O RECURSOS METODOLÓGICOS PARA APOIAR A ATIVIDADE DE ESTUDO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS ENRIQUE CABRERA
RECURSOS METODÓLOGICOS PARA FAVORECER LA ACTIVIDAD DE ESTUDIO
Palavras-chave:
recursos metodológicos, atividade de estudo, pesquisa em saúde.Resumo
A qualidade da formação dos profissionais em Ciências da Saúde é essencial para o alcance de um desempenho eficiente de seus egressos. Nesse processo, é necessário obter resultados satisfatórios na atividade de estudo que os alunos realizam desde os primeiros anos; entretanto, as condições ótimas nem sempre são criadas a partir da gestão do trabalho metodológico em seus diferentes níveis. Isso nos permite identificar como um problema a ser resolvido na concepção de recursos de ajuda para favorecer a atividade de estudo na Faculdade de Ciências Médicas Enrique Cabrera. Desta forma, o objetivo é: caracterizar a atividade de estudo destes alunos para propor recursos metodológicos que, com a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, favoreçam o desenvolvimento das suas competências investigativas. A proposta faz parte de um projeto em fase de aprovação, e a metodologia utilizada é eminentemente qualitativa visto que resultados preliminares são apresentados a partir da aplicação de um levantamento da disciplina Metodologia de Pesquisa com alunos da carreira de Medicina do 1º ano de 2019- Ano letivo de 2020. Com isso, conclui-se que é necessário avaliar os critérios de satisfação dos alunos para tornar mais eficaz o processo de formação desses profissionais.
Referências
Aguilera, E., Guzmán, A. y Alarcón, B. (2012). El impacto del trabajo metodológico en el proceso formativo de los estudiantes de la Universidad de Holguín. Pedagogía Universitaria, 17(1), 1-11.
Colección CRES (2018). Declaración de la III Conferencia Regional de Educación Superior de América Latina y el Caribe y Plan de Acción 2018-2028. Córdoba, Argentina. Recuperado de: www.iesalc.unesco.org
Fariñas L. G. (2004) Maestro, para una didáctica del aprender a aprender. Editorial Pueblo y Educación, C. Habana, Cuba.
Gamboa, M.E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
Informe Integral de resultados docentes (1er semestre del curso 2019-2020). Departamento Metodológico de la Facultad de Ciencias Médicas Enrique Cabrera. C. Habana, inédito.
Plan de Estudio E de la Carrera Medicina (2019). Universidad de Ciencias Médicas de la Habana, Centro Rector para planes y programas de estudios en Salud. Ministerio de Educación Superior.
Programa de Disciplina Metodología de la Investigación en Salud para la carrera Medicina (2019). Universidad de Ciencias Médicas de la Habana. Ministerio de Educación Superior.
Tunnermann, C. (1996). Conferencia Introductoria. Conferencia Regional de América Latina y el Caribe sobre Políticas y Estrategias en la Educación Superior. La Habana, Cuba.
Saborido, J. (2020). Conferencia Inaugural del Ministro de Educación Superior en XII Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”, La Habana, Cuba. Recuperado de: www.mes.gob.cu
Villardón, L. y Yániz, C. (2011). La autogestión del aprendizaje y la autonomía e iniciativa personal. Revista UNIVEST, Girona. Recuperado de: https://dugi-doc.udg.edu/bitstream/handle/10256/3759/260.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Zaez, J. y Quintana, B. (2008). La autogestión del conocimiento en la integración de las Ciencias Sociales. En memorias de 6to Congreso Internacional de Educación Superior.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-30 (3)
- 2021-11-29 (2)
- 2021-11-29 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eleanne Aguilera Pupo, Marianela Alemán Perdomo, Olga Lourdes Portuondo Hitchman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.