Apreciação musical no treinamento de instrutores de arte

Autores

  • Elemnia Álverez Universidad de Las Tunas
  • Urbano Félix Machado Gallardo Universidad de Las Tunas
  • Elio Hernández Pérez Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

educação artística, obras musicais, educação e treinamento vocacional

Resumo

O artigo trata da necessidade do profissional em treinamento adquirir, durante o período de estudos, novos conhecimentos e habilidades, particularmente aqueles relacionados à Educação Artística e seu significado, ao mesmo tempo em que desenvolve a forma correta de pensar, sentir, agir e as competências para desenvolver na profissão. As possibilidades reais de conseguir isto estão ligadas à compreensão dos textos através da análise dos conteúdos das obras musicais, pois constituem um elemento essencial a ser aprendido pelos futuros graduados, a fim de dirigir o processo ensino-aprendizagem da Educação Artística com qualidade, com base na apreciação musical.

Biografia do Autor

Elemnia Álverez, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidades Educadora Prescolar y Educación Artística, Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular.

Urbano Félix Machado Gallardo, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Máster en Educación. 

Elio Hernández Pérez, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación. Especialidad Educación Artística. Máster en Educación.

Referências

Alén Rodríguez, O. (2006). Pensamiento musicológico. Letras Cubanas.

Álvarez Merino, E. (2015). La formación de la identidad musical local en la formación inicial del instructor de arte de la especialidad de música. [Tesis doctoral inédita] Universidad Las Tunas.

DeCicco, D. (2019). Assessment of Music Learning in the Italian Education System. In The Oxford Handbook of Assessment Policy and Practice in Music Education, Volume 1 (p. 253). Oxford University Press.

Gamboa, M.E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(6), 195-211.

Gamboa, M.E. (2019b). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.

González Rey, F. (1982). Algunas cuestiones teóricas y metodológicas sobre el estudio de la personalidad. Pueblo y Educación.

Hemsy de Gainza, V. (1989). La iniciación musical del niño. Revolucionaria.

Martí Pérez, J. (1975). Obras Completas. Ciencias Sociales.

Lehman, P. R. (2010). ¿Por qué estudiar música en la escuela? http://musicaoteropedrayo.blogspot.com/2010/04/la-pregunta-del-millon-por-que-estudiar.html.

Sánchez Ortega, P. (2017). La musicalización ciudadana, un reto del educador musical cubano en el XXI. http://portal.unesco.org/culture/en/files/40454/12668499123sanchez.pdf/sanchez.pdf

Smith, M. C. (2022). La Orientación Profesional en la formación de profesores de lenguas: una mirada desde la acción del docente. Editorial Académica Española.

Verdecia Almaguer, D. V. (2005). Martí y la música. Luz, 4(1).

Verdecia Almaguer, D. V. (2007). La Responsabilidad de la escuela, la familia y la comunidad en la educación musical de niños y jóvenes. Luz, 6(2).

Ward, J. (2019). Using Accountability to Improve Student Learning in Higher Education Music Programs. https://academic.oup.com/edited-volume/28301/chapter/214999403

Zambrano de León, D. J. (2009). Fundamentos filosóficos y estéticos de la música y sus mediaciones pedagógicas. [Tesis Doctoral, Universidad de La Habana].

Publicado

2023-01-27 — Atualizado em 2023-01-30

Versões

Como Citar

Álverez, E., Machado Gallardo, U. F. ., & Hernández Pérez, E. . (2023). Apreciação musical no treinamento de instrutores de arte . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(1), 98–113. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1442 (Original work published 27º de janeiro de 2023)

Edição

Seção

Artículos

ARK