Metodologia de orientação vocacional pré-universitária rumo a uma carreira no ensino da Física
Palavras-chave:
metodologia, orientação vocacional, FísicaResumo
O objetivo deste artigo foi elaborar uma metodologia de orientação profissional para a carreira pedagógica da Física, a fim de favorecer a entrada de estudantes pré-universitários nesta carreira. Os métodos analítico-sintéticos, indutivo-dedutivos foram usados no processamento das informações, e o método sistêmico foi usado na elaboração da metodologia. A metodologia foi avaliada por meio do julgamento de especialistas. O método Delphi foi utilizado para o processamento estatístico. O principal resultado do estudo foi a proposta de uma metodologia para a orientação profissional para a carreira pedagógica em física, que leva em conta a transformação e o desenvolvimento da personalidade dos estudantes, aumentando sua motivação para a carreira. Os especialistas consideraram que a aplicação da metodologia favorecerá o processo em estudo e, conseqüentemente, alcançará uma maior autodeterminação dos estudantes.
Referências
Referencias
Alonso, L.A., Leyva, P.A. y Mendoza, L.L. (2019). La metodología como resultado científico: alternativa para su diseño en el área de ciencias pedagógicas, Revista Opuntia Brava, 11(Especial 2), 231-247. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/915
Barrera, I., Reyes, A. C. y Cueto, R. N. (2018). Estrategia de orientación profesional pedagógica con enfoque grupal para el desarrollo de intereses profesionales pedagógicos. Revista Mendive, 16(4), 517-548. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962018000400517&Ing=es&tIng=es
Basto, R. y Basto, M. (2017). Estrategia pedagógica para la orientación profesional en la Educación Preuniversitaria. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo: Generando Productividad Institucional, 5(1), 12. https://doi.org/10.34070/rif.v5i1.52
Carcassés, E., Infante, A. y Milán, B. (2018). La orientación vocacional y la formación profesional: un proyecto formativo. Revista Transformación, 14 (1), 33-43. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-29552018000100004&Ing=es&tIng=es
Cervantes, N. (2019). La orientación profesional en el preuniversitario hacia las carreras técnicas. [Tesis de doctorado, Universidad de Holguín]. http://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/6169
Crespo, T. (2018). Respuestas a 16 preguntas sobre el empleo de expertos en la investigación pedagógica. San Marcos. https://www.researchgate.net/publication/324823013
Cueto, R.N., Barrera, I. y Piñera, Y.C. (2016). Un estudio pedagógico sobre la orientación profesional vocacional pedagógica con enfoque multifactorial. Revista Mendive, 14(3), 227-236. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962016000300004&Ing=es&tIng=es
De Armas, N. y Valle, A. (2011). Resultados científicos en la investigación educativa. Pueblo y Educación.
Del Pino, J.L. (2006a). Valoración del proceso de aplicación de los resultados de la investigación científica a las estrategias de trabajo orientadas por el MINED en el sistema de orientación profesional para las carreras pedagógicas sus consecuencias en el ingreso a las mismas. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, La Habana.
García, Y. y Despaigne, M. (2016). Metodología para el desarrollo de la orientación profesional pedagógica desde las clases de Física en el preuniversitario. Revista Maestro y Sociedad, 13(2), 106-119. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/1780
González, I., Rodríguez, A. y Hernández, J. (2020). La orientación profesional para los estudiantes de preuniversitario desde la Universidad de Camagüey. Revista Luz, 19 (1), 3-14. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1010
González, V. (2003). La orientación profesional desde la perspectiva histórico-cultural del desarrollo humano. Revista Cubana de Psicología, 20(3). http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rcp/v20n3/12.pdf
Gordillo, N.A. (2007). Metodología, método y propuestas metodológicas en Trabajo Social Revista Tendencia & Retos, (12), 119-135. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4929312
Infante, A. I., Leyva, P. A. y Mendoza, L. L. (2018). La preparación para la elección profesional en la educación preuniversitaria: modelación teórica y metodológica. En Santiesteban, E. (edit.). Ciencia e Innovación Tecnológica, Vol. II, (2839-2848). Académica Universitaria. http://edacunob.ult.edu.cu/handle/123456789/73
Justiz, M., Bacardí, F. y Viamontes, E. (2016). La estrategia de orientación profesional hacia las carreras pedagógicas en la provincia Camagüey. Revista Transformación, 12 (2), 167-176. https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/1471
Padilla, O., Cancio, E. y Del Pino, J.L. (2019). Estrategia con enfoque multifactorial para la orientación profesional pedagógica. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa REFCalE, 7(3), 45-59. http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/download/2566/1841
Rodríguez, A. (2016). La orientación profesional pedagógica hacia la Licenciatura de Matemática-Física en el preuniversitario. [Tesis de doctorado, Universidad de Holguín]. http://repositorio.uho.edu.cu/handle/uho/2421 `
Senra, N., Ramos, Y. y Rangel, C. (2018). La autovaloración y la proyección futura en la motivación profesional de los estudiantes. Revista Conrado, 14(63), 214-220. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442018000300214&Ing=es&tIng=es
Vilaú, E., Cueto, R.N. y Pruna, Y. (2016). Los intereses profesionales pedagógicos en estudiantes de la Educación Media Superior: apuntes y reflexiones desde la orientación profesional. Revista Mendive, 14(2),158-165. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962016000200004&Ing=es&tIng=es
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Alegna Font Maury, Ada Iris Infante Ricardo, Marlenis Dorrego Pupo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.