Uma alternativa para o fortalecimento da educação nutricional do aluno do curso de Licenciatura em Ensino de Química Industrial: Uma alternativa para o fortalecimento da educação nutricional
Palavras-chave:
educação nutricional, workshops reflexivos, Química Alimentar.Resumo
O objeto da profissão do Bacharelado em Ensino de Química Industrial é concebido como um processo conscientemente organizado de influências educacionais visando à formação integral do trabalhador competente, que se dá na instituição de ensino - entidade trabalhista - integração comunitária. A educação nutricional está inserida nessa educação humanística, como forma de melhorar a saúde e a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados da incorporação no currículo da disciplina de Química de Alimentos e suas correspondentes oficinas reflexivas, visando o fortalecimento da educação nutricional. Foram aplicados métodos de pesquisa teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos. Os resultados alcançados na implementação da proposta evidenciam a sua viabilidade e relevância, revelando também uma grande aceitação por parte dos alunos, dada a sua contribuição para a formação profissional.Referências
Arriaga, A. (2015). Los elementos de efectividad de los programas de educación nutricional infantil: la educación nutricional culinaria y sus beneficios. Nutrición Humana y Dietética, diciembre 2015; 20(1): 61-68, http://scielo.isciii.es/pdf/renhyd/v20n1/revision2.pdf
Asamblea Nacional del Poder Popular (2019). Constitución de la República de Cuba, artículo 77.
Barreto, M. y Mattei, P. (2020). Proyecto de plan estratégico para Cuba (2021-2024). Programa Mundial de Alimentos: Segundo período de sesiones ordinario Roma, 16-20 de noviembre de 2020. https://docs.wfp.org/api/documents/WFP-0000117572/download/
Díaz, K. (2019). El manejo de las emociones en la educación nutricional: caso de estudio en el sistema educativo. Trabajo de investigación en opción al título de Psicólogo Educativo y Orientador Vocacional. Universidad Técnica de Ambato. Ecuador. http://repositorio.uta.edu.ec/bitstream/123456789/30202/1/Katherine%20Estefan%C3%ADa%20D%C3%ADaz%20N%C3%BA%C3%B1ez.pdf
Díaz-Canel, M. y García-Cueva, J.L. (2020). Educación superior, innovación y gestión de gobierno para el desarrollo 2012-2020. Ingeniería Industrial/ISSN 1815-5936/No. 3/septiembre-diciembre/2020/1-17. http://www.rii.cujae.edu.cu
Gutiérrez, G. (2016). ¿Qué es el taller reflexivo? Definición y principios. https://arcemetodologias.wixsite.com/taller/single-post/2016/09/15/1-qu%C3%A9-es-el-taller-reflexivo-definici%C3%B3n-y-principios
Ministerio de Educación Superior (2016). Plan de Estudio E para la carrera Licenciatura en Educación Química Industrial.
Ministerio de Educación Superior (2018). Resolución No. 2/2018 (GOC-2018-460-O25). Gaceta Oficial No. 25 Ordinaria de 21 de junio de 2018. http://www.gacetaoficial.cu/
Nápoles, L. y Rodríguez, R. N. (2019). La educación nutricional para un adecuado estilo de vida. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (febrero 2019). ISSN: 1989-4155. https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/02/educacion-nutricional-vida.html
Rodríguez, A. S. (2012). Manual para la educación nutricional en la secundaria básica. La Habana: Editorial Universitaria del Ministerio de Educación Superior.
Salas, J. (2016). Estilos de vida saludables: un derecho fundamental en la vida del ser humano. Revista Latinoamericana de Derechos Humanos, 26 (2), 37-51. https://doi.org/10.15359/rldh.26-2.2
Publicado
Versões
- 2022-04-25 (2)
- 2022-04-24 (1)
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Milagros Domitila Torres Cruz, Adelaida Durand Frómeta, Daniel Vega García
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.