Mapa conceitual sobre linfomas para a apropriação de conteúdo tomográfico como parte da cultura de trabalho do residente de imagem.

Autores

  • Yamila Cruz Cruz Hospital Clínico Quirúrgico de Holguín
  • Orlando Martínez Cuba Centro de Estudios para la Formación Laboral de la Universidad de Holguín

Palavras-chave:

mapa conceitual, linfomas, conteúdo tomográfico, residentes em imagens médicas, cultura de trabalho

Resumo

Os linfomas são atualmente doenças de alta incidência que necessitam de métodos de imagem para diagnóstico, incluindo a Tomografia Axial Computadorizada. O estudo dos seus conteúdos insere-se no programa de ensino da especialidade de Imagiologia, onde se destaca que a utilização de mapas conceptuais constitui uma excelente ferramenta de compreensão. O objetivo deste artigo é desenvolver um mapa conceitual sobre linfomas que favoreça a apropriação do conteúdo tomográfico dessas condições pelos médicos residentes em Imagem do Hospital Clínico-Cirúrgico “Lucía Íñiguez Landín” de Holguín, a partir de um estudo descritivo apoiado por exames de imagem e achados patológicos de linfomas. Como resultado, obteve-se um mapa conceitual hierárquico que fornece um resumo esquemático e interdisciplinar do diagnóstico dos linfomas de forma ordenada e passo a passo com a inclusão de estudos de imagem e anatomopatológicos, que favorecem o diagnóstico da doença. A combinação e aplicação de métodos científicos teóricos e empíricos como análise-síntese, indutivo-dedutivo, revisão documental, observação científica, inquéritos e estatística descritiva, permite identificar a existência de um problema científico e confirmar as vantagens oferecidas por um mapa conceptual. sua solução. O mapa facilitou a apropriação de conhecimentos básicos, competências médico-profissionais e valores associados ao estudo tomográfico dos linfomas pelos residentes da especialidade Imagiologia e contribuiu para o desenvolvimento e expressão de qualidades laborais que caracterizam a formação da sua cultura laboral.

Palavras-chave: mapa conceitual, linfomas, conteúdos tomográficos, médicos residentes em Imagem, cultura de trabalho.

Biografia do Autor

Yamila Cruz Cruz, Hospital Clínico Quirúrgico de Holguín

Médico especialista de Primer Grado en Medicina General Integral y de Primer y Segundo Grado en Imagenología. Máster en Medios Diagnósticos en el Primer Nivel de Atención Primaria de Salud. Profesor Auxiliar. Investigador Agregado.

Orlando Martínez Cuba, Centro de Estudios para la Formación Laboral de la Universidad de Holguín

Licenciado en Educación, especialidad Construcción. Máster en Ciencias de la Educación. Especialista de Postgrado en Gestión y Desarrollo de la Formación Laboral. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular.

Referências

Álvarez de Zayas, CM. (2013). Didáctica: la escuela en la vida. La Habana: Ed. Pueblo y Educación. http://www.conectadel.org/wp-content/uploads/downloads/2013/03/La-escuela-en-la-vida-c-alvarez.pdf

Anuario Estadístico de salud. (2022). La Habana. http://www.sld.cu/sitios/dne/bvscuba.sld.cu/anuario-estadistico-de-cuba

Chávez, J. et al. (2005). Acercamiento necesario a la Pedagogía General. Pueblo y Educación.

López Pérez, R., Pérez Pérez de Prado N. y López Pérez G. (2012). El pizarrón, la influencia de su uso en la calidad del proceso de enseñanza aprendizaje. EDUMECENTRO, 4(3). http://www.revedumecentro.sld.cu/index.php/edumc/article/view/202/407

Manrique Orozco, A. M. y Gallego Henao, A. M. (2013). El material didáctico para la construcción de aprendizajes significativos. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 4(1), 101-108.

Schwartzman, G. (2013). Materiales didácticos en educación en línea: por qué, para qué, cómo. Conferencia brindada en las I Jornadas Nacionales y III Jornadas de Experiencias e Investigación en Educación a Distancia y Tecnología Educativa - Universidad Nacional de Córdoba. Marzo.

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Cruz Cruz, . Y. ., & Martínez Cuba, O. . (2024). Mapa conceitual sobre linfomas para a apropriação de conteúdo tomográfico como parte da cultura de trabalho do residente de imagem. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(3), 94–108. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2011

Edição

Seção

Artículos

ARK