Componente tecnológica da Competência Digital Docente dos professores em exercício no Sistema Nacional de Educação de Cuba

Autores

  • Orestes Coloma Rodríguez Universidad de Holguín
  • Maritza Salazar Salazar Universidad de Holguín
  • Dagoberto Mariño Blanco Universidad de Holguín

Palavras-chave:

Normas TIC para professores, competência digital para professores, tecnologia educativa, currículo

Resumo

O desenvolvimento de Competências Digitais Docentes é hoje transversal a todos os níveis de ensino a nível internacional, mas em Cuba ainda não está oficialmente estabelecido quais devem ser essas competências, se são comuns à profissão docente em geral ou se são específicas do nível de ensino ou da disciplina em que trabalham, pelo que se realizou uma investigação que concluiu com a proposta de um Quadro de Competências Digitais Docentes para os professores em exercício no Sistema Educativo Nacional de Cuba. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar uma caraterização da componente tecnológica da Competência Digital Docente que deve caraterizar estes professores, com base na delimitação dos seus conhecimentos, áreas e resultados de aprendizagem. Para o efeito, foram utilizadas diferentes metodologias, com predominância de métodos de investigação qualitativa, o estudo comparativo das referências internacionais mais relevantes nesta área de estudo e a construção colectiva do resultado através da consulta a especialistas. Os principais resultados descrevem a caraterização da componente tecnológica da Competência Digital Docente proposta, os conhecimentos que a caracterizam (saber saber conhecer, saber fazer e saber ser), os domínios da componente tecnológica e os resultados de aprendizagem a demonstrar pelos professores em exercício. A proposta obteve um alto grau de aceitação nas amostras utilizadas no instrumento aplicado, especificamente no conteúdo da dimensão Tecnológica (as áreas que a compõem, os conhecimentos declarados e os resultados de aprendizagem propostos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orestes Coloma Rodríguez, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación Especialidad Matemática, Máster en Informática Educativa, Doctor en Ciencias Pedagógicas y Profesor Titular de la Universidad de Holguín, Cuba, donde se desempeña como asesor de la Dirección General de Información e Informatización.

Maritza Salazar Salazar, Universidad de Holguín

Licenciada en Educación en Pedagogía Psicología, Máster en Investigación Educativa, Doctora en Ciencias Pedagógicas y Profesora Titular de la Universidad de Holguín, Cuba, donde se desempeña como asesora de la Vicerrectoría Académica.

Dagoberto Mariño Blanco, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación Especialidad Matemática-Computación, Doctor en Ciencias Pedagógicas y Profesor Asistente de la Universidad de Holguín, Cuba, donde se desempeña como director de la Dirección General de Información e Informatización.

Referências

Cabero-Almenara, J., Romero-Tena, R., Barroso-Osuna, J., y Palacios-Rodríguez, A. (2020). Marcos de Competencias Digitales Docentes y su adecuación al profesorado universitario y no universitario. Revista Caribeña de Investigación Educativa (RECIE), 4(2), 137-158. https://doi.org/10.32541/recie.2020.v4i2.pp137-158

Coloma, R., O. (2023). Caracterización del estado de desarrollo de las Competencias Digitales Docentes de los profesores en ejercicio en el Sistema Nacional de Educación en Cuba. [Informe de investigación]. Oficina Regional de la UNESCO para América Latina y el Caribe. La Habana. Sin publicar. 477 p.

Coloma, O., Salazar, M., García, M., Portilla, Y., Chapman, O., López, R. y Coloma, M. E. (2021). Propuesta de estándares de competencias para estudiantes de carreras pedagógicas [Reporte de resultado de investigación]. Universidad de Holguín.

Coloma, R., O., Salazar, S., M., Ortega, F. E., Pérez, T., A. (2024). Propuesta de Marco de Competencia Digital Docente para profesores en Cuba. Revista Conrado, 20(27), 8-22. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/3632/3461

Consejo de la Unión Europea. (2018). Recomendación del Consejo, de 22 de mayo de 2018, relativa a las competencias clave para el aprendizaje permanente. Diario Oficial de la Unión Europea. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/ES/TXT/PDF/?uri=CELEX:32018H0604(01)

Gutiérrez, I. (2014). Perfil del profesor universitario español en torno a las competencias en tecnologías de la información y la comunicación. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, 44, 51- 65. https://www.redalyc.org/pdf/368/36829340004.pdf

INTEF. (2017). Marco de referencia de la Competencia Digital Docente. https://intef.es/wp-content/uploads/2023/05/MRCDD_GTTA_2022.pdf

ISTE. (2018). Crosswalk: Future Ready Librarians Framework and ISTE Standards for Educators. https://cdn.iste.org/www-root/Libraries/Documents%20%26%20Files/ISTEU%20Docs/iste-standards-e_frl-crosswalk_6-2018_v7-2.pdf?wv1MfDhoPKserxbH7V1mM6CJT39klO3F=

MEN. (2013). Competencias TIC para el desarrollo profesional docente. Documento elaborado por la Oficina de Innovación Educativa con Uso de Nuevas Tecnologías. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-339097_archivo_pdf_competencias_tic.pdf

MINEDUC. (2008). Estándares TIC para la formación inicial del docente. Centro de Educación y Tecnología del Ministerio de Educación de Chile (ENLACES) en colaboración con UNESCO. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe. (OREALC/UNESCO Santiago). https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000163149

Padilla-Hernández, S., Gámiz-Sánchez, R. y Romero-López, T. (2019). Niveles de desarrollo de la competencia digital docente: una mirada a marcos recientes del ámbito internacional. Innoeduca. International Journal of Technology And Educational Innovation, (5)2, 140-150. https://doi.org/10.24310/innoeduca.2019.v5i2.5600

Pérez-Escoda, A., García-Ruiz, R., & Aguaded, I. (2019). Dimensions of digital literacy based on five models of development. Cultura y Educación, 31(2), 232-266. https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1603274

Redecker, C. & Punie, Y. (2017). Digital Competence of Educators DigCompEdu. Luxembourg: Publications Office of the European Union. https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/fcc33b68-d581-11e7-a5b9-01aa75ed71a1/language-en

Tobón, S. (2008). La formación basada en competencias en la Educación Superior: El enfoque complejo. Universidad Autónoma de Guadalajara. https://www.academia.edu/36985125/Formaci%C3%B3n_basada_en_competencias_Sergio_Tob%C3%B3n_pdf

UNESCO. (2008). Estándares de competencias en TIC para docentes. https://www.academia.edu/37423245/UNESCO_Estandares_de_competencia_en_TIC_para_los_docentes

UNESCO. (2019). Marco de competencias de los docentes en materia de TIC. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371024/PDF/371024spa.pdf.multi

UNESCO. (2021). Media and Information Literate Citizens. Think Critically Click Wisely! https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377068

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Coloma Rodríguez, O., Salazar Salazar, M., & Mariño Blanco, D. (2024). Componente tecnológica da Competência Digital Docente dos professores em exercício no Sistema Nacional de Educação de Cuba. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(6), 229–252. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2112

Edição

Seção

Artículos

ARK