Capital intelectual em gestão do conhecimento na Universidade Laica Eloy Alfaro de Manabí

Autores

  • Ritha Mireya Cedeño Luna Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador
  • Miguel Escalona Reyes Universidad de Holguín
  • Carlos Verdiel Reyes Universidad de Holguín

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, capital intelectual, ativos de conhecimento.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é determinar o estado atual do capital intelectual na Universidade Laica Eloy Alfaro de Manabí (ULEAM), para que haja informações reais sobre como o capital intelectual é administrado na instituição para enfrentar os desafios da sociedade atual, a sociedade do conhecimento; para isso, foi realizado um estudo do estado da arte através de uma revisão da literatura, a gestão do capital intelectual na ULEAM foi avaliada através de indicadores de capital intelectual, e os ativos de conhecimento disponíveis foram determinados. Também aborda as questões teóricas que sustentam a abordagem, revisando brevemente a gestão do conhecimento, o capital intelectual e suas três dimensões (capital humano, capital estrutural, capital relacional). A metodologia desenvolvida é descrita, de tipo descritivo permitindo a aplicação de um conjunto de métodos e procedimentos científicos para coletar as informações, o estudo conclui mostrando os principais resultados encontrados na pesquisa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ritha Mireya Cedeño Luna, Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador

Ingeniera en Sistemas. Magíster en Dirección y Gestión de las Tecnologías de la Información y Comunicaciones. Magíster en Gestión Estratégica de la Información y el Conocimiento en las Organizaciones. Analista de Evaluación y Acreditación Institucional.

Miguel Escalona Reyes , Universidad de Holguín

Licenciado en Educación, especialidad Matemática-Computación. Máster en Didáctica de la Matemática. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Decano de la Facultad Informática Matemática.

Carlos Verdiel Reyes, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación, especialidad Matemática-Computación. Máster en Educación Matemática Universitaria. Profesor de Informática de la Facultad Informática Matemática.

Referências

Bucheli, V., et al (2012). Growth of scientific production in Colombian universities: an intellectual capital-based approach. Scientometrics, 369–382. https://doi.org/10.1007/s11192-008-0101-8

Bueno, E. (2002). El capital social en el nuevo enfoque del capital intelectual de las organizacionales. Revista de Psicología Del Trabajo y de Las Organizaciones, 18(2–3), 157–176.

Consejo de Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior (2019). Modelo de evaluación externa de universidades y escuelas politécnicas 2019. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412020000200019#B12

Cuadrado, G. (2015). Indicadores de Capital Intelectual para Universidades del Ecuador. https://www.researchgate.net/publication/304748975

Gamboa, M.E. (2019). Libro Excel EsComDE como recurso para medir la Competencia de Dirección en Educación. Boletín Redipe, 8(3), 149-184.

Gamboa, M.E., Castillo, Y. y Parra, J.F. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la gestión de información como competencia de dirección en educación. Didasc@lia: Didáctica Y Educación, 12(2), 71-95.

González Millán, J. J. y Rodríguez Díaz, M. T. (2010). Modelos de Capital Intelectual y sus indicadores en la universidad pública. Cuadernos de administración, (43), 113-128.

LOES. (2010). Ley Orgánica De Educación Superior Ecuador. Registro Oficial Suplemento 298 de 12-Oct.-2010, 92. http://educaciondecalidad.ec/leyes-sistema/ley-educacion-superior- loes.html

Mercado-Salgado, P., Gil-Monte, P., & Demuner-Flores, M. R. (2014). Development and initial validation of a survey for intellectual capital in universities. In European Conference on Knowledge Management (Vol. 2, p. 650). Academic Conferences International Limited.

Nava, R., Mercado, P., & Demuner, M. (2012). Indicadores de capital intelectual para instituciones públicas de educación superior. P. Mercado, D. A. Cernas (coords.), El capital intelectual en las organizaciones: una agenda de investigación, México, Universidad Autónoma del Estado de México, 179-203.

Ordorika, I., & Lloyd, M. (2013). A decade of international universities Rankings: a critical perspective from Latin America. En P.T.M. Marope, P.J. Wells & E. Hazelkorn (eds). Rankings and Accountability in Higher Education. Uses and Misuses, (pp. 210–231). UNESCO Publishing.

ONU. (2015). Objetivos de Desarrollo Sostenible. Organización de Naciones Unidas. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/objetivos-de-desarrollo-sostenible/

Ramírez Córcoles, Y., & Tejada Ponce, Á. (2013). Cost-benefit analysis of intellectual capital disclosure: University stakeholders’ view. Spanish Accounting Review, 16(2), 106–117. https://doi.org/10.1016/j.rcsar.2013.07.001

Ramírez, Y., & Gordillo, S. (2014). Recognition and measurement of intellectual capital in Spanish universities. Journal of Intellectual Capital, 15(1), 173–188. https://doi.org/10.1108/JIC-05-2013-0058

Ramírez, Y., & Manzaneque, M. (2015). The relevance of intellectual capital disclosure: Empirical evidence from Spanish universities. Knowledge Management Research and Practice, 13(1), 31–44. https://doi.org/10.1057/kmrp.2013.27

Ramírez, Y., Santos, J., & Tejada, A. (2012). Demanda de información sobre capital intelectual en las Universidades públicas españolas. Cuadernos de Gestión, 12(1), 83–106. https://doi.org/10.5295/cdg.100240yr

Reynosa, M., Quintero, Y. y Gamboa, M.E. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la innovación educativa como Competencia de Dirección en Educación. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 12(3), 204-228.

Sánchez, M. P., Castrillo, R., & Elena, S. (2006). Intellectual capital management and reporting in universities. In Conference on Science, Technology and Innovation Indicators: History and New Perspectives.

Secundo, G., et al. (2014). Managing Intellectual Capital in Entrepreneurial University: A Collective Intelligence Approach. European Conference on Intellectual Capital, 209–216. https://search.proquest.com/docview/1545344172/fulltextPDF/440BC79638DA4529PQ/1?accountid=34622

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Cedeño Luna, R. M. ., Escalona Reyes , M. ., & Verdiel Reyes, C. . (2022). Capital intelectual em gestão do conhecimento na Universidade Laica Eloy Alfaro de Manabí . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(6), 257–270. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1584

Edição

Seção

Artículos

ARK