A Inteligência Artificial no ensino da Matemática

Autores

  • René Yasmani Velázquez Prieto Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas
  • Argelio Machado Arnau Universidad de Las Tunas
  • Alberto Daniel Camejo Mastrapa Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ensino de matemática, tecnologia educacional

Resumo

O artigo aborda o desafio de integrar a Inteligência Artificial (IA) no ensino da Matemática dentro do sistema educativo cubano, respondendo às diretrizes do Ministério do Ensino Superior. O seu objetivo é propor um procedimento para preparar os professores no uso metodológico de chatbots (como Gemini AI e DeepSeek) no processo de ensino-aprendizagem. Como principal resultado, é apresentado um procedimento de seis ações: 1) Preparação docente (análise de documentos orientadores com IA), 2) Preparação didático-metodológica (investigação de tendências com motores de IA), 3) Diagnóstico tecnológico-contextual, 4) Elaboração de materiais didáticos digitais, 5) Determinação de plataformas online especializadas e 6) Montagem do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (EVEA). O método baseia-se no modelo TPACK, enfatizando a interseção entre o conhecimento disciplinar, pedagógico e tecnológico. Conclui-se que o procedimento oferece um roteiro sistemático para transformar os desafios tecnológicos em oportunidades pedagógicas, potenciando o ensino da Matemática através da combinação de princípios pedagógicos sólidos e ferramentas de IA acessíveis, sem substituir o papel do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

René Yasmani Velázquez Prieto, Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación especialidad: Matemática-Física. Doctor en Ciencias de la Educación.

Argelio Machado Arnau, Universidad de Las Tunas

Educación. Especialidad Física y Astronomía. Master en Educación. Departamento de Matemática-Física d

Alberto Daniel Camejo Mastrapa, Universidad de Las Tunas

Educación. Especialidad Física y Astronomía. Master en Educación. Departamento de Matemática-Física 

Referências

Abella, V., y Fernández, K. (2024). Docencia en la era de la inteligencia artificial: enfoques prácticos para docentes. Recuperado a partir de https://es.slideshare.net/slideshow/docencia-en-la-era-de-la-inteligencia-artificial-ub4-ccesa007pdf/267167976

Area, M. (2025). Luces y sombras de la IA en la educación superior. Didáctica para el pensamiento crítico. RIULL Repositorio Institucional de la Universidad de La Laguna, España URI http://riull.ull.es/xmlui/handle/915/40470

Cejas, R. y Navio, A. (2016). El modelo TPACK competencial. Elaboración de un cuestionario para el profesorado universitario. En Gairín (Ed.), Aprendizaje situado y aprendizaje conectado: implicaciones para el trabajo. Madrid: Wolters Kluwer. ISBN: 978-84-9987-174-5. https://www.researchgate.net/publication/303310573

Echevarría, O., y Tamayo, Y. (2025). La Inteligencia Artificial como Motor del Aprendizaje Moderno. Libro digital publicado bajo el Sello editorial: REDIPE, con las memorias del I Congreso Internacional de Inteligencia Artificial y Educación. https://editorial.redipe.org/index.php/1/catalog/book/211

Moreno, R. D. (2019). La llegada de la inteligencia artificial a la educación. Revista De Investigación En Tecnologías De La Información, 7(14), 260–270. https://doi.org/10.36825/RITI.07.14.022

Ortega, D., & Ortega, F. (2025). Innovación escolar e inteligencia artificial generativa. (Colección Cursos Congreso Internacional Pedagogía 2025). Editorial Pueblo y Educación.

Quiroz, V. (2023). Aplicaciones de Inteligencia Artificial Aliadas en la Enseñanza de las Matemáticas. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(4), 7454-7467. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i4.7498

Román, G., (2024) El Rol de la IA en la Enseñanza de Matemáticas en Entornos Virtuales. Reincisol, 3(6), pp. 2111-2133. https://doi.org/10.59282/reincisol.V3(6)2111-2133

Sabonete Calulo, J. L., & Gamboa Graus, M. E. (2022). Preparação metodológicas dos professores de Matemática no trabalho com variáveis. Didáctica y Educación, 13(6), 300–314. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1594

Sánchez, C. (2023). Las competencias matemáticas y el empleo de las tecnologías en estudiantes de bachillerato en México. Revista Varela, 23(64), 24-37.

Velázquez, R. Y. (2024). La Inteligencia Artificial en la creación de materiales didácticos digitales para enseñar Matemática. Ponencia presentada al I Congreso Internacional de Inteligencia Artificial y Educación. Recuperado a partir de: https://www.researchgate.net/publication/388033406

Velázquez, R. Y., Bermúdez M. y Castillo, E. (2025). La inteligencia artificial en la preparación matemática con vistas al ingreso a la educación superior. Ponencia presentada al evento Universidad 2026. Universidad de Las Tunas.

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Velázquez Prieto, R. Y. ., Machado Arnau, A. ., & Camejo Mastrapa, A. D. . (2025). A Inteligência Artificial no ensino da Matemática. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(5), 248–261. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2474

ARK