Metodologia de orientação vocacional pré-universitária rumo a uma carreira no ensino da Física
Palavras-chave:
metodologia, orientação vocacional, FísicaResumo
O objetivo deste artigo foi elaborar uma metodologia de orientação profissional para a carreira pedagógica da Física, a fim de favorecer a entrada de estudantes pré-universitários nesta carreira. Os métodos analítico-sintéticos, indutivo-dedutivos foram usados no processamento das informações, e o método sistêmico foi usado na elaboração da metodologia. A metodologia foi avaliada por meio do julgamento de especialistas. O método Delphi foi utilizado para o processamento estatístico. O principal resultado do estudo foi a proposta de uma metodologia para a orientação profissional para a carreira pedagógica em física, que leva em conta a transformação e o desenvolvimento da personalidade dos estudantes, aumentando sua motivação para a carreira. Os especialistas consideraram que a aplicação da metodologia favorecerá o processo em estudo e, conseqüentemente, alcançará uma maior autodeterminação dos estudantes.
Referências
Referencias
Alonso, L.A., Leyva, P.A. y Mendoza, L.L. (2019). La metodología como resultado científico: alternativa para su diseño en el área de ciencias pedagógicas, Revista Opuntia Brava, 11(Especial 2), 231-247. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/915
Barrera, I., Reyes, A. C. y Cueto, R. N. (2018). Estrategia de orientación profesional pedagógica con enfoque grupal para el desarrollo de intereses profesionales pedagógicos. Revista Mendive, 16(4), 517-548. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962018000400517&Ing=es&tIng=es
Basto, R. y Basto, M. (2017). Estrategia pedagógica para la orientación profesional en la Educación Preuniversitaria. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo: Generando Productividad Institucional, 5(1), 12. https://doi.org/10.34070/rif.v5i1.52
Carcassés, E., Infante, A. y Milán, B. (2018). La orientación vocacional y la formación profesional: un proyecto formativo. Revista Transformación, 14 (1), 33-43. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-29552018000100004&Ing=es&tIng=es
Cervantes, N. (2019). La orientación profesional en el preuniversitario hacia las carreras técnicas. [Tesis de doctorado, Universidad de Holguín]. http://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/6169
Crespo, T. (2018). Respuestas a 16 preguntas sobre el empleo de expertos en la investigación pedagógica. San Marcos. https://www.researchgate.net/publication/324823013
Cueto, R.N., Barrera, I. y Piñera, Y.C. (2016). Un estudio pedagógico sobre la orientación profesional vocacional pedagógica con enfoque multifactorial. Revista Mendive, 14(3), 227-236. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962016000300004&Ing=es&tIng=es
De Armas, N. y Valle, A. (2011). Resultados científicos en la investigación educativa. Pueblo y Educación.
Del Pino, J.L. (2006a). Valoración del proceso de aplicación de los resultados de la investigación científica a las estrategias de trabajo orientadas por el MINED en el sistema de orientación profesional para las carreras pedagógicas sus consecuencias en el ingreso a las mismas. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, La Habana.
García, Y. y Despaigne, M. (2016). Metodología para el desarrollo de la orientación profesional pedagógica desde las clases de Física en el preuniversitario. Revista Maestro y Sociedad, 13(2), 106-119. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/1780
González, I., Rodríguez, A. y Hernández, J. (2020). La orientación profesional para los estudiantes de preuniversitario desde la Universidad de Camagüey. Revista Luz, 19 (1), 3-14. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1010
González, V. (2003). La orientación profesional desde la perspectiva histórico-cultural del desarrollo humano. Revista Cubana de Psicología, 20(3). http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rcp/v20n3/12.pdf
Gordillo, N.A. (2007). Metodología, método y propuestas metodológicas en Trabajo Social Revista Tendencia & Retos, (12), 119-135. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4929312
Infante, A. I., Leyva, P. A. y Mendoza, L. L. (2018). La preparación para la elección profesional en la educación preuniversitaria: modelación teórica y metodológica. En Santiesteban, E. (edit.). Ciencia e Innovación Tecnológica, Vol. II, (2839-2848). Académica Universitaria. http://edacunob.ult.edu.cu/handle/123456789/73
Justiz, M., Bacardí, F. y Viamontes, E. (2016). La estrategia de orientación profesional hacia las carreras pedagógicas en la provincia Camagüey. Revista Transformación, 12 (2), 167-176. https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/1471
Padilla, O., Cancio, E. y Del Pino, J.L. (2019). Estrategia con enfoque multifactorial para la orientación profesional pedagógica. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa REFCalE, 7(3), 45-59. http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/download/2566/1841
Rodríguez, A. (2016). La orientación profesional pedagógica hacia la Licenciatura de Matemática-Física en el preuniversitario. [Tesis de doctorado, Universidad de Holguín]. http://repositorio.uho.edu.cu/handle/uho/2421 `
Senra, N., Ramos, Y. y Rangel, C. (2018). La autovaloración y la proyección futura en la motivación profesional de los estudiantes. Revista Conrado, 14(63), 214-220. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442018000300214&Ing=es&tIng=es
Vilaú, E., Cueto, R.N. y Pruna, Y. (2016). Los intereses profesionales pedagógicos en estudiantes de la Educación Media Superior: apuntes y reflexiones desde la orientación profesional. Revista Mendive, 14(2),158-165. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962016000200004&Ing=es&tIng=es
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Alegna Font Maury, Ada Iris Infante Ricardo, Marlenis Dorrego Pupo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.