Funções didáticas na aprendizagem de alunos no nível de ensino fundamental.
Palavras-chave:
aprendizagem, alunos, funções didáticas, orientação para metas, direcionamentoResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho do professor na materialização da função didática de orientação de metas durante o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da classe, a fim de favorecer a aprendizagem dos alunos nas diferentes séries do Ensino Fundamental. O estudo das propostas de pesquisadores nacionais e internacionais, que estudaram o impacto das funções didáticas no processo de ensino-aprendizagem da aula e a verificação de indicadores que revelam a eficiência e a eficácia do desempenho do professor na orientação dos alunos para o objetivo da aula, nos permite corroborar a importância pedagógica das funções didáticas no processo de ensino aprendizagem da aula, permite corroborar a importância pedagógica das ações didáticas e metodológicas do professor na etapa de orientação da aula, a fim de garantir que os alunos operacionalizem ações que determinem o desenvolvimento da habilidade do objetivo concebido para a aula, bem como a assimilação dos sistemas de conhecimento do conteúdo do programa da disciplina ministrada para formar uma cultura geral integral.
Referências
Colectivo de autores. (2019). Las funciones didácticas. Publicaciones electrónicas UDO.
Danilov, M. A y Skatkin, M. N. (1975). Didáctica de la escuela media. Pueblo y Educación.
Ferreiro, R. (2012). Las siete funciones didácticas de la sesión de aprendizaje. Publicaciones electrónicas México.
Jungk, W. (1979). Conferencias de Metodología de la Enseñanza de la Matemática 2. Pueblo y Educación.
Klingbeg, L. (1978). Introducción a la Didáctica General. Pueblo y Educación.
Mongeotti Ramírez, P. (2000). La metacognición del docente sobre su creatividad. Pueblo y Educación.
Ruiz Cordovés, R. y Beltrán Pozo, C. (2021). Las funciones didácticas en la enseñanza de la matemática. (Material impreso, UDG Guantánamo). https://orcid.org/0001/-6847-1878.
Velázquez Cobiella, E. E. (2022). Discurso pronunciado en la Sala Magna de la Universidad de La Habana por el día del educador. Material impreso, Universidad de La Habana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ramón Ángel Reyes Carrillo, Leodan La O Ramírez, María Elena Licea Reyes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.