Aprendizagem baseada na brincadeira em alunos da pré-escola
Palavras-chave:
aprendizagem, brincadeira, pré-escola, pré-escolaResumo
A pesquisa sobre o processo de aprendizagem lúdica em alunos da pré-escola é de grande novidade, pois tem havido um interesse crescente em entender como a brincadeira pode ser usada como uma ferramenta eficaz para melhorar o processo de aprendizagem em crianças pequenas. Nas últimas décadas, houve uma série de estudos sugerindo que a brincadeira pode ser uma maneira eficaz de melhorar a aprendizagem nas crianças e que as crianças estão mais motivadas e engajadas quando estão envolvidas em atividades lúdicas. A novidade desta pesquisa é que a brincadeira tem se mostrado não apenas uma atividade recreativa, mas também uma ferramenta valiosa para a educação e aprendizagem nas crianças, o que levou a uma maior exploração e desenvolvimento de estratégias lúdicas para melhorar o processo de aprendizagem nas crianças em idade pré-escolar. A população é constituída pelos alunos do jardim de infância Vicente Suarez na comunidade de Coahuixtla,
Amacuzac, Morelos. Foi selecionada uma amostra de conveniência, alunos de um único grupo pré-escolar, aqueles a quem o autor principal dirige seu processo de aprendizagem e cujos pais ou tutores deram seu consentimento para participar do estudo. Além disso, foi possível verificar que a pesquisa sobre este tópico pode contribuir para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos da instituição.
Referências
Bae, S. (2018). The relationship between teacher scaffolding, students' motivation, and engagement in learning: A meta-analysis. Educational Research Review, 24, 223-242. doi: 10.1016/j.edurev.2018.05.002
Barba Gallardo, P. A., Pérez Armas, A. M. y Bedón Velastegui, P. M. (2018). Problemas del aprendizaje en la edad infantil. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(4), 85-100.
Carranza Hernández, Y. (2022). La inteligencia socioemocional en función de alumnos de un jardín de niños en Cuernavaca, Morelos. Fundamentos teóricos y propuesta de protocolo de investigación. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 10(1).
Castro Miranda, G. y Calzadilla Vega, G. (2021). La comunicación asertiva. Una mirada desde la psicología de la educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 131-151.
Domínguez, A. (2019). El aprendizaje lúdico en el aula de infantil: Análisis de una experiencia. Revista de Investigación en Educación, 17(1), 59-71. doi: 10.6018/rie.374031
Engle, R. A., & Conant, F. R. (2018). The power of play: A research summary on play and learning. Playful Learning Landscapes, University of Colorado Boulder.
Escalona León, D., Delgado Mendoza, H., Madrigal Contrera, M. y Rodríguez Díaz, J. (2019). Atención integral e intercultural de niños y niñas en educación preescolar. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(2), 147-164.
Eshach, H., & Fried, M. N. (2019). Play and learn: An integrative perspective on children's learning through play. Educational Psychologist, 54(1), 48-64.
Fletes-Fuentes, L. M. y Quijano-Arias, R. A. (2019). Importancia del juego en el aprendizaje de los niños. Revista Científica de Investigación Educativa, 8(14), 68-76.
Gamboa Graus, M. E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
Gamboa Graus, M. E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador del currículo en la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(6), 195–211.
Gamboa Graus, M. E. (2019b). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.
Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341-366.
Ginsburg, K. R. (2018). The importance of play in promoting healthy child development and maintaining strong parent-child bonds. Pediatrics, 142(3), e20182058.
Hestenes, L. L. (2017). Play-based learning in early childhood education. Childhood Education, 93(3), 194-197.
León, M. A., Vaca, A. C. y López, J. L. G. (2019). El juego como herramienta pedagógica para el desarrollo integral de los niños y niñas de educación infantil. Rikchay, 7(1), 135-148.
Lindgren, R., & Tscholl, M. (2020). Learning and the power of play: A literature review on designing playful learning experiences. Educational Technology Research and Development, 68(2), 313-342. doi: 10.1007/s11423-019-09709-9
Martínez, M. Á. (2020). El juego en la educación infantil. Revista Digital Innovación y Experiencias Educativas, 10(22), 1-12.
McQuillan, P., & Conde, N. (2020). Learning through play in early childhood education. Childhood Education, 96(2), 71-76.
Munguía Hernández, E. (2019). La problemática de la formación en valores en el Jardín de Niños" Lauro Aguirre", turno matutino, Toluca, Estado de México. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 6(Edición especial).
Pérez Constante, M. B., Paola Tramallino, C. y Peñafiel Gaibor, V. (2020). La estimulación temprana en el desarrollo de habilidades y destrezas del lenguaje en niños de educación inicial. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(2), 86-95.
Revazov, V., Kryvorotko, A., Philippov, V., Telesh, A., Klochko, O. y Plyushch, I. (2020). Condiciones pedagógicas del trabajo para formar el habla gramaticalmente correcta de los niños de edad 5 y 6 años por medio de juegos didácticos de ordenador. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(2).
Roque García, E., Guirado Rivero, V. C. y Rey Benguría, C. (2020). La preparación del docente para la atención a los sistemas preferenciales de comunicación en la infancia prescolar. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(5), 294-303.
Torres Herrera, Y. Á., Madrigal Contrera, M., Delgado Mendoza, H., Shauri Romero, J. D., Galarza Mayorga, A. Y. y Gallegos Ruiz, G. J. (2018). El desarrollo de las competencias comunicativas en educación parvularia a través del juego. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(3), 21-30.
Segura-Pérez, S., Torres-Sánchez, L. A., Rodríguez-Medina, J. R. y Ortiz-Hernández, L. (2018). Importancia del juego y del aprendizaje lúdico en la educación infantil. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(2), 1-15.
Talbot, R., & Griggio, L. (2018). Play-based learning: A review of the evidence. Education Research International, 2018, 1-10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Areli Fernández Patiño
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.