As relações intertextuais e intratextuais no trabalho de Nicolás Guillén

Autores

  • Mayté González Cruz Universidad de Las Tunas
  • Yurixander Almaguer Hidalgo Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

criatividade, intertextual, intratextual, processo ensinoaprendizagem

Resumo

A presente pesquisa é importante e necessária a fim de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de leitura e análise literária na formação de estudantes de Literatura Espanhola no Ensino Superior Cubano. Com a aplicação de métodos de pesquisa empírica, incluindo observação participativa, entrevistas abertas e pesquisas, foi possível confirmar que existem insuficiências na análise literária, que se revelam na formação dos estudantes para o desenvolvimento de habilidades na disciplina Análise Literária ensinada no 4º ano do Bacharelado em Educação na Especialidade de Literatura Espanhola. O objetivo deste trabalho é a elaboração de vários guias de estudo para o trabalho criativo com o trabalho do Poeta Nacional Nicolás Guillén, sua contribuição às relações intertextuais e intratextuais e sua concretização na prática profissional. A novidade do trabalho é dada pelo caráter interdisciplinar, sistêmico, planejado, flexível e criativo dos guias de estudo, em estreita inter-relação teórico-prática, assim como sua aplicação na prática profissional. 

Biografia do Autor

Mayté González Cruz, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación en la Especialidad Español-Literatura. Profesora del departamento de Español-Literatura. Especialista en docencia universitaria. 

Yurixander Almaguer Hidalgo, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación en la Especialidad de Profesor General Integral de Secundaria Básica. Profesor del Departamento de Español-Literatura. Máster en Ciencias de la Educación.

Referências

García Cuenca, J. (2005). La comparación en el análisis literario. Pueblo y Educación.

González Cruz, M. (2017). Actividades para favorecer la cultura literaria en la formación del nivel medio de español literatura. Revista Pedagogía Universitaria, 12(3).

Hernández Sánchez, J. E., Díaz Martínez, J. A. y García Cuenca. J. (2011). Introducción a los estudios literarios. Pueblo y Educación.

Montaño Calcine, J. R. (2007). Temas de Actualización Literarias. Pueblo y Educación.

Montaño Calcines, J. R. (2006). La literatura desde, en y para la escuela. Pueblo y Educación.

Pogolotti, G. (2016). Sabiduría popular. En Periódico Granma, lunes 19 de septiembre de 2016.

Roméu Escobar, A. (2013). Didáctica de la Lengua española y la literatura. Tomo II. Pueblo y Educación.

Roméu, A. (Comp.). (2007). El enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural en la enseñanza de la lengua y la literatura. Pueblo y Educación.

Sales Garriga, L. (2015). El análisis literario y sus métodos desde un enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural. Opuntia Brava, 21(2).

Smith Batson, M. C. (2020). El rol del profesor y sus implicaciones en la orientación profesional pedagógica del profesional de la educación en Lenguas Extranjeras. Mundo FESC, 10(S1), 173-180.

Szabolcsi, M. (1986). Los métodos modernos de análisis de la obra. En: Textos y contextos. Tomo I. Arte y Literatura.

Publicado

2022-12-16

Como Citar

González Cruz, M., & Almaguer Hidalgo, Y. . (2022). As relações intertextuais e intratextuais no trabalho de Nicolás Guillén . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(6), 143–158. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1519

Edição

Seção

Artículos

ARK