Incorporação do desenvolvimento socioemocional no ensino de matemática no ensino médio.
Palavras-chave:
desenvolvimento socioemocional, matemática, ensino médio.Resumo
Este artigo esclarece os desafios da educação matemática no ensino médio, em especial a falta de motivação dos alunos, as dificuldades conceituais e as habilidades socioemocionais subdesenvolvidas. Ele apresenta a pesquisa de doutorado do autor principal, orientada pelo coautor, que explora essas questões no contexto do "Pensamento Matemático I" em uma escola de ensino médio mexicana. O estudo identifica as principais deficiências, como a apatia dos alunos, a transferência inadequada de habilidades socioemocionais para a solução de problemas e a ausência de ambientes de aprendizagem que apoiem o aprendizado. Para resolver esses problemas, é proposta uma nova estratégia de ensino que enfatiza o desenvolvimento socioemocional. O objetivo dessa estratégia é criar um espaço seguro para expressar ideias matemáticas, incentivar a participação ativa e promover o aprendizado colaborativo. Os resultados esperados incluem o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos, a melhora da autoestima matemática e o desenvolvimento de habilidades de autorregulação emocional aplicáveis à solução de problemas. É importante ressaltar que a estratégia destaca a interconexão entre o conteúdo matemático e as habilidades socioemocionais. Os resultados esperados dessa pesquisa são melhor desempenho acadêmico, maior envolvimento dos alunos, um ambiente de aprendizagem mais positivo e uma abordagem mais holística para o desenvolvimento dos alunos. Esse estudo destaca ainda mais o papel crucial de abordar as dimensões emocionais e sociais na criação de uma experiência de aprendizado de matemática eficaz e envolvente.
Referências
Atunes Patarroyo, S., Durán Upegui, L. D., & Pomar Leal, I. K. (2022). La influencia al componente afectivo y emocional en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la matemática escolar, desde una perspectiva sociocultural en grado primero.
Collaguazo Álvarez, C. G. (2020). Estrategias metodológicas inclusivas para la atención a la diversidad en el proceso de enseñanza aprendizaje de la matemática en básica intensiva (Master's thesis, Universidad Nacional de Educación).
Egana-delSol, P. (2023). The impacts of a middle-school art-based program on academic achievements, creativity, and creative behaviors. npj Science of Learning, 8(1), 39.
Gamboa Graus, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 9(2).
Gamboa Graus, M. E. (2023). Sample size calculation in scientific research. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 11(1).
García Calderón, O. M. (2021). Estrategia de enseñanza aprendizaje sustentada en un modelo didáctico contextualizado para desarrollar la inteligencia lógico matemático.
Gutiérrez, N. R. G., & Pérez, Y. B. R. (2022). Priorizar problemas en el aprendizaje de las matemáticas usando la matriz de Vester. Revista Boletín Redipe, 11(2), 447-460.
Hornstra, L., Stroet, K., Rubie-Davies, C., & Flint, A. (2023). Teacher Expectations and Self-Determination Theory: Considering Convergence and Divergence of Theories. Educational Psychology Review, 35(3), 76.
Lluén Muga, H. (2019). Estrategias didácticas usando las Tic´ S para mejorar el proceso de enseñanza aprendizaje en la IE Elvira García y García del distrito de Chiclayo. región Lambayeque. 2017.
Saavedra, E. M. L. (2020). Tecnologías de la información y comunicación (TIC) integradas en estrategias didácticas innovadoras que faciliten procesos de enseñanza aprendizaje en la unidad de funciones de Matemática General, FAREM Estelí. Revista Científica de FAREM-Estelí, (36), 22-36.
Staus, NL, Lesseig, K., Lamb, R., Falk, J. y Dierking, L. (2020). Validación de una medida de interés STEM para adolescentes. Revista Internacional de Educación Científica y Matemática, 18, 279-293.
Villamizar, N. L. H., Velandia, W. M., & Jaimes, S. P. (2012). Revisión teórica sobre la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Revista virtual universidad católica del norte, (35), 254-287.
Wang, S., Rubie-Davies, CM y Meissel, K. (2019). Prácticas instructivas e interacciones en el aula de profesores de altas y bajas expectativas en China. Psicología Social de la Educación, 22 (4), 841-866.
Yaffar, F. B., & Nemecio, J. L. (2020). Socioformación y pensamiento matemático. Cartografía conceptual sobre el aprendizaje por proyectos. Política y Cultura, (54), 215-233.
Zambrano Briones, M. A., Hernández Díaz, A., & Mendoza Bravo, K. L. (2022). El aprendizaje basado en proyectos como estrategia didáctica. Conrado, 18(84), 172-182.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Reyna Romero Delgado, Michel Enrique Gamboa Graus
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.