Geografia Falante: Análise dos conhecimentos alcançados na 4ª série
Palavras-chave:
estudos sociais, aprendizagem, geografia, didáticaResumo
É importante saber localizar-se no espaço geográfico, compreender o que está representado em um mapa e distinguir a localização de diferentes lugares do mundo. O objetivo geral desta pesquisa é descrever o nível de conhecimento alcançado sobre Geografia pelos estudantes da quarta série da Educação Básica Geral (EGB), considerando o que é proposto na disciplina de Estudos Sociais, na Unidade Educacional Rubén Darío para o período 2021-2022. A partir de uma abordagem quantitativa, a técnica de pesquisa foi utilizada nesta pesquisa. A população é composta por 80 estudantes e a amostra foi concebida de tal forma que é idêntica à população. Foram utilizadas estatísticas descritivas para analisar os dados gerados. Um instrumento foi projetado e validado pelo julgamento de especialistas e aplicado para coletar os dados necessários sobre o nível de conhecimento alcançado em Geografia. 41,6% dos estudantes (33 pessoas) estão em um nível baixo. Esta é a principal preocupação, e é claro que é necessária uma mudança nas aulas para que o aprendizado de qualidade possa ocorrer.
Referências
Abreu, O., Gallegos, M., Jácome, J. y Martínez, R. (2017). Didáctica: Epistemología y Definición en la Facultad de educativa en la Universidad Técnica del norte de Ecuador. Formación universitaria, 10(3), 81-92. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062017000300009
Barrera, M., Barragán G. y Ortega, G. (2017). La realidad educativa ecuatoriana desde una pers-pectiva docente. Revista Iberoamericana de Educación, 75(2), 9-20. https://doi.org/10.35362/rie7522629
Casas, M. (2018). ¿Por qué enseñar Ciencias Sociales en Educación Infantil? [Mensaje en un blog] https://casiellomariangeles.wordpress.com/2012/09/24/por-que-ensenarciencias-sociales-en-educacion-infantil-2/ (02/04/2021).
Castillo, G., Faúndez, L. y Rivas, D. (2010). Educación Geográfica. Introducción al análisis. http://repobib.ubiobio.cl/jspui/bitstream/123456789/1955/3/Rivas_Urra_Darwin.pdf
Gómez, C. y Pérez, A. (2021). La enseñanza de historia en las aulas: un tema para reflexionar. Debates por la Historia. 9(1), 129-154. https://www.redalyc.org/journal/6557/655768524006/html/
Hernández, F., García, M. y Maquillón, J. (2012). Planificación y Desarrollo de la Investi-gación. Formulación de Objetivos. Ponencia. Coloquio de Investigación en Ciencias de la Educación. Instituto de Ciencias de la Educación (ICE). Universidad Nacional Autónoma de Morelos (UAEM). Cuernavaca, México.
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6ª ed.). México: McGrwall Hill Education.
López, J., Cabrera, D. y Ocampo, F. (2021). La importancia de enseñar Ciencias Sociales al es-tudiante en la actualidad. Revista Cognosis. 6(1), 35-56. https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Cognosis/article/view/3396/3311
Miranda, P. (2020). Estrategia metodológica para la enseñanza de estudios sociales en el cuarto grado de básica basada en la animación interactiva. Revista Encuentros. 18(1), 23-34. https://doi.org/10.15665/encuent.v18i01.2136
Prieto, M. y Lorda, M. (2009). Las representaciones en la construcción del rol del docente. Una experiencia de formación con los alumnos del profesorado en geografía en la universidad del sur. Revista Universitaria de Geografía. [en línea]. 2009. http://bibliotecadigital.uns.edu.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1852
Rendón, M., Villasís, M. y Miranda, M. (2016). Estadística descriptiva. Rev Alerg Mex. 63(4):397-407.
Reynosa, E., Rivera, A. y Rodríguez G. (2020). Adaptación docente educativa en el contexto covid-19: una revisión sistemática. Conrado, 16(77), 141-149. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442020000600141&lng=es&tlng=es
Ruiz, E. y Bárcenas, J. (2019). Edutecnología y aprendizaje. Sociedad Mexicana de Computación en la Educación.
Tamayo, M. (2006). Diccionario de la investigación científica. México: Limusa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Roberto Lorenzo Benítez, Jonathan Córdoba, Patricia Moreno Rivera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.