Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-04-24. Leia a versão mais recente.

A evolução histórica do processo ensino-aprendizagem do assunto engenharia de software I

Autores

  • Grettel Susel Incencio Piñeiro Profesor
  • Lisbet Milagros Guerra Cantero Universidad de Granma
  • José Luis Lissabet Rivero Centro de Estudios de Educación de Granma. Universidad de Granma

Resumo

O artigo apresenta os resultados da evolução histórica do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Engenharia de Software I na carreira de Engenharia de Computação da Universidade de Granma, que responde à solução do problema de pesquisa: insuficiências no tratamento de metodologias para o ciclo de vida de desenvolvimento de software, que limitam sua aplicação nas etapas de requisitos e análise de software na solução de problemas relacionados ao desenvolvimento de sistemas computacionais. Seu objetivo é caracterizar a evolução histórica do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Engenharia de Software I, onde são determinadas as características de cada uma das etapas definidas, para as quais são necessárias três etapas marcadas por marcos e guiadas por três indicadores. A aplicação do método histórico-lógico e a técnica de pesquisa qualitativa de análise de conteúdo foram tomadas como eixo central de análise e reflexão. O estudo permite aprofundar as transformações que ocorreram em cada uma das etapas em correspondência com as particularidades da carreira de Engenharia da Computação na Universidade do Granma.

Biografia do Autor

Lisbet Milagros Guerra Cantero, Universidad de Granma

Ingeniera en Ciencias Informáticas, Profesor Asistente. Pprofesora de la carrera de Ingeniería Informática.

José Luis Lissabet Rivero, Centro de Estudios de Educación de Granma. Universidad de Granma

Licenciado en Educación, especialidad de Matemática. Doctor en Ciencias Pedagógicas.  Master en Investigación Educativa y Profesor Titular e Investigador.

Referências

Departamento de Informática. (2019). Programa de la disciplina Ingeniería y Gestión de Software de la carrera Ingeniería Informática. Universidad de Granma, Cuba.

García, R. D. (2013). La evaluación en el sistema de asignaturas optativas en la Facultad Regional" Mártires de Artemisa" de la Universidad de las Ciencias Informáticas. VARONA, (57), 26-30.

Llanes, J. (2016). Concepción didáctica del proceso de formación en Derecho Informático de los estudiantes de la carrera de Ingeniería Informática. Estrategia para su implementación, en la Universidad de Pinar del Río. (Tesis de maestría). https://rc.upr.edu.cu/bitstream/DICT/3316/1/Julio%20LLanes%20Robaina.pdf

Ministerio de Educación Superior. (2002). Plan de estudio C perfeccionado. Carrera Ingeniería Informática. Ministerio de Educación Superior, La Habana, Cuba.

Ministerio de Educación Superior. (2007). Plan de estudio D. Carrera Ingeniería Informática. Ministerio de Educación Superior, La Habana, Cuba.

Ministerio de Educación Superior. (2017). Plan de estudio E. Carrera Ingeniería Informática. Ministerio de Educación Superior, La Habana, Cuba.

Sánchez, G. O., Alonso, C. M. y Salas, I. (2017). Asignaturas optativas para la carrera Ingeniería Informática en la Universidad de Guantánamo. EduSol, 17(58), 1-10.

MES. (2017). Plan de estudio E. Carrera Ingeniería Informática. Ministerio de Educación Superior, La Habana, Cuba.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-24

Versões

Como Citar

Incencio Piñeiro, G. S., Guerra Cantero, L. M. ., & Lissabet Rivero, J. L. . (2022). A evolução histórica do processo ensino-aprendizagem do assunto engenharia de software I. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(2), 91–105. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1321

Edição

Seção

Artículos

ARK