As relações intertextuais e intratextuais no trabalho de Nicolás Guillén
Palavras-chave:
criatividade, intertextual, intratextual, processo ensinoaprendizagemResumo
A presente pesquisa é importante e necessária a fim de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de leitura e análise literária na formação de estudantes de Literatura Espanhola no Ensino Superior Cubano. Com a aplicação de métodos de pesquisa empírica, incluindo observação participativa, entrevistas abertas e pesquisas, foi possível confirmar que existem insuficiências na análise literária, que se revelam na formação dos estudantes para o desenvolvimento de habilidades na disciplina Análise Literária ensinada no 4º ano do Bacharelado em Educação na Especialidade de Literatura Espanhola. O objetivo deste trabalho é a elaboração de vários guias de estudo para o trabalho criativo com o trabalho do Poeta Nacional Nicolás Guillén, sua contribuição às relações intertextuais e intratextuais e sua concretização na prática profissional. A novidade do trabalho é dada pelo caráter interdisciplinar, sistêmico, planejado, flexível e criativo dos guias de estudo, em estreita inter-relação teórico-prática, assim como sua aplicação na prática profissional.
Referências
García Cuenca, J. (2005). La comparación en el análisis literario. Pueblo y Educación.
González Cruz, M. (2017). Actividades para favorecer la cultura literaria en la formación del nivel medio de español literatura. Revista Pedagogía Universitaria, 12(3).
Hernández Sánchez, J. E., Díaz Martínez, J. A. y García Cuenca. J. (2011). Introducción a los estudios literarios. Pueblo y Educación.
Montaño Calcine, J. R. (2007). Temas de Actualización Literarias. Pueblo y Educación.
Montaño Calcines, J. R. (2006). La literatura desde, en y para la escuela. Pueblo y Educación.
Pogolotti, G. (2016). Sabiduría popular. En Periódico Granma, lunes 19 de septiembre de 2016.
Roméu Escobar, A. (2013). Didáctica de la Lengua española y la literatura. Tomo II. Pueblo y Educación.
Roméu, A. (Comp.). (2007). El enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural en la enseñanza de la lengua y la literatura. Pueblo y Educación.
Sales Garriga, L. (2015). El análisis literario y sus métodos desde un enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural. Opuntia Brava, 21(2).
Smith Batson, M. C. (2020). El rol del profesor y sus implicaciones en la orientación profesional pedagógica del profesional de la educación en Lenguas Extranjeras. Mundo FESC, 10(S1), 173-180.
Szabolcsi, M. (1986). Los métodos modernos de análisis de la obra. En: Textos y contextos. Tomo I. Arte y Literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Mayté González Cruz, Yurixander Almaguer Hidalgo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.