A profissionalização do conteúdo no processo de ensino aprendizagem de Matemática em Administração de Empresas.

Autores

  • Roberto Xavier Chérrez Ibarra Universidad de Guayaquil

Palavras-chave:

treinamento vocacional, educação matemática, profissionalização

Resumo

No processo de formação profissional das diferentes carreiras das áreas técnica, econômica e administrativa no Ensino Superior, o estudo da Matemática é essencial, devido, entre outros fatores, à implicação de seus conteúdos para a interpretação e a solução de problemas práticos e teóricos típicos da atividade desenvolvida por esses profissionais; no entanto, a literatura científica reconhece as dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina em nível internacional, que se agravaram nos últimos anos. No caso particular do curso de Administração de Empresas da Universidade de

Guayaquil, Equador, a existência desse problema também é evidente, o que leva ao seguinte problema: insuficiências no processo de ensino-aprendizagem da

Matemática no curso de Administração de Empresas da Universidade de Guayaquil.  Por esse motivo, foi realizado um estudo para determinar as principais causas que afetam esse processo, bem como para avaliar diferentes propostas de solução para o problema. Como principais resultados da investigação, foram encontradas diferentes tendências do processo de ensino-aprendizagem da Matemática nesse nível, onde se destaca a profissionalização do conteúdo nesse processo, como forma de mostrar a importância do mesmo para o desenvolvimento bem-sucedido dos alunos em sua futura vida profissional.

Biografia do Autor

Roberto Xavier Chérrez Ibarra, Universidad de Guayaquil

Máster en Educación Matemática Universitaria. Profesor de la Universidad de Guayaquil, Ecuador. Correo electrónico: robertocherrez1980@gmail.com, registro ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6643-187X.

Referências

Addine, F. (2004). Didáctica: Teoría y práctica. Pueblo y Educación.

Bedoya, M. E. (2017). Modelo de profesionalización del docente universitario: estrategia para su implementación en la Universidad Autónoma Latinoamericana (UNAULA). Tesis en opción del grado científico de doctor en Ciencias Pedagógicas. Cuba.

Castellanos, D., Castellanos, B., Llivina, M. y Silverio, M. (2001). Hacia una concepción del Aprendizaje Desarrollador. La Habana: ISPEJV. La Habana. Cuba.

Cedeño, R., Escalona, M. y Verdiel, C. (2019). La profesionalización de la enseñanza de la Matemática en la Educación Superior. Experiencias en Cuba y Ecuador. Roca, 15(4).

Covián, O. y Romo, A. (2017). Matemáticas para la vida. Una propuesta para la profesionalización docente de profesores de matemáticas. Innovación Educativa, 17(73).

Covián, O. (2013). La formación matemática de futuros profesionales técnicos en construcción. Tesis de doctorado. México: CINVESTAV-IPN.

Cruz, V. (2012). Sistema de ejercicios para la profesionalización de la asignatura Química en la especialidad Construcción Civil. Tesis en opción al título académico de máster en ciencias de la educación. Mención Educación Técnica Profesional. Pinar del Rio. Cuba.

Díaz, A. L. (2015). Profesionalización de la formación docente en Matemáticas. XIV CIAEM-IACME, Chiapas, México, 2015. http://xiv.ciaem-iacme.org

Espinoza, A. M. (2016). Estrategia didáctica para la planificación curricular de la Matemática II en la carrera Ingeniería Civil de la ULEAM. Tesis en opción al título académico de Máster en Educación Matemática Universitaria. Universidad de Holguín. Cuba.

Fernández, J. T. (2013). Profesionalización docente en la universidad: implicaciones desde la formación. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, 10(1), 170-184.

Gamboa Graus, M. E. (2019). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.

Gamboa Graus, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).

Giroux, H. A. (2001). Los profesores como intelectuales. Ediciones Paidós.

González, R. y Fernández, C. L. (2017). La profesionalización del contenido de la asignatura Matemática en la especialidad de Construcción Civil. Rev. Pedagogía Profesional, 15(4).

Gutiérrez, C. y Gutiérrez, F. (2015). Ricardo Poenisch: La profesionalización de la enseñanza de las matemáticas en Chile (1889-1930). Atenea 509.

Hernández, A. (2020). Alternativa didáctica para favorecer el proceso de enseñanza aprendizaje de la Matemática Básica. Tesis en opción al título académico de Máster en Educación Matemática Universitaria. Universidad de Holguín. Cuba.

León, I., Díaz, G., León, V. E. y Barrera A. J. (2014). Propuesta didáctica para la profesionalización del proceso de enseñanza aprendizaje de la Matemática en la formación del ingeniero agrónomo. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa 25 (ALME).

León, V. E. (2007). Una concepción didáctica para la profesionalización del proceso de enseñanza aprendizaje de la Física en la formación del bachiller técnico en agronomía. Tesis de Doctorado no publicada, ISP. Pinar del Río, Cuba.

López, C. L. y Pérez, O. G. (2014). Formación permanente, superación profesional y profesionalización pedagógica. Tres procesos de carácter continuo y necesario impacto social. Revista Cubana de Reumatología, 16(1), 59-62.

Macías, M. (2012). Uso de las nuevas tecnologías en la formación matemática de ingenieros. Tesis de maestría. México: CICATA-IPN.

Matus, J. y Linares, C. (2016). La carrera docente y la profesionalización de la docencia. Reencuentro, 71, 85-106.

Milián, A., Gato, C. A. y Sánchez, D. (2017). La profesionalización de la Matemática en la especialidad Albañilería de la Educación Técnica y Profesional. Revista Conrado, 13(58), 126-135.

Núñez, M. A., Arévalo, A. y Ávalos, B. (2012). Profesionalización docente: ¿es posible un camino de convergencia para expertos y novatos? Revista Electrónica de Investigación Educativa, 14(2), 10-24.

Pérez, A. (2014). La profesionalización docente en el marco de la reforma educativa en México: sus implicaciones laborales. Revista: El Cotidiano, 184, 113-120.

Reyes-Gasperini, D. y Cantoral, R. (2014). Socioepistemología y empoderamiento: la profesionalización docente desde la problematización del saber matemático. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 28, 360-382.

Sánchez, M. y García, A. (2002). Formación y profesionalización docente del profesorado universitario. Revista de Investigación Educativa, 20(1).

Silvestre, M. (1999). Aprendizaje, educación y desarrollo. Pueblo y Educación.

UNESCO (2014). Programas y Presupuesto Aprobados (37 C/5). En: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002266/226695s.pdf

Zilberstein, J. y Silvestre, M. (2000) ¿Cómo hacer más eficiente el aprendizaje? Ceide.

Publicado

2023-07-19

Como Citar

Chérrez Ibarra, R. X. (2023). A profissionalização do conteúdo no processo de ensino aprendizagem de Matemática em Administração de Empresas . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(3), 239–258. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1704

Edição

Seção

Artículos

ARK