Modelo pedagógico para a formação profissional dos alunos do curso de graduação em Pedagogia da Atividade Física e do Esporte.

Autores

  • Eulogio Enrique Rodríguez Barreto Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí
  • Maribel Pérez Campaña profesora
  • Yoel Ortiz Fernández Universidad de Holguín

Palavras-chave:

prática de trabalho, treinamento baseado no trabalho, problemas não estruturados, tarefa de ensino integrativa, supervisor

Resumo

A pesquisa propõe caminhos para a solução de problemas contextuais na formação profissional de estudantes de Pedagogia da Atividade Física e do Esporte. Com base nas limitações encontradas no planejamento, implementação e evacuação dos estágios realizados pelos alunos nas instituições de ensino. O objetivo é elaborar uma estratégia pedagógica baseada em um modelo pedagógico para contribuir com a formação profissional dos alunos. São utilizados os métodos teóricos: analítico sintético, indução, dedução e empírico: observação, levantamento e técnicas matemáticas e estatísticas, entre outros, que me permitiram estudar e processar os dados. Os fundamentos teóricos e metodológicos são sistematizados na elaboração do modelo e da estratégia pedagógica. Com a aplicação de critérios especializados, foi demonstrada a relevância do modelo e da estratégia pedagógica na formação profissional dos alunos, com base na sistematização, apropriação e contextualização do conhecimento recebido nas aulas.

Biografia do Autor

Eulogio Enrique Rodríguez Barreto, Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí

Licenciado en Cultura Física Deporte y Recreación, facultad de Ciencia de la Educación

Yoel Ortiz Fernández, Universidad de Holguín

Licenciado en Cultura Física. Doctor en Ciencias de la Cultura Física. Profesor Titular de la Facultad de Cultura Física.

Referências

Addine, F.F. (2011) La didáctica general y su enseñanza en la Educación Superior Pedagógica. Aportes e impacto. Compendio de los principales resultados investigativos. Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”. Facultad Ciencias de la Educación. Cuba. https://www.google.com/search?q=Universidad+de+Ciencias+Pedag%C3%B3gicas+%E2%80%9CEnrique+Jos%C3%A9+Varona%

Aguilera, G. A. (2009). La Educación de los Profesionales en formación de la carrera Licenciatura en Educación especialidad Mecánica. [Tesis de doctorado del Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero] Ciencias Pedagógicas www.edu.uho.cu

Arteaga, E. (2010). Las tareas integradoras: un recurso didáctico para la materialización del enfoque interdisciplinario del proceso de enseñanza - aprendizaje de las ciencias exactas. Memorias del Congreso Iberoamericano de Educación: Metas 2021. Buenos Aires. Argentina. http://www.adeepra.org.ar/congresos/Congreso%20IBEROAMERICANO/COMPETE

Benítez, I. P., Rojas, A. B. R. T. & Estrada, N. R. D. (2022). La habilidad formular problemas de física en el Técnico Medio en Informática. Teoría y operacionalización. Revista Conrado, 18(88), 466-475.

Castillo P, Y., y Baute Álvarez, L. M. (2021). Sistema de tareas docentes integradoras: contribución a la formación ética profesional de los estudiantes contadores. Conrado, 17(80), 216-222.

González Gómez, L. A., Contreras Vidal, J. L., Hidalgo Leonard, Y., Valle Mijangos, S. O., López Villavicencio, V. L., Jiménez Barrera, M., Urquijo Hernández, Y., y Pedraza González, X. Tareas docentes integradoras para estudiantes del área de salud Integrative teaching tasks for health care students. South Florida Journal of Development, Miami, 2(2), 3576-3585.

Lage, M., Vidal Rojo, C., Conde Fernández, B. D. y Pérez García, L. M. (2018). Propuesta de procedimientos para elaborar tareas integradoras en asignaturas de la carrera Medicina. Gaceta Médica Espirituana, 20(3), 101-111.

Machín P, D, A., Ortiz, F. Y. y Zaldívar. C. G. V. (2022). La formación laboral del estudiante universitario desde la Disciplina Recreación Física (Original). Revista científia Olimpia, 19(1), 352-383.

Machín, P. D, A., Zaldívar. C. G. V. y Ortiz, F. Y. (2022). Concepción pedagógica para la formación laboral de los estudiantes en la Facultad de Cultura Física y Deporte de Holguín. Revista Didascalia, 13(1), 171- 189.

Machín P. D. A. (2022). La formación laboral de los estudiantes universitarios de cultura física desde la disciplina recreación física. [Tesis de doctorado Universidad de Holguín] Ciencias de la Cultura Física. https//repositorio.uho.edu.cu

Martínez. P, C. M. (2006). La educación ambiental para el desarrollo del trabajo comunitario en las instituciones educativas. [Tesis de doctorado del Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero] Ciencias Pedagógicas www.edu.uho.cu

Millán. S., R. (2023) La superación profesional en cultura ambiental del profesor universitario de educación física. [Tesis de doctorado Universidad de Holguín] Ciencias de la Cultura Física. https//repositorio.uho.edu.cu

Ortiz, F. D. (2017). Perspectiva educativa de la Recreación Física en la formación de los estudiantes de la carrera de Turismo en la Universidad de Holguín. [Tesis de doctorado Universidad de Holguín] Ciencias de la Cultura Física. https//repositorio.uho.edu.cu

Pacheco, M. A. M., y Pupo, F. J. M. (2016): “Instructivo para la realización de prácticas pre-profesionales y pasantías en universidades del Ecuador”, Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (julio 2016). http://www.eumed.net/rev/atlante/2016/07/pasantias.html

Pérez. C. M. (2020). Gestión de la animación sociocultural para la formación de los estudiantes de licenciatura en cultura física. [Tesis de doctorado Universidad de Holguín] Ciencias de la Cultura Física. https//repositorio.uho.edu.cu

Terranova, R. J. Y. (2017). El perfeccionamiento de la práctica preprofesional de la carrera de educación parvularia de la Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí ULEAM. https://repositorio.uho.edu.cu/handle/uho/3548

Tito, C. A., & Rojas, M, E. (2018). Estrategia para el desarrollo de la formación laboral en la carrera Educación Laboral-Informática. Revista Maestro y Sociedad, (3), 99-108

Urgellés, C. I. A., Escalona, P. N. E. y Ricardo, D. A. (2017). Experiencia acerca de la formación laboral investigativa de los profesionales en formación. Luz 16(4), 65-74.

Valle, A., Pla, R., Salmerón, E., y Machado, B. (2011). Resultados científicos de la investigación pedagógica en secundaria básica. Su estructuración. Editorial Educación Cubana. Ministerio de Educación.

Vilaseca Suárez, A. R., García Ribeaux, T. y Ledo Rollo, C. T. (2019). La identidad profesional: una necesidad para la formación laboral universitaria cubana. Universidad y Sociedad, 11(5), 479-486.

Publicado

2023-11-23 — Atualizado em 2023-12-05

Versões

Como Citar

Rodríguez Barreto, E. E., Pérez Campaña, M., & Ortiz Fernández, Y. . (2023). Modelo pedagógico para a formação profissional dos alunos do curso de graduação em Pedagogia da Atividade Física e do Esporte . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 373–395. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1883 (Original work published 23º de novembro de 2023)

Edição

Seção

Artículos

ARK