Modelo de organização escolar de escolas primárias no contexto da educação continuada

Autores

  • Yudannys Cano Merino Dirección General de Educación Provincial Las Tunas
  • Jorge Luis Reyes Izaguirre Dirección General de Educación Provincial Las Tunas

Palavras-chave:

modelo teórico, organização escolar, ensino fundamental

Resumo

O terceiro aprimoramento educacional incorpora novas formas de trabalho para as instituições e modalidades de ensino, que demandam gestão e requerem um redimensionamento necessário da organização escolar devido à implicação que tem no alcance de metas e objetivos. A sistematização dos referenciais teóricos, além da pesquisa empírica, revelou a necessidade de modelar esse processo com as exigências que o contexto atual impõe, por isso o objetivo deste artigo é modelar a organização escolar das instituições de Educação Básica no contexto da melhoria do SNE, com base no uso dos métodos de modelagem e sistêmico estrutural funcional. Como resultado, a harmonização dinâmica funcional dos componentes que se articulam nesse processo organizacional é explicada e argumentada a partir do sistema de relações que se estabelece entre eles, o que se concretiza no funcionamento da instituição educacional. 

Biografia do Autor

Yudannys Cano Merino, Dirección General de Educación Provincial Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Educación Primaria Máster en Ciencias de la Educación. 

Jorge Luis Reyes Izaguirre, Dirección General de Educación Provincial Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Educación Especial. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Subdirector

Referências

Asamblea Nacional del Poder Popular (2000). Ley Nº 91 “DE LOS CONSEJOS POPULARES” http://juriscuba.com/wp-content/uploads/2015/10/Ley-No.-091-De-los-Consejos- Populares.pdf.

Asamblea Nacional del Poder Popular (2019, diciembre). Ley No. 132/2019.- De Organización y Funcionamiento de las Asambleas Municipales del Poder Popular y de los Consejos Populares. Gaceta. http://www.gacetaoficial.gob.cu/

Fayol, H. (1971). Administración industrial y general: previsión, organización, mando, coordinación, control (Vol. 11). Editorial Universitaria.

Fuentes, S. O. (2015). La organización escolar. Fundamentos e importancia para la dirección en la educación. Varona, Revista Científica-Metodológica, 61, 1-12. http://www.redalyc.org/pdf/3606/360643422005.pdf

Fuentes. H. C., Matos E. C. y Cruz S. S. (2004) “La diversidad en el proceso de investigación científica. Retos actuales en la formación de investigadores”. Universidad de Oriente Centro de Estudios de la Educación Superior “Manuel F. Gran”

Instituto Central de Ciencias Pedagógicas (2016). Síntesis de las metodologías para elaborar plan de estudio, programas y orientaciones metodológicas. Pueblo y Educación.

Instituto Central de Ciencias Pedagógicas (2021). La investigación sobre el III Perfeccionamiento del SNE. Pueblo y Educación.

Ministerio de Educación (2014). Resolución Ministerial 186. Adecuaciones de la concepción curricular del nivel nacional, provincial, municipal y de escuela. La Habana, Cuba.

Ministerio de Educación (2023). Resolución Ministerial 121. Las nuevas formas de trabajo en las instituciones y modalidades educativas. La Habana, Cuba.

Mintzberg, H. (1991). Mintzberg y la dirección, Diaz de Santos, Madrid.

Nelson, M. (2023). Gestión de la organización escolar en las escuelas primarias graduadas. [Tesis de doctorado no publicada en Ciencias de la Educación, Universidad de Holguín].

Santiesteban L., Díaz C. y Feria H. (2018). Influencias educativas de las organizaciones socio comunitarias, en la formación de la personalidad de los estudiantes de Preuniversitario. Opuntia Brava, 10(2), 144-154.

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Cano Merino, Y., & Reyes Izaguirre, J. L. . (2024). Modelo de organização escolar de escolas primárias no contexto da educação continuada . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(4), 370–399. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2142

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)