Diagnóstico das qualidades volitivas para atividade experimental em Engenharia Agrícola e Bacharelado em Educação, especializado em Física e Química.
Palavras-chave:
diagnóstico, traços volitivos, atividade experiencialResumo
O trabalho aqui apresentado é o resultado de um projeto de pesquisa realizado na Universidade de Holguín, Cuba: Estudo da preparação inicial para o aprendizado da Física e Química dos estudantes que ingressam em Engenharia Agronômica e Química e Educação Física, cujo objetivo é diagnosticar as qualidades volitivas necessárias para a realização da atividade experimental dos estudantes que ingressam nestes cursos. Uma alternativa é oferecida para a elaboração de um instrumento e sugestões metodológicas que facilitem o diagnóstico dessas características, cujos resultados mostram o nível de desenvolvimento das qualidades de independência, decisão e perseverança, permitindo ao professor influenciar aqueles que foram formados com certo grau de limitação, para que o aluno possa realizar a atividade experimental com base na auto-reflexão a partir de seus próprios pontos de vista. Para a elaboração deste instrumento, foi aplicada uma metodologia de trabalho que envolve a definição e identificação das variáveis a serem medidas e a determinação de itens e indicadores para cada uma dessas variáveis.
Referências
Abeleira, J.L. y Vázquez, N. (2021). Estudio de sistemas físicos reales asistido por vídeos análisis. Investigación en Tecnologías de la Información, 9(18), 1-13.
Alonso, M. (2017). Experimentos de física con Modellus. Enseñanza de las Ciencias, N0 extra X Congreso Internacional sobre Investigación en Didácticas de las Ciencias, 663-669.
Aznar, I y Laiton, I. (2017). Desarrollo de habilidades básicas de pensamiento crítico en el contexto de la Enseñanza de la Física Universitaria. Formación Universitaria, 10(1) ,71-78.
Barrios, M. Gallegos, D.E. y Pavón, Ch. A. (2018). Muestreo para el levantamiento de datos acerca de la enseñanza de la Física en Guayaquil. Lasallista de Investigación, 15(2), 223-231.
Borrero, R.Y., López, J. y Gamboa, M.E. (2020). El tratamiento a la planificación del proceso de enseñanza-aprendizaje en la evolución histórica de la Didáctica de la Química. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(4), 27-39.
Cázares-Méndez, A. (2014). La actividad experimental en la enseñanza de las ciencias naturales. Un estudio en la escuela normal del estado de México. RA XIMHAI, 10(5), Edición Especial.
Gamboa, M.E. y Borrero, R.Y. (2020). Recursos estadísticos para investigar sobre coherencia didáctica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(2).
González, A y Iñiguez, J.I. (2007). Las animaciones interactivas y el laboratorio de Física. Revista Cubana de Física, 24(1), 27-29.
González, V. (1995). Psicología para educadores. Pueblo y Educación.
Martín, J. C. Mena, J. y Valcárcel, N. (2018). La formación de habilidades experimentales de la Física en estudiantes de Agronomía. Mendive, 16(2), 204-221.
Martínez, C.A. y Flores, J. (2015). Mejoramiento en la interpretación de los datos experimentales en los laboratorios de Física, utilizando aprendizaje cooperativo y la técnica de la V Gowin. Journal of Phys. Educ., 19(2), 2403-1-2403-5.
Méndez, R. y Villavicencio, M. (2017). Enseñanza del electromagnetismo a través de aplicaciones experimentales. Latin American Journal of Phys. Educ., 11(2) ,2303-1-2303-6.
Morantes, Z., Nova, M. y Arrieta, X. (2016). Modelo didáctico integrador multimedia para el desarrollo de la formación investigativa, desde un laboratorio de física. Omnia, 22(3), 11-25.
Paiva, F., Lemos, D., João, A, y Ricardo, S. (2018). Orientações motivacionais de alunos do ensino médio para física: considerações psicométricas. Revista Brasileira de Ensino de Física, 40(3).
Parra, M., Gamboa, M.E., López, J. y Borrero, R.Y. (2017). Procedimientos heurísticos para resolver problemas matemáticos aplicados a resolución de problemas químicos. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(1).
Pérez, N., San Juan, B., Dominguéz, Z., Moreno, G., Ricardo, A., Pérez, M. M., Macebo, O., Reyes, P., Gómez, A. A., Pérez, J. D., Pérez, M., Rodríguez, R., Ruiz, R., Jardines, A., Solorzano, R. R., Hidalgo, A. y Acosta, Y. (2018). Resultados del diagnóstico de la preparación inicial en Física y en Química de los estudiantes que ingresan a las carreras de Licenciatura en Educación. Física, Licenciatura en Educación. Química y Agronomía. Resultado del proyecto PP221LH108. Universidad de Holguín.
Rivera, Y.H. (2021). La actividad experimental en profesores de física en ejercicio: estudios sobre sus concepciones prácticas docentes. Noria- Investigación Educativa, 1(7) ,6-12.
Rivero, H.G. (2020). La enseñanza de la Física experimental. Latin American Journal of Phys. Educ., 14(4), 3415-1-3415-6.
Rodriguéz-Sosa, J. (2022). Tendencias educativas en la enseñanza de la Física. Logos, 9(17), 32-34.
Rodríguez, M. S. y Gaeta, M. L. (2018). Estrategias volitivas, orientación a metas y rendimiento académico en el nivel medio superior: un estudio exploratorio. Revista A&H, (número especial), 86-97.
Romero, A., Aguilar, Y Mejía, L.S. (2016). Naturaleza de las Ciencias y formación de profesores de física. El caso de la experimentación. Investigación Educativa, 23(1870-5308), 76-98.
Ruíz, M., Cardona, C. y Romero, A. (2021). La experimentación cualitativa exploratoria y la construcción social de conocimiento. TED, número extraordinario Memorias del IX Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias, 1857-1862.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Paula Reyes Cespedes, Guadalupe Moreno Toiran, Nelsy Perfecto Pérez Ponce de León
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.