Funções didáticas na aprendizagem de alunos no nível de ensino fundamental.

Autores

  • Ramón Ángel Reyes Carrillo Universidad de Granma
  • Leodan La O Ramírez Universidad de Granma
  • María Elena Licea Reyes Universidad de Granma

Palavras-chave:

aprendizagem, alunos, funções didáticas, orientação para metas, direcionamento

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho do professor na materialização da função didática de orientação de metas durante o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da classe, a fim de favorecer a aprendizagem dos alunos nas diferentes séries do Ensino Fundamental. O estudo das propostas de pesquisadores nacionais e internacionais, que estudaram o impacto das funções didáticas no processo de ensino-aprendizagem da aula e a verificação de indicadores que revelam a eficiência e a eficácia do desempenho do professor na orientação dos alunos para o objetivo da aula, nos permite corroborar a importância pedagógica das funções didáticas no processo de ensino aprendizagem da aula, permite corroborar a importância pedagógica das ações didáticas e metodológicas do professor na etapa de orientação da aula, a fim de garantir que os alunos operacionalizem ações que determinem o desenvolvimento da habilidade do objetivo concebido para a aula, bem como a assimilação dos sistemas de conhecimento do conteúdo do programa da disciplina ministrada para formar uma cultura geral integral.

Biografia do Autor

Ramón Ángel Reyes Carrillo, Universidad de Granma

Licenciado en Educación en la especialidad de Educación Primaria, Master en Ciencias de la Educación, Profesor Asistente

Leodan La O Ramírez, Universidad de Granma

Licenciado en Educación. Legua Inglesa. Máster en Ciencias de la Educación. Profesor Asistente.

María Elena Licea Reyes, Universidad de Granma

Licenciada en Educación, en la especialidad de Educación Primaria, Profesor Asistente. 

Referências

Colectivo de autores. (2019). Las funciones didácticas. Publicaciones electrónicas UDO.

Danilov, M. A y Skatkin, M. N. (1975). Didáctica de la escuela media. Pueblo y Educación.

Ferreiro, R. (2012). Las siete funciones didácticas de la sesión de aprendizaje. Publicaciones electrónicas México.

Jungk, W. (1979). Conferencias de Metodología de la Enseñanza de la Matemática 2. Pueblo y Educación.

Klingbeg, L. (1978). Introducción a la Didáctica General. Pueblo y Educación.

Mongeotti Ramírez, P. (2000). La metacognición del docente sobre su creatividad. Pueblo y Educación.

Ruiz Cordovés, R. y Beltrán Pozo, C. (2021). Las funciones didácticas en la enseñanza de la matemática. (Material impreso, UDG Guantánamo). https://orcid.org/0001/-6847-1878.

Velázquez Cobiella, E. E. (2022). Discurso pronunciado en la Sala Magna de la Universidad de La Habana por el día del educador. Material impreso, Universidad de La Habana.

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Reyes Carrillo, R. Ángel, La O Ramírez, L., & Licea Reyes, M. E. . (2023). Funções didáticas na aprendizagem de alunos no nível de ensino fundamental . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 124–140. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1705

Edição

Seção

Artículos