A inteligência artificial no ensino da matemática no curso de Gestão de Empresas

Autores

  • Roberto Xavier Cherrez Ibarra Universidad de Guayaquil
  • Miguel Escalona-Reyes Universidad de Holguín

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação Matemática, Administração de Empresas

Resumo

O ensino da Matemática no Ensino Superior é um tema abordado por muitos investigadores, uma vez que é do conhecimento geral a utilidade dos seus conteúdos para o futuro desempenho profissional dos estudantes; no entanto, destacam-se as dificuldades que os diferentes graus de ensino, especialmente os da área das ciências técnicas e da administração, enfrentam nesta matéria, devido, entre outros factores, à diversidade de conhecimentos, competências e motivações dos estudantes que iniciam os seus estudos. A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem sido uma das tendências mais relevantes no ensino da Matemática, no entanto, ainda existem dificuldades por parte dos alunos na aprendizagem dos seus conteúdos; nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado esta área e, no caso da formação de profissionais, oferece novas oportunidades para personalizar a aprendizagem, melhorar a compreensibilidade dos conceitos e fomentar uma maior motivação nos alunos. Este artigo enquadra-se nesta temática, analisando as aplicações actuais da IA no ensino da Matemática, a sua importância e contextualização na formação de futuros profissionais em Administração de Empresas na Universidade de Guayaquil, Equador.

Biografia do Autor

Roberto Xavier Cherrez Ibarra, Universidad de Guayaquil

Máster en Educación Matemática Universitaria.

Miguel Escalona-Reyes, Universidad de Holguín

Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor de Matemática

Referências

de la Torre, A. C. F. & Algaba, C. B. (2017). "Mathematical Thinking and Its Importance in Higher Education." Journal of Mathematical Behavior, 46,505-515.

Artigue, M. (2009). Didactical Design in Mathematics Education. En Research on Mathematics Textbooks and Teacher Development (pp.95-115).

Inca Balseca, C. L. (2024). Inteligencia artificial para el aprendizaje de matemáticas en educación superior. Polo del Conocimiento, 9(2), 2351-2372. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/6737

Cango, A. X. D., Castillo, D. A. B., Cajo, D. P. H., & Cóndor, K. S. M. (2024). Uso de la inteligencia artificial en la resolución de problemas matemáticos: innovación y mejora del rendimiento académico en la educación superior. Reincisol., 3(6), 3573-3593. https://www.reincisol.com/ojs/index.php/reincisol/article/view/380

Chérrez Ibarra, R. X. (2023). La profesionalización del contenido en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Matemática en la carrera Administración de Empresas . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(3), 239–258. Recuperado a partir de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1704

Díaz, J. P. R., Méndez, C. D. L. M. C., & Nieves, Z. J. L. (2024). Uso de modelos de inteligencia artificial en la optimización de la enseñanza de matemáticas en la educación superior. Reincisol., 3(6), 4334-4355. DOI: https://doi.org/10.59282/reincisol.V3(6)4334-4355

Kilpatrick, J. (2009). The mathematics teacher and curriculum change. PNA, 3(3), 107-121. https://digibug.ugr.es/handle/10481/3511

Silva, M., Correa R. y Mc-Guire, P. (2024). Metodologías Activas con Inteligencia Artificial y su relación con la enseñanza de la matemática en la educación superior en Chile. Estado del arte. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (37), e2-e2. https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/3057

Mason, J. (2007). Cuadrículas de variación estructurada para explotación y desarrollo de las capacidades matemáticas de los jóvenes aprendices. Educación matemática, 19(1), 127-150.

Mena, C. (2013). La Matemática en la Formación Universitaria: Impacto y Perspectivas en la Educación Superior en Colombia. Disertación presentada en la Universidad de los Andes.

Cordero Monzón, M. Á. (2024). Inteligencia Artificial en el aula: oportunidades y desafíos para la didáctica de la matemática y física universitaria. Revista internacional de pedagogía e innovación educativa, 4(1), 193-207. https://editic.net/journals/index.php/ripie/article/view/166

Quintana, E. P., Briones, K. P. A., & Rivero, J. L. L. (2019). Alternativa metodológica para establecer relaciones interdisciplinarias entre las asignaturas Matemática y Contabilidad en la carrera de Administración de Empresas de la Universidad Técnica Estatal de Quevedo. Roca: Revista Científico-Educaciones de La Provincia de Granma, 15(1), 13-27. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6840434

Steen, L. A. (2001). Mathematics and Democracy: The Case for Quantitative Literacy. The MAA, Mathematical Sciences Education Board.

Tall, D. (2004). Functions and calculus: a new perspective. The Mathematics Teacher, 97(5),327-331. DOI:10.5951/MT.97.5.0327.

Villacís, M. D. M., & Ávila, C. P. (2018). El arte del modelado para la enseñanza de la matemática en la carrera de Administración de Empresas y Negocios. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/870

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Cherrez Ibarra, R. X., & Escalona-Reyes, M. (2024). A inteligência artificial no ensino da matemática no curso de Gestão de Empresas. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(6), 328–343. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2170

Edição

Seção

Artículos

ARK