Preparação baseada na sensibilização de professores universitários para a atenção à diversidade nos alunos do ensino médio.

Autores

  • Ma. Del Carmen Rondin Marbán Universidad Autónoma de Guerrero

Palavras-chave:

preparação dos professores, conscientização, atenção à diversidade

Resumo

A novidade de pesquisar a preparação dos professores universitários com base na consciência da importância da atenção à diversidade dos ritmos de aprendizagem dos alunos do ensino médio superior reside na importância que ela tem para garantir uma educação inclusiva e eqüitativa. A atenção à diversidade dos ritmos de aprendizagem implica reconhecer que os estudantes têm diferentes formas de aprendizagem e, portanto, exigem diferentes estratégias e metodologias de ensino adaptadas às suas necessidades individuais. A formação de professores nesta área é fundamental para alcançar uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, dado que a diversidade na sala de aula está se tornando cada vez mais freqüente, é importante pesquisar e desenvolver estratégias para a preparação dos professores, a fim de capacitá-los a lidar efetivamente com este problema. A população é composta por professores universitários que lecionam na Universidade Autônoma de Guerrero, no nível secundário superior. Foi selecionada uma amostra de diferentes áreas disciplinares, ciências sociais, ciências naturais, matemática e humanidades, a fim de se ter uma visão mais completa. Além disso, foi possível verificar que a pesquisa sobre este tema pode contribuir para melhorar o processo de preparação dos professores em termos de atenção à diversidade de ritmos de aprendizagem dos alunos do ensino médio superior da instituição. 

Biografia do Autor

Ma. Del Carmen Rondin Marbán, Universidad Autónoma de Guerrero

Licenciada en Comercio Internacional, Maestría en Educación.

Referências

Aranda, D., Castro, M. E. y Jiménez, A. (2017). La atención a la diversidad en el aula universitaria: una experiencia en la formación de docentes. Educação, 40(1), 105-118. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.25225

Aveiga Macay, V. I., Rodríguez Alava, L. A. y Segovia Meza, S. R. (2018). Superación profesional y formación académica: ¿conceptos iguales o diferentes?. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(3), 205-216.

Baird, J. R., Blair, J. y Peterson, J. (2019). The importance of teacher training for differentiated instruction in higher education. Journal of College Teaching & Learning (TLC), 16(2), 103-113. https://doi.org/10.19030/tlc.v16i2.10354

Castro Miranda, G. y Calzadilla Vega, G. (2021). La comunicación asertiva. Una mirada desde la psicología de la educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 131-151.

Cockrell, K. S. (2018). The importance of teacher sensitization for creating an inclusive classroom environment. Journal of Education and Learning, 7(4), 41-48. https://doi.org/10.5539/jel.v7n4p41

Contreras, C. M., Avilés, J. M. y Mendoza, J. J. (2019). Formación docente para la atención a la diversidad en una universidad mexicana. Perspectivas educativas, 34(2), 21-42.

Corona Castañeda, Z., Rodríguez Aguilar, Y., & Proenza, Y. L. (2019). Sugerencias a los docentes para la atención a niños con trastorno del espectro autista (TEA) incluidos en el contexto de un grupo clase diverso. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(1).

Daza Suarez, S. K., Henríquez Carrera, E. G., Luis Eduardo, A. A. y Rocio Sánchez Salazar, T. D. (2019). Educación inclusiva desde la diversidad cultural para estudiantes de Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(Edición especial).

Espinoza Freire, E. E., Granda Ayabaca, D. M. y Ramírez López, J. A. (2020). Competencias profesionales de los docentes de educación básica. Machala. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(3), 132-148.

Fernández Delgado, L. B. y Martínez Chairez, G. I. (2022). Enseñanza inclusiva y atención a la diversidad en escenarios digitales. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 9(2).

Freire Samaniego, J. D. y Corrales Suárez, N. A. (2018). Riesgos psicosociales y su influencia en el desempeño laboral de los docentes universitarios. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(4), 53-68.

Gamboa Graus, M. E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).

Gamboa Graus, M. E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador del currículo en la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(6), 195–211.

Gamboa Graus, M. E. (2019b). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.

Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341-366.

García Gallegos, K. H., Sarmiento Berrezueta, S. M. y Rodríguez Saif, M. J. (2020). Propuesta epistémica de la evaluación formativa contextualizada de los docentes de educación superior en ecuador. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(5), 117-133.

García, J. L., González, E. A. y Pérez, L. A. (2019). Formación docente para la atención a la diversidad: un análisis en universidades mexicanas. Revista Electrónica Educare, 23(3), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.23-3.6

González, M. J. y Díaz, P. M. (2018). La formación docente para la atención a la diversidad en una universidad española. Revista Iberoamericana de Educación, 76(1), 1-13.

Leyva Figueredo, A., Mendoza Tauler, L. y Martínez Cuba, O. (2018). La orientación profesional: Retos en la práctica educativa. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(2), 219-230.

López Fuentes, A. V. (2020). La Educación Cosmopolita como enfoque educativo para trabajar la inclusión, la diversidad y el vínculo emocional en el aula. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 8(1).

Martínez, A. G. y Orozco, M. V. (2018). Estrategias didácticas para atender la diversidad en la educación superior: una revisión de la literatura. Revista Científica de Administración, Finanzas e Informática, 8(1), 199-211. https://doi.org/10.29076/issn.2525-2285rciafi2018v8n1p199-211

Montes, C. y Arancibia, V. (2017). Formación docente para la inclusión educativa en universidades chilenas. Estudios pedagógicos, 43(3), 219-238.

Nguyen, T., Poncelet, A., & Maurin, L. (2021). Preparing university teachers to meet the challenge of inclusive teaching: the importance of sensitization and support for students with learning disabilities. Journal of Educational Sciences, 6(1), 1-10. https://doi.org/10.11648/j.edu.20210601.11

Ochoa Díaz, C. E., Guamán Chacha, K. A., Hernández Ramos, E. L., Benalcázar Amanta, J. C. y Castillo Vizuete, J. R. (2021). Sensibilización en discapacidades y la accesibilidad laboral de las personas con discapacidad durante la emergencia sanitaria (COVID-19). Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 8(Edición especial).

Paz Illescas, C. E., Acosta Gaibor, M. P., Bustamante Cruz, R. E. y Paz Sánchez, C. E. (2019). Neurociencia vs. neurodidáctica en la evolución académica en la educación superior. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(1), 207-228.

Rodríguez Aguilar, Y. y Proenza, Y. L. (2019). Sugerencias a los docentes para ofrecer una educación de calidad a la diversidad de educandos. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(1).

Sánchez Salazar, T. R., Blaschke Guillén, G. E., Hernández Lara, P. V., Alemán Franco, I. M., & Valencia Mayorga, G. A. (2019). La Universidad y su papel en el logro de la equidad de género desde la diversidad. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 6(3).

Zamora Reytor, T., Rodríguez Aguilar, Y., Sánchez Batista, X. y Quesada González, A. Y. (2019). Consideraciones teóricas acerca de la atención a la diversidad de estudiantes. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 6(2).

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Rondin Marbán, M. D. C. . (2023). Preparação baseada na sensibilização de professores universitários para a atenção à diversidade nos alunos do ensino médio. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(2), 327–347. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1725

Edição

Seção

Artículos

ARK