Diagnóstico das qualidades volitivas para atividade experimental em Engenharia Agrícola e Bacharelado em Educação, especializado em Física e Química.

Autores

  • Paula Reyes Cespedes Universidad de Holguín, Sede José de la Luz y Caballero, Cuba
  • Guadalupe Moreno Toiran Universidad de Holguín, Sede José de la Luz y Caballero
  • Nelsy Perfecto Pérez Ponce de León Universidad de Holguín, Sede José de la Luz y Caballero

Palavras-chave:

diagnóstico, traços volitivos, atividade experiencial

Resumo

O trabalho aqui apresentado é o resultado de um projeto de pesquisa realizado na Universidade de Holguín, Cuba: Estudo da preparação inicial para o aprendizado da Física e Química dos estudantes que ingressam em Engenharia Agronômica e Química e Educação Física, cujo objetivo é diagnosticar as qualidades volitivas necessárias para a realização da atividade experimental dos estudantes que ingressam nestes cursos. Uma alternativa é oferecida para a elaboração de um instrumento e sugestões metodológicas que facilitem o diagnóstico dessas características, cujos resultados mostram o nível de desenvolvimento das qualidades de independência, decisão e perseverança, permitindo ao professor influenciar aqueles que foram formados com certo grau de limitação, para que o aluno possa realizar a atividade experimental com base na auto-reflexão a partir de seus próprios pontos de vista. Para a elaboração deste instrumento, foi aplicada uma metodologia de trabalho que envolve a definição e identificação das variáveis a serem medidas e a determinação de itens e indicadores para cada uma dessas variáveis. 

Biografia do Autor

Paula Reyes Cespedes, Universidad de Holguín, Sede José de la Luz y Caballero, Cuba

 Profesora Auxiliar del Departamento de Física. Licenciado en Educación. Especialidad Física- Electrónica. Máster en Ciencias de la Educación. 

Guadalupe Moreno Toiran, Universidad de Holguín, Sede José de la Luz y Caballero

Profesora Titular del Departamento de Química. Licenciado en Educación. Especialidad Química. Doctora en Ciencias Pedagógicas.

Nelsy Perfecto Pérez Ponce de León, Universidad de Holguín, Sede José de la Luz y Caballero

Profesor Titular del Departamento de Física. Licenciado en Educación. Especialidad Física. Doctora en Ciencias Pedagógicas.

Referências

Abeleira, J.L. y Vázquez, N. (2021). Estudio de sistemas físicos reales asistido por vídeos análisis. Investigación en Tecnologías de la Información, 9(18), 1-13.

Alonso, M. (2017). Experimentos de física con Modellus. Enseñanza de las Ciencias, N0 extra X Congreso Internacional sobre Investigación en Didácticas de las Ciencias, 663-669.

Aznar, I y Laiton, I. (2017). Desarrollo de habilidades básicas de pensamiento crítico en el contexto de la Enseñanza de la Física Universitaria. Formación Universitaria, 10(1) ,71-78.

Barrios, M. Gallegos, D.E. y Pavón, Ch. A. (2018). Muestreo para el levantamiento de datos acerca de la enseñanza de la Física en Guayaquil. Lasallista de Investigación, 15(2), 223-231.

Borrero, R.Y., López, J. y Gamboa, M.E. (2020). El tratamiento a la planificación del proceso de enseñanza-aprendizaje en la evolución histórica de la Didáctica de la Química. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(4), 27-39.

Cázares-Méndez, A. (2014). La actividad experimental en la enseñanza de las ciencias naturales. Un estudio en la escuela normal del estado de México. RA XIMHAI, 10(5), Edición Especial.

Gamboa, M.E. y Borrero, R.Y. (2020). Recursos estadísticos para investigar sobre coherencia didáctica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(2).

González, A y Iñiguez, J.I. (2007). Las animaciones interactivas y el laboratorio de Física. Revista Cubana de Física, 24(1), 27-29.

González, V. (1995). Psicología para educadores. Pueblo y Educación.

Martín, J. C. Mena, J. y Valcárcel, N. (2018). La formación de habilidades experimentales de la Física en estudiantes de Agronomía. Mendive, 16(2), 204-221.

Martínez, C.A. y Flores, J. (2015). Mejoramiento en la interpretación de los datos experimentales en los laboratorios de Física, utilizando aprendizaje cooperativo y la técnica de la V Gowin. Journal of Phys. Educ., 19(2), 2403-1-2403-5.

Méndez, R. y Villavicencio, M. (2017). Enseñanza del electromagnetismo a través de aplicaciones experimentales. Latin American Journal of Phys. Educ., 11(2) ,2303-1-2303-6.

Morantes, Z., Nova, M. y Arrieta, X. (2016). Modelo didáctico integrador multimedia para el desarrollo de la formación investigativa, desde un laboratorio de física. Omnia, 22(3), 11-25.

Paiva, F., Lemos, D., João, A, y Ricardo, S. (2018). Orientações motivacionais de alunos do ensino médio para física: considerações psicométricas. Revista Brasileira de Ensino de Física, 40(3).

Parra, M., Gamboa, M.E., López, J. y Borrero, R.Y. (2017). Procedimientos heurísticos para resolver problemas matemáticos aplicados a resolución de problemas químicos. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(1).

Pérez, N., San Juan, B., Dominguéz, Z., Moreno, G., Ricardo, A., Pérez, M. M., Macebo, O., Reyes, P., Gómez, A. A., Pérez, J. D., Pérez, M., Rodríguez, R., Ruiz, R., Jardines, A., Solorzano, R. R., Hidalgo, A. y Acosta, Y. (2018). Resultados del diagnóstico de la preparación inicial en Física y en Química de los estudiantes que ingresan a las carreras de Licenciatura en Educación. Física, Licenciatura en Educación. Química y Agronomía. Resultado del proyecto PP221LH108. Universidad de Holguín.

Rivera, Y.H. (2021). La actividad experimental en profesores de física en ejercicio: estudios sobre sus concepciones prácticas docentes. Noria- Investigación Educativa, 1(7) ,6-12.

Rivero, H.G. (2020). La enseñanza de la Física experimental. Latin American Journal of Phys. Educ., 14(4), 3415-1-3415-6.

Rodriguéz-Sosa, J. (2022). Tendencias educativas en la enseñanza de la Física. Logos, 9(17), 32-34.

Rodríguez, M. S. y Gaeta, M. L. (2018). Estrategias volitivas, orientación a metas y rendimiento académico en el nivel medio superior: un estudio exploratorio. Revista A&H, (número especial), 86-97.

Romero, A., Aguilar, Y Mejía, L.S. (2016). Naturaleza de las Ciencias y formación de profesores de física. El caso de la experimentación. Investigación Educativa, 23(1870-5308), 76-98.

Ruíz, M., Cardona, C. y Romero, A. (2021). La experimentación cualitativa exploratoria y la construcción social de conocimiento. TED, número extraordinario Memorias del IX Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias, 1857-1862.

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Reyes Cespedes, P., Moreno Toiran, G. ., & Pérez Ponce de León, N. P. . (2022). Diagnóstico das qualidades volitivas para atividade experimental em Engenharia Agrícola e Bacharelado em Educação, especializado em Física e Química . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(6), 47–61. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1409

Edição

Seção

Artículos

ARK