Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-11-29. Leia a versão mais recente.

O RECURSOS METODOLÓGICOS PARA APOIAR A ATIVIDADE DE ESTUDO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS ENRIQUE CABRERA

RECURSOS METODÓLOGICOS PARA FAVORECER LA ACTIVIDAD DE ESTUDIO

Autores

  • Eleanne Aguilera Pupo Facultad de Ciencias Médicas "Enrique José Cabrera"
  • Marianela Alemán Perdomo
  • Olga Lourdes Portuondo Hitchman

Palavras-chave:

recursos metodológicos, atividade de estudo, pesquisa em saúde.

Resumo

A qualidade da formação dos profissionais em Ciências da Saúde é essencial para o alcance de um desempenho eficiente de seus egressos. Nesse processo, é necessário obter resultados satisfatórios na atividade de estudo que os alunos realizam desde os primeiros anos; entretanto, as condições ótimas nem sempre são criadas a partir da gestão do trabalho metodológico em seus diferentes níveis. Isso nos permite identificar como um problema a ser resolvido na concepção de recursos de ajuda para favorecer a atividade de estudo na Faculdade de Ciências Médicas Enrique Cabrera. Desta forma, o objetivo é: caracterizar a atividade de estudo destes alunos para propor recursos metodológicos que, com a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, favoreçam o desenvolvimento das suas competências investigativas. A proposta faz parte de um projeto em fase de aprovação, e a metodologia utilizada é eminentemente qualitativa visto que resultados preliminares são apresentados a partir da aplicação de um levantamento da disciplina Metodologia de Pesquisa com alunos da carreira de Medicina do 1º ano de 2019- Ano letivo de 2020. Com isso, conclui-se que é necessário avaliar os critérios de satisfação dos alunos para tornar mais eficaz o processo de formação desses profissionais.

Biografia do Autor

Marianela Alemán Perdomo

Graduada en la especialidad de Matemática. Experiencia en Educación Superior. Investiga en pedagogía profesional y tecnología educativa.

Olga Lourdes Portuondo Hitchman

Graduado en la especialidad de Biología, experiencia en la Educación Superior. Investiga temas sobre la Educación de Avanzada, formación del profesional y tecnología educativa.

Referências

Aguilera, E., Guzmán, A. y Alarcón, B. (2012). El impacto del trabajo metodológico en el proceso formativo de los estudiantes de la Universidad de Holguín. Pedagogía Universitaria, 17(1), 1-11.

Colección CRES (2018). Declaración de la III Conferencia Regional de Educación Superior de América Latina y el Caribe y Plan de Acción 2018-2028. Córdoba, Argentina. Recuperado de: www.iesalc.unesco.org

Fariñas L. G. (2004) Maestro, para una didáctica del aprender a aprender. Editorial Pueblo y Educación, C. Habana, Cuba.

Gamboa, M.E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).

Informe Integral de resultados docentes (1er semestre del curso 2019-2020). Departamento Metodológico de la Facultad de Ciencias Médicas Enrique Cabrera. C. Habana, inédito.

Plan de Estudio E de la Carrera Medicina (2019). Universidad de Ciencias Médicas de la Habana, Centro Rector para planes y programas de estudios en Salud. Ministerio de Educación Superior.

Programa de Disciplina Metodología de la Investigación en Salud para la carrera Medicina (2019). Universidad de Ciencias Médicas de la Habana. Ministerio de Educación Superior.

Tunnermann, C. (1996). Conferencia Introductoria. Conferencia Regional de América Latina y el Caribe sobre Políticas y Estrategias en la Educación Superior. La Habana, Cuba.

Saborido, J. (2020). Conferencia Inaugural del Ministro de Educación Superior en XII Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”, La Habana, Cuba. Recuperado de: www.mes.gob.cu

Villardón, L. y Yániz, C. (2011). La autogestión del aprendizaje y la autonomía e iniciativa personal. Revista UNIVEST, Girona. Recuperado de: https://dugi-doc.udg.edu/bitstream/handle/10256/3759/260.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Zaez, J. y Quintana, B. (2008). La autogestión del conocimiento en la integración de las Ciencias Sociales. En memorias de 6to Congreso Internacional de Educación Superior.

Publicado

2021-11-29 — Atualizado em 2021-11-29

Versões

Como Citar

Aguilera Pupo, E., Alemán Perdomo, M. ., & Portuondo Hitchman, O. L. . (2021). O RECURSOS METODOLÓGICOS PARA APOIAR A ATIVIDADE DE ESTUDO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS ENRIQUE CABRERA: RECURSOS METODÓLOGICOS PARA FAVORECER LA ACTIVIDAD DE ESTUDIO. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 12(5), 165–175. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1254

Edição

Seção

Artículos