A inteligência artificial no ensino da matemática no curso de Gestão de Empresas
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação Matemática, Administração de EmpresasResumo
O ensino da Matemática no Ensino Superior é um tema abordado por muitos investigadores, uma vez que é do conhecimento geral a utilidade dos seus conteúdos para o futuro desempenho profissional dos estudantes; no entanto, destacam-se as dificuldades que os diferentes graus de ensino, especialmente os da área das ciências técnicas e da administração, enfrentam nesta matéria, devido, entre outros factores, à diversidade de conhecimentos, competências e motivações dos estudantes que iniciam os seus estudos. A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem sido uma das tendências mais relevantes no ensino da Matemática, no entanto, ainda existem dificuldades por parte dos alunos na aprendizagem dos seus conteúdos; nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado esta área e, no caso da formação de profissionais, oferece novas oportunidades para personalizar a aprendizagem, melhorar a compreensibilidade dos conceitos e fomentar uma maior motivação nos alunos. Este artigo enquadra-se nesta temática, analisando as aplicações actuais da IA no ensino da Matemática, a sua importância e contextualização na formação de futuros profissionais em Administração de Empresas na Universidade de Guayaquil, Equador.
Referências
de la Torre, A. C. F. & Algaba, C. B. (2017). "Mathematical Thinking and Its Importance in Higher Education." Journal of Mathematical Behavior, 46,505-515.
Artigue, M. (2009). Didactical Design in Mathematics Education. En Research on Mathematics Textbooks and Teacher Development (pp.95-115).
Inca Balseca, C. L. (2024). Inteligencia artificial para el aprendizaje de matemáticas en educación superior. Polo del Conocimiento, 9(2), 2351-2372. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/6737
Cango, A. X. D., Castillo, D. A. B., Cajo, D. P. H., & Cóndor, K. S. M. (2024). Uso de la inteligencia artificial en la resolución de problemas matemáticos: innovación y mejora del rendimiento académico en la educación superior. Reincisol., 3(6), 3573-3593. https://www.reincisol.com/ojs/index.php/reincisol/article/view/380
Chérrez Ibarra, R. X. (2023). La profesionalización del contenido en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Matemática en la carrera Administración de Empresas . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(3), 239–258. Recuperado a partir de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1704
Díaz, J. P. R., Méndez, C. D. L. M. C., & Nieves, Z. J. L. (2024). Uso de modelos de inteligencia artificial en la optimización de la enseñanza de matemáticas en la educación superior. Reincisol., 3(6), 4334-4355. DOI: https://doi.org/10.59282/reincisol.V3(6)4334-4355
Kilpatrick, J. (2009). The mathematics teacher and curriculum change. PNA, 3(3), 107-121. https://digibug.ugr.es/handle/10481/3511
Silva, M., Correa R. y Mc-Guire, P. (2024). Metodologías Activas con Inteligencia Artificial y su relación con la enseñanza de la matemática en la educación superior en Chile. Estado del arte. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (37), e2-e2. https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/3057
Mason, J. (2007). Cuadrículas de variación estructurada para explotación y desarrollo de las capacidades matemáticas de los jóvenes aprendices. Educación matemática, 19(1), 127-150.
Mena, C. (2013). La Matemática en la Formación Universitaria: Impacto y Perspectivas en la Educación Superior en Colombia. Disertación presentada en la Universidad de los Andes.
Cordero Monzón, M. Á. (2024). Inteligencia Artificial en el aula: oportunidades y desafíos para la didáctica de la matemática y física universitaria. Revista internacional de pedagogía e innovación educativa, 4(1), 193-207. https://editic.net/journals/index.php/ripie/article/view/166
Quintana, E. P., Briones, K. P. A., & Rivero, J. L. L. (2019). Alternativa metodológica para establecer relaciones interdisciplinarias entre las asignaturas Matemática y Contabilidad en la carrera de Administración de Empresas de la Universidad Técnica Estatal de Quevedo. Roca: Revista Científico-Educaciones de La Provincia de Granma, 15(1), 13-27. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6840434
Steen, L. A. (2001). Mathematics and Democracy: The Case for Quantitative Literacy. The MAA, Mathematical Sciences Education Board.
Tall, D. (2004). Functions and calculus: a new perspective. The Mathematics Teacher, 97(5),327-331. DOI:10.5951/MT.97.5.0327.
Villacís, M. D. M., & Ávila, C. P. (2018). El arte del modelado para la enseñanza de la matemática en la carrera de Administración de Empresas y Negocios. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/870
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Roberto Xavie Cherrez Ibarra, Miguel Escalona-Reyes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.