Programa de intervenção sóciopsico-educacional para o crescimento pessoal do aluno do curso de PedagogiaPsicologia em formação inicial.

Autores

  • Yorlan José Rivas Avila Universidad de Las Tunas
  • Lázara María Varona Moreno Universidad de Las Tunas
  • Pablo Raúl Mas Sánchez Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

intervenção, crescimento pessoal, treinamento inicial

Resumo

O artigo é o resultado de uma pesquisa e responde ao projeto científico da Universidade de Las Tunas: orientação e aconselhamento psicopedagógico em contextos educacionais, laborais, sociais e clínicos para o desenvolvimento socioeducativo cubano. Nesse sentido, oferece uma contribuição prática para a formação inicial do aluno do curso de Pedagogia-Psicologia, a fim de resolver manifestações de insuficiências com relação ao crescimento pessoal. Assim, o objetivo foi direcionado para a elaboração de um programa de intervenção sócio-psicoeducacional para o crescimento pessoal do aluno do curso de PedagogiaPsicologia em formação inicial. Foram utilizados métodos teóricos: análise-síntese, indução-dedução, modelagem e sistêmico estrutural-funcional; e métodos empíricos: consulta a especialistas. A elaboração do programa de intervenção sócio-psicopedagógica no processo de formação inicial do aluno do curso de Pedagogia-Psicologia foi concebida com o objetivo de desenvolver recursos teórico-metodológicos, psicológicos e sócio-profissionais, com base no protagonismo do aluno, na relação de ajuda e na facilitação da aprendizagem formativa.

Biografia do Autor

Yorlan José Rivas Avila, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Psicología. Máster en Orientación Educativa. Departamento Pedagogía-Psicología.

Lázara María Varona Moreno, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Pedagogía-Psicología. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Departamento Pedagogía-Psicología.

Pablo Raúl Mas Sánchez, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Pedagogía-Psicología. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Departamento Pedagogía-Psicología.

Referências

Bermúdez Morris, R y Pérez Martín, L.M. (2004). Aprendizaje Formativo y Crecimiento Personal. Ciudad de la Habana: Pueblo y Educación.

Bermúdez Morris, R. et al. (2001). Dinámica de grupo en educación: su facilitación. La Habana: Pueblo y Educación.

Calviño Valdés-Fauly, M.A. (2008). Trabajar en y con grupos. Experiencias y reflexiones básicas. La Habana: Félix Varela.

Domínguez García, L. (2013). Juventud, responsabilidad y compromiso social. En Memorias del V Congreso Latinoamericano de niñez, adolescencia y familia “ADOLECA”. Matanzas, Cuba. http://www.adolecacuba.com/index.php?module=invitation

García Valdés, M. y Suárez Marín, M. (2013). El método Delphi para la consulta a expertos en la investigação científica. Revista Cubana de Salud Pública, 39(2), 253-267.https://www.medigraphic.com/cgi bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=43748

Gil Escudero, G. y Rodríguez Zafra, M. (2022). Los grupos de crecimiento personal: origen y características. Revista de Psicoterapia, 33 (121), 149-156. https://doi.org/10.33898/rdp.v33i121.1128

Lenin, V.I. (1964). Obras Completas. Tomo XXXVlll. Cuadernos filosóficos. La Habana: Política.

López, A. y Ramos, G. (2021). Acerca de los métodos teóricos y empíricos de investigación: significación para la investigación educativa. Revista Conrado, 17(S3),22-31. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2133

Mendoza, M. M., Del Valle, J. N. y González, Z. (2021). Concepción teórico metodológica para el desarrollo del modo de actuación creativo en estudiantes universitarios. Revista Mendive. Revista de Educación, 19(4), 1185-1202. http://scielo.sld.cu/pdf/men/v19n4/1815-7696-men-19-04-1185.pdf

MES. (2016). Modelo del Profesional. Plan de Estudio E Carrera de Licenciatura en Educación Pedagogía Psicología. La Habana: Ministerio de Educación Superior.

Méndez Sambalundo, A. (2015). Programa psicoeducativo “PROTEC” para la atención de jóvenes con traumatismos craneoencefálicos ingresados en el Hospital General de Huambo, Angola. [Tesis doctoral, Universidad Central Marta Abreu de Las Villas]

Montano Barreto, S. (2019). Elaboración de un Programa Psicoeducativo para potenciar la comprensión emocional en escolares con manifestaciones agresivas. [Tesis de maestría). Universidad Central de la Villas Martha Abreu, Santa Clara].

Pupo Rodríguez, R., Leyva Arévalo, D. y Calzadilla González, O. (2017). Programa para la intervención psicopedagógica a escolares con dificultades en el aprendizaje. Revista Luz. XVI. (2), pp.102-111. http://luz.uho.edu.cu

Ramírez Velázquez, E. y Vizcaíno Escobar, A.E. (2020). La psicoeducación y su alcance para el desarrollo de adultos en el contexto laboral. Revista Didascalia, Vol. XI (6),107-123. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1107

Ravelo, L. y Bonilla, I. C. (2022). La cultura inclusiva en la formación inicial del Licenciado en Educación Pedagogía Psicología. Revista Conrado, 18(86), 165-173. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2405

Rivas, Y. J. (2022). Sistema teórico conceptual para teorizar, diagnosticar e intervenir el crecimiento personal del psicopedagogo en formación inicial. Revista Chakiñan. Recuperado de https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5154

Rivas Avila, Y.J. (2021). Vía dinámica, productiva, reflexiva y vivencial para favorecer el crecimiento personal en las escuelas pedagógicas. Revista Edusol, 21 (75), p.138-153. http://scielo.sld.cu/pdf/eds/v21n75/1729-8091-eds-21-75-138.pdf

Rivas, Y. J., Varona, L. M. y Mas, P. R. (2019). El crecimiento personal como unidad de análisis compleja del desarrollo integral de la personalidad. Fundamentos epistemológicos. Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(6), 171-194. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1091

Rivas, Y. J. y Mosqueda, L. (2020). Crecimiento personal. Acercamiento dialéctico materialista e histórico cultural para su comprensión teórica, conceptual, metodológica y práctica. Revista Cognosis, 5, 125-146. https://doi.org/10.33936/cognosis.v5i4.2110

Rivas, Y. J., Mosqueda, L. y Alonso, E. (2021). La formación del psicopedagogo(a) en la Universidad de Las Tunas. Revista Pilquen: Sección Psicopedagogía, 18(2), 1-11. https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/psico/article/view/3564/pdf

Salmerón, E. y Quintana, O. (2010). Los resultados científicos de la investigación: el programa como resultado científico. Villa Clara: Universidad Pedagógica “Félix Varela.

SPSS v27. (2022). Software Estadístico para las Ciencias Sociales. Recuperado de https://www.mediafire.com/file/8pypo4fsix2bg3n/SPSS-27-ICP.rar/file

Publicado

2023-07-19

Como Citar

Rivas Avila, Y. J., Varona Moreno, L. M. ., & Mas Sánchez, P. R. (2023). Programa de intervenção sóciopsico-educacional para o crescimento pessoal do aluno do curso de PedagogiaPsicologia em formação inicial . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(3), 166–194. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1620

Edição

Seção

Artículos

ARK