Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-04-24. Leia a versão mais recente.

Método metacognitivo para o estímulo ao desenvolvimento do pensamento teórico dos profissionais em treinamento inicial.

Autores

  • Yunier Ricardo Tamayo González Autor
  • Beatriz María San Juan Azze Universidad de Holguín
  • Francisco López Roque Universidad de Holguín

Palavras-chave:

método, pensamiento teórico, enseñanza-aprendizaje

Resumo

Dirigir conscientemente o desenvolvimento do pensamento durante o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas é um objetivo fundamental do Ensino Superior em Cuba. Entretanto, as possibilidades oferecidas pelos mesmos temas ou disciplinas para favorecer este propósito não são suficientemente exploradas. Neste sentido, a pesquisa abordou a questão do desenvolvimento do pensamento teórico no Bacharelado em Educação Física da Universidade de Holguín. Uma metodologia dinamizada por um método foi proposta com o objetivo de estimular o desenvolvimento do pensamento teórico entre profissionais em treinamento inicial para o Bacharelado em Educação Física na Universidade de Holguín. O objetivo deste artigo é socializar os resultados das pesquisas realizadas. O estudo foi realizado a partir de uma perspectiva de pesquisa descritiva e explicativa, utilizando métodos dos níveis teórico e empírico, entre eles o histórico-lógico, juntamente com os procedimentos lógicos de análise-síntese, bem como técnicas de pesquisa científica como a entrevista e o levantamento, além dos métodos de pré-experimentação e desenho de painéis longitudinais. A intervenção parcial na prática revelou um desenvolvimento gradual das operações e qualidades do pensamento teórico evidenciado em uma participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem da Disciplina Geral da Física. Os resultados obtidos mostram que é oportuno realizar estudos que sistematizem as formas de estimular o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes no nível educacional considerado através do processo ensino-aprendizagem da Física Geral.

Biografia do Autor

Beatriz María San Juan Azze, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación, especialidad Física-Electrónica. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Departamento de Física.

Francisco López Roque, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación, Especialidad  Profesor General Integral. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Departamento de Química.

Referências

Alonso Betancourt, L. A., Leyva Figueredo, P. A., Mendoza tauler, L. L. (2019). La metodología como resultado científico: alternativa para su diseño en el área de ciencias pedagógicas. Revista Opuntía Brava, vol. 11 No. 2, ISSN: 2222-081X.http://dpedagogía.uho.edu.cu

Bugaev, A. (1989). Metodología de la Enseñanza de la Física en la Escuela Media. Editorial Pueblo y Educación. La Habana. Cuba.

Cañedo Iglesias, C. M. (2000). Fundamentos teóricos para la implementación de la Didáctica en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Universidad de Cienfuegos. Cienfuegos, Cuba.

Davidov, V. (1988). La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Editorial Pueblo y Educación, Pág. 148, La Habana.

De armas Ramírez, N. (2011). Caracterización y diseño de los resultados científicos como aportes de la investigación educativa. Disponible en http://moodle.ceces.upr.edu.cu

García, C. R. y otros. (2019). La didáctica como posibilitadora del desarrollo del pensamiento teórico. Educere, vol 23, núm 75. Universidad de los Ángeles. Revista Redalyc. UAEM. www.redalic.org.

Kopnin P. V. (1983) Lógica Dialéctica. Editorial Pueblo y educación. Ciudad de la Habana.

Moreno-Pinado, W. (2017). Estrategia Didáctica para Desarrollar el PensamientoCrítico. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, vol. 15 no. 2. Visible en https://doi.org/10.15366/reice

Ortiz T. E. (2016). Monografía sobre Psicología de la Educación. Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero. Holguín.

Rubinstein T, L. (1977) Principios de Psicología General. Editorial Pueblo y Educación. Cuarta reimpresión.

Smirnov, A. A. y otros. (1966). Psicología. Editora Universitaria. La Habana.

Subrt, J. (2019). The Two Lines of Theoretical Thinking in Sociology. Revista Emerald Publishing Limited, ISBN: 978-1-78769-038-7. Visible en https://www.emerald.com

Vigotsky, L. S. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Grupo Grijalbo. México.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-24

Versões

Como Citar

Tamayo González, Y. R., San Juan Azze, B. M. ., & López Roque, F. . (2022). Método metacognitivo para o estímulo ao desenvolvimento do pensamento teórico dos profissionais em treinamento inicial. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(2), 346–360. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1392

Edição

Seção

Artículos

ARK