DESARROLLO LOCAL Y TAREA VIDA. PROPUESTA DE ACCIONES DESDE EL CENTRO UNIVERSITARIO MUNICIPAL
Palavras-chave:
binômio; centros de universidade municipais; decisores; eu desenvolvo habitante; Vida de Tarefa. SUMMARYResumo
A proteção do ambiente e a aspiração para o desenvolvimento sustentável constitui um das prioridades das linhas de trabalho do Ministério de Educação Superior da República de Cuba, a fundação teórica que sustenta isto consiste no crítico ao conhecimento ambiental prevalecente, ser o responsável para o estado crescente de degradação ambiental que he/she ameaça à extinção das espécies humanas O objetivo é implementar um plano de ação na Comunidade O Ceiba ", baseado na tarefa 10 da Vida de Tarefa que mostra senso alto de identidade com este problema, espírito inovador e criativo, participação, e responsabilidade social. Eles eram usados como métodos teóricos usados o Histórico um Lógico, sistêmico estrutural, Investigação-ação Participativa e Análise de procedimentos e síntese, Indução - dedução e Métodos empíricos: observação científica. Técnico de investigação: he/she entrevista, entrevista, observação participante, análise de documental. No contexto prático, uma investigação sustentou na educação ambiental, pretende executar um grupo de ações que propenda para desenvolver nos habitantes da comunidade O Ceiba ", uma visão nova e posicionamento de humano relativo à atmosfera que you/they permitirão modos de desempenho novos, em particular na natureza e relativo à metodologia consentir ao desenvolvimento sustentável a balança local. Os resultados obtidos o sensibilização maior da população para o ao cuidado do ambiente e para os efeitos adversos da mudança climática.
Referências
Alegret, Vecino. (2006). (2006) “La Educación Superior y su impacto en el proceso de universalización. Universidad 2006”. Ministerio de Educación Superior.
Bretón Solo de Zaldivar, V. (2006). Glocalidad y Reforma Agraria ¿de nuevo el problema irresuelto de la tierra? Iconos. Revista de Ciencias Sociales, Quito, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales-Sede Académica de Ecuador., 24.
MARÍA TERESA CABALLERO RIVACOBA. (2004). La participación y el trabajo comunitario. En El trabajo comunitario: Alternativa cubana para el desarrollo social (Universidad de Camagüey, p. 157). Ácana.
Morale s, M. (2006). El desarrollo local sostenible. Economía y desarrollo, 140(2), 5.
Núñez, J. Montalvo, F. Pérez, I. (2006). La Gestión del conocimiento, la ciencia, la tecnología y la innovación en la Nueva Universidad: Una aproximación conceptual. En colectivo de autores. La Nueva Universidad Cubana y su contribución a la universalización del conocimiento. Editorial Félix Varela. La Habana, Cuba.
Núñez, J. y Pérez, A. (2013, diciembre). Educación Superior, innovación y desarrollo local: Experiencias en Cuba. Revista Universidad de La Habana., 276, 137-162.
Núñez, J. y Pérez, A. (2018). Desarrollo local y educación superior. Experiencias desde la Universidad. UH.
Reyes Pineda, Henry; Cardona Hernández, L. C. (2015). La educación ambiental como estrategia necesaria para la planificación de nuevos enfoques regionales en el departamento del Meta. Sophia, 11(2), 169-184.
Torres Páez, C. C., Gómez Ceballos, G., González Pérez, M., Ares Fuego, E., Cardoso, & Carreño, R., & Flores Lóriga, J. (2018). Modelo para la gestión de políticas territoriales de desarrollo local a escala municipal en Cuba. Anales de la Academia de Ciencias de Cuba, 8(1). http://www.revistaccuba.cu/index.php/revacc/article/view/405
Yosvany Medina Carbó, Álvaro Celestino Alonso Vázquez, Reina María Rodríguez García. (2020, junio). MAPAVERDE, herramienta educativa para dispositivos móviles sobre la metodología de Mapa Verde. RITI Journal, Vol. 8, 15, 8(15), 70-84.
Publicado
Versões
- 2022-02-09 (2)
- 2022-01-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Juan Carlos Hernández Martín, Isabel Reinoso Castillo, Antonio María Hernández Arteaga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.