Atividades educacionais para a educação ambiental dos alunos por meio do laboratório de biologia.
Palavras-chave:
treinamento ambiental, laboratório, biologia, atividades educacionaisResumo
O artigo propõe atividades educativas para contribuir com a educação ambiental dos alunos do curso de Bacharelado em Educação, com especialização em Biologia, da Universidade de Las Tunas, sendo esse o objetivo principal. Além disso, foi realizado um estudo histórico-lógico para determinar os antecedentes e a evolução da educação ambiental, bem como o potencial do laboratório como o espaço educacional ideal para alcançar a aspiração mencionada. Os instrumentos aplicados à amostra nos permitiram diagnosticar deficiências nos indicadores, o que confirmou a necessidade de elaborar e implementar atividades educacionais relacionadas aos conteúdos das disciplinas do currículo que interagem diretamente no laboratório biológico, a fim de direcionar com eficiência a educação ambiental dos alunos do ensino médio, alcançando a transformação de hábitos e habilidades, evidenciada no significado prático. Demonstra-se, por meio do experimento pedagógico formativo, a viabilidade e a eficácia da proposta de atividades para alcançar o estímulo de suas aptidões intelectuais em direção a uma educação ambiental adequada, a partir do laboratório como espaço educacional.
Referências
Ávila, Y. (2021). El consumo sostenible en la formación ambiental de los estudiantes de la Carrera Licenciatura en Educación. Biología. [Tesis de doctorado]. Universidad de Las Tunas, Cuba.
Borrero Springer, R. Y., López Toranzo, J. y Gamboa Graus, M. E. (2020). El tratamiento a la planificación del proceso de enseñanza-aprendizaje en la evolución histórica de la Didáctica de la Química. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(4), 27–39.
Caballero Hernández, H. I. (2020). El contexto y las formas de organización del proceso de enseñanza aprendizaje. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(4), 76-86.
CITMA. (2015). Estrategia Ambiental Nacional 2016-2020. CIDEA.
Consejo de Estado. (2019). Constitución de la República de Cuba. Editora Política.
Cuba. Ministerio de Educación Superior. (2016). Fundamentos del Plan de estudios E. La Habana.
Cuba. Ministerio de Educación. (2017). Tercer Perfeccionamiento de la Educación en Cuba. Pueblo y Educación.
Díaz, A.C. (2011). Actividades docentes para contribuir a desarrollar la educación ambiental desde la asignatura de ciencias naturales en los estudiantes de noveno grado. [Tesis de Maestría]. Colombia.
Espinosa, L. (2020). Actividades comunitarias para el desarrollo de la dimensión ambiental de la asignatura Zoología ll en la especialidad Biología. [Tesis de Maestría]. Universidad de Las Tunas, Cuba.
Gamboa Graus, M. E. (2019). Axiología en los contenidos como organizador del currículo en la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(6), 195–211.
Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341-366.
García Gallegos, K. H., Sarmiento Berrezueta, S. M. y Rodríguez Saif, M. J. (2020). Propuesta epistémica de la evaluación formativa contextualizada de los docentes de educación superior en ecuador. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(5), 117-133.
González, B. M. (2016). Actividades educativas para el desarrollo de la dimensión ambiental de la Genética Ecológica II en la Especialidad Biología- Geografía. [Tesis de Maestría]. Universidad de Las Tunas, Cuba.
Loret de Mola, E., Pino, D. y Nordelo, J. (2017). La formación ambiental: presupuesto epistemológico para la educación superior. Humanidades Médicas, 17(3), 477-496.
McPherson, M. (2004). La Educación ambiental en la formación de docentes. Pueblo y Educación.
Muñoz, J.M. y Olmos, S. (2016). Naturaleza social de la arquitectura y educación. Un estudio descriptivo. Bordón. Revista de pedagogía, 68(1), 99-114.
Quintero, C. (2007). Contribución de la enseñanza de la historia a la formación ambiental inicial del profesor General Integral de Secundaria Básica. [Tesis de doctorado]. Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero, Holguín, Cuba.
Rodríguez, N. (2022). El laboratorio como espacio educativo para la formación ambiental de los estudiantes de la Licenciatura en Educación. Biología. [Tesis de Maestría]. Universidad de Las Tunas, Cuba.
Salcedo, I. M., Hernández, J. L., del Llano, M. R., McPherson, M. y Daudinot, I. (2012). Didáctica de la Biología. (pp. 1-152). Pueblo y Educación.
Torres Ramírez, E. de los M., Díaz-Granado Bricuyet, L. M., Pérez Mendoza, Y. y Chávez Chóez, M. G. (2018). La cultura ambiental en la formación de los técnicos del nivel medio: una alternativa para su tratamiento. Didasc@lia: didáctica y educación, 9(2), 289-298.
UNESCO (2009). Conferencia Mundial sobre la Educación Superior. Las Nuevas Dinámicas de la Educación Superior y de la Investigación para el Cambio Social y el Desarrollo. Paris.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Niurka Rodríguez Bertot, Rogelio Díaz Castillo, José Duanis Torres Vázquez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.