A evolução histórica do processo ensino-aprendizagem do assunto engenharia de software I
Resumo
O artigo apresenta os resultados da evolução histórica do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Engenharia de Software I na carreira de Engenharia de Computação da Universidade de Granma, que responde à solução do problema de pesquisa: insuficiências no tratamento de metodologias para o ciclo de vida de desenvolvimento de software, que limitam sua aplicação nas etapas de requisitos e análise de software na solução de problemas relacionados ao desenvolvimento de sistemas computacionais. Seu objetivo é caracterizar a evolução histórica do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Engenharia de Software I, onde são determinadas as características de cada uma das etapas definidas, para as quais são necessárias três etapas marcadas por marcos e guiadas por três indicadores. A aplicação do método histórico-lógico e a técnica de pesquisa qualitativa de análise de conteúdo foram tomadas como eixo central de análise e reflexão. O estudo permite aprofundar as transformações que ocorreram em cada uma das etapas em correspondência com as particularidades da carreira de Engenharia da Computação na Universidade do Granma.Referências
Departamento de Informática. (2019). Programa de la disciplina Ingeniería y Gestión de Software de la carrera Ingeniería Informática. Universidad de Granma, Cuba.
García, R. D. (2013). La evaluación en el sistema de asignaturas optativas en la Facultad Regional" Mártires de Artemisa" de la Universidad de las Ciencias Informáticas. VARONA, (57), 26-30.
Llanes, J. (2016). Concepción didáctica del proceso de formación en Derecho Informático de los estudiantes de la carrera de Ingeniería Informática. Estrategia para su implementación, en la Universidad de Pinar del Río. (Tesis de maestría). https://rc.upr.edu.cu/bitstream/DICT/3316/1/Julio%20LLanes%20Robaina.pdf
Ministerio de Educación Superior. (2002). Plan de estudio C perfeccionado. Carrera Ingeniería Informática. Ministerio de Educación Superior, La Habana, Cuba.
Ministerio de Educación Superior. (2007). Plan de estudio D. Carrera Ingeniería Informática. Ministerio de Educación Superior, La Habana, Cuba.
Ministerio de Educación Superior. (2017). Plan de estudio E. Carrera Ingeniería Informática. Ministerio de Educación Superior, La Habana, Cuba.
Sánchez, G. O., Alonso, C. M. y Salas, I. (2017). Asignaturas optativas para la carrera Ingeniería Informática en la Universidad de Guantánamo. EduSol, 17(58), 1-10.
MES. (2017). Plan de estudio E. Carrera Ingeniería Informática. Ministerio de Educación Superior, La Habana, Cuba.
Publicado
Versões
- 2022-04-25 (3)
- 2022-04-25 (2)
- 2022-04-24 (1)
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Grettel Susel Incencio Piñeiro, Lisbet Milagros Guerra Cantero, José Luis Lissabet Rivero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.