Estratégias de ensino baseadas em projetos para o processo de ensino-aprendizagem da Geografia no Ensino Secundário Superior.

Autores

  • Isaac Atanacio Serrano Unidad Académica Preparatoria no. 32 de la Universidad Autónoma de Guerrero en Iguala de la Independencia

Palavras-chave:

Geografia, estratégias didáticas, projetos

Resumo

A novidade de pesquisar o processo de Ensino e Aprendizagem Geográfico baseado em projetos no Ensino Médio Superior reside na necessidade de buscar estratégias inovadoras e eficazes para melhorar o aprendizado dos estudantes nesta disciplina. A implementação de projetos no ensino de geografia pode fomentar a participação ativa dos estudantes em seu próprio processo de aprendizagem, aumentar sua motivação, desenvolver habilidades sociais e cognitivas e melhorar sua compreensão e análise dos fenômenos geográficos. Além disso, a pesquisa neste campo pode contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas para o ensino de geografia no ensino secundário superior, o que pode ter um impacto em outros níveis e disciplinas educacionais. A população para caracterizar a problemática do processo ensino-aprendizagem da Geografia no sistema semiescolar da Unidade Preparatória Acadêmica nº 32 da Universidade Autônoma de Guerrero em Iguala de la Independencia, Guerrero, são os estudantes, professores e pessoal administrativo que estão envolvidos no processo educacional da disciplina de Geografia nesta instituição. A amostra é selecionada utilizando uma amostragem proposital para selecionar professores e pessoal administrativo com experiência na implementação de estratégias didáticas na disciplina de Geografia. Além disso, foi possível verificar que a pesquisa sobre este tema pode contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia na instituição. 

Biografia do Autor

Isaac Atanacio Serrano, Unidad Académica Preparatoria no. 32 de la Universidad Autónoma de Guerrero en Iguala de la Independencia

 Ingeniero agrónomo, Máster en Ciencias de la Educación.

Referências

Alejandre Jiménez, S. N., Ortiz Bosch, M. J. y Izaguirre Remón, R. C. (2020). Aproximación filosófica de la preservación de la identidad cultural desde la formación de la cultura geográfica en la carrera de Geografía, Universidad de Granma. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 8(1).

Bannister, J. & Pearce, L. (2017). Using project-based learning to teach Geographical Information Systems. Journal of Geography in Higher Education, 41(2), 288-301. doi: 10.1080/03098265.2017.1303277

Carreto Bernal, F. y González Pérez, R. (2021). Tendencias en la Enseñanza de la Geografía Cultural en México, una perspectiva desde los SEGEM, 1982-2019. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 8(Edición especial 2).

Carrillo, E., Valdéz, M. y Pérez, A. (2018). Evaluación de la calidad de los proyectos de enseñanza-aprendizaje de Geografía en educación media superior. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 23(79), 577-598. https://doi.org/10.1016/j.rmie.2018.04.004

Castañeda, A., Cabrera, M. y Lugo, M. (2019). Estrategias didácticas y aprendizaje significativo. Educación y Ciencia, 22(13), 29-34.

Castro Miranda, G. y Calzadilla Vega, G. (2021). La comunicación asertiva. Una mirada desde la psicología de la educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 131-151.

Espejel, G., Salinas, E. y Cervantes, J. (2019). Evaluación de las estrategias didácticas basadas en proyectos para el proceso de enseñanza-aprendizaje de Geografía en educación media superior. Revista de Investigación Académica, 20, 1-18. https://www.uanl.mx/noticias/wp-content/uploads/2019/12/Evaluaci%C3%B3n-de-las-estrategias-did%C3%A1cticas-basadas-en-proyectos-para-el-proceso-de-ense%C3%B1anza-aprendizaje-de-geograf%C3%ADa-en-educaci%C3%B3n-media-superior.pdf

Gamboa Graus, M.E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).

Gamboa Graus, M. E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador del currículo en la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(6), 195–211.

Gamboa Graus, M. E. (2019b). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.

Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341-366.

González-Monroy, L. (2018). La enseñanza de la geografía y la formación de ciudadanos críticos y participativos. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 12(1), 68-79.

Hsu, C. (2019). Exploring the Effectiveness of Project-Based Learning on Geographic Competence Development in Taiwan. Journal of Geography in Higher Education, 43(1), 104-117. doi: 10.1080/03098265.2018.1530573

Huang, C. (2018). The Impact of Project-Based Learning on Students' Environmental Attitudes and Knowledge in a Geography Course. Journal of Geography in Higher Education, 42(1), 33-45. doi: 10.1080/03098265.2017.1403994

Labrada García, Y., López Azahares, H., & Peña Rivas, M. (2020). Geografía local y educación ambiental: un binomio elemental en función del desarrollo sostenible. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(3).

López Azahares, H., Alba Castellano, O. y Rodríguez Bello, C. (2021). Propuesta de una metodología para la evaluación formativa desde la enseñanza-aprendizaje de la Geografía en el preuniversitario. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 9(1).

Reynosa Yero, M., Quintero Mantecón, Y. y Gamboa Graus, M. E. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la innovación educativa como competencia de dirección en educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 204-228.

Roca Piloso, P. M., Alonso Betancourt, L. A. y Moreira Macías, B. A. (2018). Guía didáctica de diseño de proyectos para el ejercicio del liderazgo pedagógico en la formación inicial del Licenciado en Educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(2), 179-200.

Sahin, E. & Yavuz, N. (2021). Project-Based Learning in Geography Education: The Effect on Students' Critical and Creative Thinking Skills, Motivation, and Attitudes. Journal of Geography in Higher Education, 45(1), 1-22. doi: 10.1080/03098265.2020.1825993

Sánchez-Martín, R., Rodríguez-López, B. y Martínez-Martínez, M. (2018). Estrategias de enseñanza basadas en proyectos para la educación secundaria. Revista de Investigación Educativa, 36(1), 155-169.

Torres Cruz, M. D., Prendes Sans, J. A. y Rodríguez León, M. (2019). Propuesta de tareas docentes con enfoque interdisciplinario entre los contenidos de Química, Biología y Geografía en el octavo grado. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(1).

Torres Ramírez, E. de los M., Díaz-Granado Bricuyet, L. M., Pérez Mendoza, Y. y Chávez Chóez, M. G. (2018). La cultura ambiental en la formación de los técnicos del nivel medio: una alternativa para su tratamiento. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(2), 289-298.

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Atanacio Serrano, I. . (2023). Estratégias de ensino baseadas em projetos para o processo de ensino-aprendizagem da Geografia no Ensino Secundário Superior . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(2), 212–230. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1717

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.