de los docentes universitarios. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(4), 53-68.
Gamboa Graus, M. E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
Gamboa Graus, M. E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador del currículo en la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(6), 195–211.
Gamboa Graus, M. E. (2019b). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.
Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341-366.
Gamboa Graus, M. E., Castillo Rojas, Y., & Parra Rodríguez, J. F. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la gestión de información como competencia de dirección en educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(2), 71-95.
García Gallegos, K. H., Sarmiento Berrezueta, S. M. y Rodríguez Saif, M. J. (2020). Propuesta epistémica de la evaluación formativa contextualizada de los docentes de educación superior en ecuador. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(5), 117-133.
García, M. (2018). Diseño curricular basado en competencias profesionales: una revisión de la literatura. Revista de Educación, 23(1), 5-14.
Garduño Durán, J. (2022). Enseñanza auténtica para desarrollar competencias profesionales en la Licenciatura en Educación Física. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 9(2).
Gómez, J. (2020). Diseño curricular basado en competencias profesionales: retos y oportunidades. Revista de Investigación en Educación, 38(2), 7-18.
Gómez, J., Torres, M. y Franco, M. (2021). Diseño curricular por competencias profesionales en la formación de docentes en Colombia. Revista Científica de Educación y Desarrollo Social, 12(1), 184-195. https://doi.org/10.18779/cieds.120114
González-Geraldo, J. L., González-Pérez, T. y González-Geraldo, M. C. (2018). El enfoque de competencias en la formación inicial docente: análisis de la situación actual en España. Revista Iberoamericana de Educación, 77(3), 291-310. https://doi.org/10.35362/rie7733617
González-Martín, A., & Vázquez-Cano, E. (2017). Diseño curricular por competencias en la formación de docentes universitarios: un estudio de caso en la Universidad de Sevilla. Revista de Docencia Universitaria, 15(1), 189-209.
Guzmán Góngora, C. Á. (2020). Trabajo comunitario: Eje esencial en la gestión cultural comunitaria. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(1), 190-200.
Hernández Díaz, A., Moscoso Merchán, V. F. y Trotino Díaz, D. M. (2018). El método de análisis teórico de la actividad: una alternativa para el diseño curricular. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 6(1).
Kuang, L. (2022). Curriculum Design Based on Professional Competencies in Teacher Education. Journal of Education and Training Studies, 10(2), 222-230. https://doi.org/10.11114/jets.v10i2.6423
Leyva Figueredo, A., Mendoza Tauler, L. y Martínez Cuba, O. (2018). La orientación profesional: Retos en la práctica educativa. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(2), 219-230.
Lin, Q., & Zhang, H. (2021). An Exploration of the Construction of Teacher Education Curriculum Based on Professional Competence. Journal of Social Sciences Education Research, 3(1), 81-86. doi: 10.30564/jsser.v3i1.3159
Llanga Vargas, E. F., Guacho Tixi, M. E., Andrarde Cuadrado, C. y Guacho Tixi, M. R. (2018). Formación por competencias desde el pensamiento complejo en estudiantes universitarios de Cultura Estética. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(3).
Paz Illescas, C. E., Acosta Gaibor, M. P., Bustamante Cruz, R. E. y Paz Sánchez, C. E. (2019). Neurociencia vs. neurodidáctica en la evolución académica en la educación superior. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(1), 207-228.
Ramos, L. (2019). Diseño curricular basado en competencias profesionales: perspectivas teóricas y prácticas. Revista de Pedagogía, 34(1), 7-14.
Reyes Blácido, I., Flores Flores, H., Callupe Chávez, R. M., Torres Porras, M. L. y Damián Guerra, E. (2022). Gestión de calidad y formación profesional. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 9(2).
Reynosa Yero, M., Quintero Mantecón, Y. y Gamboa Graus, M. E. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la innovación educativa como competencia de dirección en educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 204-228.
Urquiza Mendoza, L. I., Duarte Mendoza, M. R., Holguín Diaz, F. M. y Navia Álava, J. G. (2018). Pertinencia del Rediseño de carreras de Comunicación. Estudio en la Universidad Técnica de Babahoyo, extensión Quevedo. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 6(Edición especial).
Valera Fernández, L., Téllez Lazo, L., & Bermúdez Laguna, F. (2018). Modelo pedagógico de la formación de competencias profesionales desde la disciplina principal integradora de la carrera Licenciatura en Contabilidad y Finanzas. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 6(1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Walter Victoriano Loor Briones, Michel Enrique Gamboa Graus
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.