Ações de autodesenvolvimento para gestão em instituições educacionais

Autores

  • Nilser Piñeda Cruz Dirección Provincial de Educación de Las Tunas
  • Jorge Félix Parra Rodríguez Universidad de Las Tunas
  • Michel Enrique Gamboa Graus Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

competência de liderança, gestão educacional, autodesenvolvimento profissional, subcompetências gerenciais.

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de ações de autodesenvolvimento destinadas a fortalecer a competência gerencial em instituições educacionais. Baseia-se na metodologia para o desenvolvimento dessa competência, entendida como a configuração contínua de significados subjetivos que articulam o conhecimento competente e regulam as ações do indivíduo em função de sua tarefa social. As ações propostas emergem de um marco teórico e de intervenção que contempla a preparação de condições intra e intersubjetivas, a seleção de recursos, a determinação do contexto de cooperação, a definição de processos de gestão educacional (com uma descrição detalhada das etapas de gestão da informação, do capital humano, da inovação, da perspectiva de gênero, do clima institucional e da prevenção educacional) e a participação dos atores envolvidos. São fornecidas orientações para cada subcompetência que compõe a competência de gestão: interpessoal (motivação, comunicação e orientação), instrumental (gestão da informação, capital humano e inovação) e sistêmica (clima, gênero e prevenção). As ações facilitam a compreensão e a implementação dessa competência profissional complexa no contexto educacional atual. O artigo é uma contribuição valiosa para gerentes e pesquisadores que buscam maneiras de melhorar os processos de gestão em instituições educacionais a partir de uma abordagem holística de desenvolvimento de competências profissionais.

Biografia do Autor

Nilser Piñeda Cruz, Dirección Provincial de Educación de Las Tunas

Licenciado en Educación Primaria. Máster en Ciencias de la Educación. Director General

Jorge Félix Parra Rodríguez, Universidad de Las Tunas

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Máster en Educación (Psicología educativa). Profesor Titular. Profesor e investigador del Departamento de Pedagogía-Psicología

Michel Enrique Gamboa Graus, Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidades Matemática-Computación y Lenguas Extranjeras (Inglés). Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Referências

Barbán Sarduy, Y. V., Rodríguez Pérez, D. B. y Parra Rodríguez, J. F. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la motivación profesional como competencia de dirección en educación: la motivación profesional. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 105–120.

Barly Rodríguez, L., Pérez Montejo, R. L y Gamboa Graus, M. E. (2021). Estrategia para la formación de la competencia de dirección en educación en institutos preuniversitarios vocacionales de ciencias exactas. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(1), 269–284.

Castro Miranda, G., Calzadilla Vega, G. y Parra Rodríguez, J. F. (2021). Procedimiento para la comunicación como competencia de dirección en educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(4), 59–81.

De Ketele, J. M. (2008). Enfoque socio-histórico de las competencias en la enseñanza, Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 12(3), 1-12.

Gamboa, M. E. (2019). Libro Excel EsComDE como recurso para medir la Competencia de Dirección en Educación. Boletín Redipe, 8(3), 149-184.

Gamboa Graus, M. E., Castillo Rojas, Y. y Parra Rodríguez, J. F. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la gestión de información como competencia de dirección en educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(2), 71–95.

Gamboa, M. E. y Parra, J. F. (2019). Recursos para investigar sobre Competencia de Dirección en Educación. Editorial Académica Española.

Gamboa, M. E., Castillo, Y. y Parra, J. F. (2019). Caracterización de la competencia de dirección en educación para el ejercicio pedagógico en el escenario educativo tunero. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 6(3).

Gamboa, M. E., Castillo, Y. y Parra, J. F. (2020). Medición de la Competencia de Dirección en Educación. El ejemplo de Las Tunas. Mundo Fesc, 10(s1), 145-155.

González Téllez, M., Cordero Leyva, I. A. y Parra Rodríguez, J. F. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la perspectiva de género como competencia de dirección en educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(5), 224–244.

González, F. (2009). Epistemología y Ontología: un debate necesario para la Psicología hoy. Diversitas: Perspectivas en Psicología, 5(2), 205-224.

González, M., Parra, J. F. y Ramayo, Y. (2017). Algunas consideraciones teóricas generales sobre la concepción de competencia de dirección en educación. En E. Santiesteban (Ed.), Ciencia e Innovación Tecnológica, 701-710. Sello Editorial Edacun.

Parra, J. F., Gamboa, M. E. y González, M. (2019). Competencia de dirección en educación. Aproximación teórica y realidad. Editorial Académica Española.

Parra, J. F., Gamboa, M. E. y Santiesteban, Y. (2020). La Maestría en Dirección Educacional: camino a la excelencia académica. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(4), 40-64.

Parra, J. F., Gamboa, M. E. y González, M. (2021). Pautas del directivo competente. Editorial Académica Española.

Parra, J. F., Gamboa, M. E. y Santiesteban, Y. (2022). Metodología para el desarrollo de la competencia de dirección en educación. Editorial Académica Española.

Reyes Izaguirre, J. L., Cano Merino, Y. y Parra Rodríguez, J. F. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la prevención educativa como competencia de dirección. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 165–180.

Reynosa Yero, M. y Gamboa Graus, M. E. (2021). Innovar para mejorar la competencia de dirección en la educación tunera. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(4), 238–252.

Reynosa Yero, M., Quintero Mantecón, Y. y Gamboa Graus, M. E. (2021). Procedimiento para el desarrollo de la innovación educativa como competencia de dirección en educación. Didasc@lia: didáctica y educación, 12(3), 204–228.

Reynosa Yero, M., Miguel Barrios, J. y Gamboa Graus, M. E. (2022). Criterios para sistematizar experiencias de innovación educativa. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(6), 315–329.

Publicado

2024-04-24

Como Citar

Piñeda Cruz, N. ., Parra Rodríguez, J. F. ., & Gamboa Graus, M. E. . (2024). Ações de autodesenvolvimento para gestão em instituições educacionais . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(2), 1–31. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1290

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>