O método pedagógico-profissional. Um caminho para a formação profissional do Docente do Ensino Técnico e Profissional

Autores

  • Orlando Martínez Cuba Universidad de Holguín
  • Yudira Taurema Méndez García Dirección Municipal de Educación del municipio Báguanos
  • Marlenis Dorrego Pupo Centro de Estudios para la Formación Laboral de la Universidad de Holguín

Palavras-chave:

formação profissional, método pedagógico vocacional, qualidades ocupacionais, estudante.

Resumo

O artigo apresentado oferece respostas a um problema existente na formação pedagógica dos alunos da especialidade de Professores do Ensino Técnico e Profissional, que revela limitações nas formas e procedimentos utilizados para desenvolver a sua formação profissional, razões pelas quais O objetivo é a elaboração de um método que possibilita o desenvolvimento das qualidades do trabalho como essência desse processo. O método é denominado profissional-pedagógico e possui dois procedimentos que possibilitam estimular o desenvolvimento das qualidades laborais como expressão da formação laboral desses alunos, com vistas a aprimorar suas formas de atuar profissionalmente na resolução dos problemas pedagógicos profissionais que enfrentam. enfrentar no processo educativo. A aplicação e integração de métodos científicos como: análise-síntese, indutivo-dedutivo, levantamento, observação científica e estatística descritiva, permite diagnosticar a existência do problema e verificaro potencial que um novo método de capacitação profissional oferece para sua solução. O método pedagógico-profissional é determinado a partir da sistematização teórica que se realiza a partir da qual se revelam as principais insuficiências que os métodos e procedimentos existentes presentes na literatura especializada que se consulta. Seus procedimentos e respectivas ações contribuem para a formação para o trabalho, ao oferecer tratamento às qualidades do trabalho como essência desse processo que favorece sua atuação pedagógica profissional em diferentes contextos de formação.

Biografia do Autor

Yudira Taurema Méndez García, Dirección Municipal de Educación del municipio Báguanos

Licenciada en Humanidades. Especialista de Postgrado en Gestión y Desarrollo de la Formación Laboral.

Marlenis Dorrego Pupo, Centro de Estudios para la Formación Laboral de la Universidad de Holguín

Licenciada en Educación, Especialidad Física y Electrónica. Especialista en Docencia en Psicopedagogía. Especialista de Postgrado en Gestión y Desarrollo de la Formación Laboral. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular.

Referências

Alonso, L. A. (2007). La formación de competencias laborales en los estudiantes de bachiller técnico en Mecánica Industrial a través del período de prácticas pre-profesionales. (Tesis Doctoral no publicada). Instituto Superior Pedagógico “José de la Luz y Caballero”, Holguín.

Álvarez de Zayas, C. (1999). Didáctica: La escuela en la vida. (3ra ed.). Pueblo y Educación.

Castañeda, A. (2007). Modelación de la formación de habilidades manuales para la tornería, en los estudiantes de las especialidades de la familia Mecánica de la Educación Técnica y Profesional. (Tesis Doctoral no publicada). Instituto Superior Pedagógico “José de la Luz y Caballero” Holguín.

Cerezal, J. et al. (2000). La formación laboral en los umbrales del Siglo XXI. Pueblo y Educación.

Cruz, M. A. (2003). Metodología para mejorar el nivel de formación de las habilidades profesionales que se requieren para un desempeño profesional competente en la especialidad Construcción Civil. (Tesis Doctoral no publicada). Instituto Superior Pedagógico “José de la Luz y Caballero”, Holguín.

González, R. R. (2019). La formación laboral en alternancia del obrero calificado en Agropecuaria. (Tesis Doctoral no publicada). Universidad de Holguín.

La Rosa, R. I. y Zaragoza, N. I. (2011). Estrategia para la formación laboral en la Educación Técnica y Profesional para la familia de especialidades de Construcción. (Documento no publicado). Universidad de Ciencias Pedagógicas “José de la Luz y Caballero”. Holguín.

Leyva, P. A. y Mendoza, L. L. (2011). Apuntes y reflexiones para el trabajo pedagógico del maestro: aproximación a los fundamentos teóricos de la formación laboral. Parte III. Universidad de Ciencias Pedagógicas José de la Luz y Caballero. Holguín. Manuscrito no publicado

Martínez, O. (2014). Algunas consideraciones sobre formación laboral [presentación de diapositivas]. CENFOLAB. Universidad de Holguín.

Martínez, O. (2011). La formación laboral del técnico medio en Construcción Civil a través del Proceso Pedagógico Profesional de la asignatura Fundamentos del Diseño Estructural. (Tesis Doctoral no publicada). Universidad de Ciencias Pedagógicas José de la Luz y Caballero. Holguín.

Martínez, O., Leyva, P. A., Mendoza, L. L. (2022). El método evaluativo-laboral profesional. Una vía para evaluar el impacto de la formación laboral. Revista Roca. Volumen18(1), 324-343. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca

Mora Reyes, K. M., Santiesteban Almaguer, Y. y Gamboa Graus, M. E. (2020). El modo de actuación profesional médico del estudiante de medicina en formación inicial. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(6), 271-295.

Pinheiro, M. G. (2011, enero). Instituto Politécnico da Universidade Federal do Río de Janeiro em Cabo Frío e seus pressupostos teóricos. En Memorias del Congreso Internacional de Pedagogía 2011. Palacio de Convenciones de La Habana. Cuba.

Romero, A. (2011, enero). Concepción teórico-metodológica para favorecer la formación laboral de los estudiantes de Ingeniería en la Universidad Nacional Experimental Politécnica del Estado Bolívar. En Memorias del Congreso Internacional de Pedagogía 2011. Palacio de Convenciones de La Habana. Cuba.

Sujomlinski, V. (1975). Pensamiento Pedagógico. Progreso.

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Martínez Cuba, O., Méndez García, Y. T. ., & Dorrego Pupo, M. . (2023). O método pedagógico-profissional. Um caminho para a formação profissional do Docente do Ensino Técnico e Profissional. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(2), 196–211. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1693

Edição

Seção

Artículos

ARK