Preparação de professores da primeira infância em educação ambiental por meio do projeto Arenas Blancas.

Autores

  • Martha Serrano Acosta Centro Universitario Municipal. Puerto Padre. Universidad de Las Tunas
  • Leliette García Pérez Dirección Municipal de Educación. Puerto Padre. Las Tunas
  • Dianik Alonso Machado Centro Universitario Municipal. Puerto Padre. Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

meio ambiente, educação ambiental, primeira infância

Resumo

O meio ambiente é uma das preocupações atuais da humanidade e o foco das ações da comunidade científica. Por isso, os professores do Centro Universitário Municipal Puerto Padre formam o Projeto de Desenvolvimento Local "Arenas Blancas". Um dos objetivos desse projeto é influenciar a educação das crianças a fim de promover a conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente na comunidade. Portanto, é necessário preparar professores da primeira infância para trabalhar com as crianças nos círculos infantis da área. Este trabalho propõe ações para a preparação de professores, caracterizadas por incentivar o protagonismo das crianças, bem como influenciar suas ações para o cuidado e a conservação do meio ambiente. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados métodos empíricos: observação participativa, levantamento e entrevista. Além de métodos teóricos, como análise e síntese, lógica histórica, análise bibliográfica, modelagem, indução e dedução. E métodos estatísticos: cálculo de porcentagem. Entre os resultados obtidos estão: melhoria permanente e aprimoramento da qualidade de vida nas instituições infantis selecionadas, treinamento de pessoal, possibilidade de disponibilizar às crianças informações que lhes permitam adquirir e enriquecer o conhecimento ambiental de seu entorno e a elaboração de novos jogos didáticos e atributos criativos para o desenvolvimento do role-playing.

Biografia do Autor

Martha Serrano Acosta, Centro Universitario Municipal. Puerto Padre. Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Preescolar y Máster en Ciencias de la Educación. Profesora Auxiliar. Coordinadora de Carrera de Educación Preescolar

Leliette García Pérez, Dirección Municipal de Educación. Puerto Padre. Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Preescolar y Máster en Ciencias de la Educación. Profesora Asistente. Jefa de Departamento de la Primera Infancia

Dianik Alonso Machado, Centro Universitario Municipal. Puerto Padre. Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad  Primaria y Máster en  Orientación Educativa. Profesora Asistente. Jefa de Departamento de Carreras Técnicas 

Referências

Almaguer, A. (2012). Metodología para la formación y desarrollo de la cultura agroambiental de los estudiantes de la carrera de Agronomía. Revista Didáctica y Educación, 3(4), 83-97. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/115

Baute Álvarez. L. M. (2015). El desarrollo sustentable en la universidad cubana. Algunas reflexiones. Revista Universidad y Sociedad, 7(1). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202015000100011

Carta de Belgrado (1975). Seminario internacional de educación ambiental. https://www.manekenk.org.ar/wp-content/uploads/2016/01/belgrado01.pdf

Castro, F. (2001). Discurso en la Cumbre de la Tierra. Río de Janeiro el 12/6/1992. [Tabloide Universidad para Todos, La Habana]

CITMA. (1997). Ley 81 del Medio Ambiente. (Asamblea Nacional del Poder Popular. P.47). El artículo 4.

MINED. (1995). Programa de Educación para los ciclos 3ero y 4to. Pueblo y Educación.

Cuc, M.E. (s.f.). La educación ambiental en el sistema educativo y la transversalidad de la educación ambiental. https://www.monografias.com/trabajos97/educacion-ambiental-sistema-educativo-y-transversalidad-educacion-ambiental/educacion-ambiental-sistema-educativo-y-transversalidad-educacion-ambiental2.shtml

Jiménez, F. (1998). Proyecto de protección de medio ambiente. En Días de Santos (Ed.), La educación para la salud del siglo XXI: comunicación y salud (pp. 441-444). http://www.alezeia.org/publicaciones-alezeia-asociacion/libros-alezeia/261-la-educaci%C3%B3n-para-la-salud-del-siglo-xxi-2%C2%AA-edici%C3%B3n.html

Martínez Castillo, R. (1998). Reflexión sobre educación, sociedad y ambiente. Revista Tópicos, 41.

Peña, L. C. y Almaguer, A. (2018). Resultados del diagnóstico sociocultural de la cultura ambiental de la comunidad Playa Socucho-La Llanita. Revista Didáctica y Educación 9(5), 179–192. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/817

Suárez Wong, I. (2016). Cuidado y conservación del medio ambiente en la escuela primaria. http://vinculando.org/ecologia/cuidado-conservacion-medio-ambiente-escuela-primaria.html

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Serrano Acosta, M., García Pérez, L. ., & Alonso Machado, D. . . (2023). Preparação de professores da primeira infância em educação ambiental por meio do projeto Arenas Blancas . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 298–311. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1783

Edição

Seção

Artículos

ARK