O diagnóstico do treinamento de professores primários em serviço no aconselhamento familiar

Autores

  • Alenni Ramona Aguilera Grave de Peralta Universidad de Holguín
  • Roberto Pérez Almaguer Universidad de Holguín
  • Yudith Laura Ferreiro Fuentes Cenro de Estudios de la Federación de Mujeres Cubanas

Palavras-chave:

aprendizagem ao longo da vida, professor primário, aconselhamento familiar.

Resumo

No exercício do trabalho educativo, o professor influencia os alunos e os contextos que favorecem sua educação, entre os quais a família é um dos mais importantes devido a seu impacto no desenvolvimento integral das crianças em idade escolar. No entanto, há professores que, por várias razões, não desempenham um papel de orientação na educação das famílias. Uma das causas que limitam sua preparação para o desempenho da orientação familiar é a limitação na formação do profissional. Foi realizado um estudo utilizando uma abordagem de pesquisa mista, com um escopo descritivo-correlacional. Foram aplicados métodos teóricos: histórico-lógico, análise-síntese, induçãodedução; e métodos empíricos: observação participante, entrevista, pesquisa, escalas de classificação e revisão de documentos, o que permitiu avaliações sobre o treinamento de professores para estes fins. O objetivo do artigo era socializar os resultados do diagnóstico inicial do treinamento permanente do professor primário para o desempenho do aconselhamento familiar no ambiente escolar. Os resultados permitiram revelar as deficiências e potencialidades existentes no processo de formação contínua de professores, como evidência da demanda científica na abordagem de melhoria adaptada ao ambiente escolar no qual os professores se desenvolvem.

Biografia do Autor

Alenni Ramona Aguilera Grave de Peralta, Universidad de Holguín

Licenciada en Psicología. Máster en Orientación Educativa, Profesora Asistente. Departamento Pedagogía-Psicología, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Holguín, Cuba.

Roberto Pérez Almaguer, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación Especialidad: Geografía. Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor Titular. Vicerrector de la Facultad de Formación de la Universidad de Holguín, Cuba.

Yudith Laura Ferreiro Fuentes, Cenro de Estudios de la Federación de Mujeres Cubanas

Licenciada en Educación Especialidad: Marxismo-Leninismo e Historia. Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesora Titular. Directora del Centro de Estudios de la Mujer de la Federación de Mujeres Cubanas (FMC), La Habana, Cuba.

Referências

Amortegui, S. A., Chávez, N., y Martin, D. M. (2018). La formación permanente de los docentes de la Educación Primaria Básica en la atención educativa a los escolares con necesidades educativas especiales, en el contexto colombiano. Conrado, 14(65), 170-175. http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado

Añorga, J. (1999). Paradigma Educativo Alternativo para el Mejoramiento Profesional y Humano de los Recursos Laborales y de la Comunidad: Educación Avanzada. Impresión Ligera. Ciudad de La Habana, Cuba.

Añorga, J. (2012). La educación avanzada y el mejoramiento profesional y humano [Tesis doctoral]. Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, La Habana.

Añorga, J. (2014). La Educación Avanzada y el mejoramiento profesional y humano. Varona, 58, 19-31. https://www.redalyc.org/pdf/3606/360634165003.pdf

Cáceres, J. (2015). La formación permanente del profesorado y la cultura escolar. En M. Martín-Sánchez, y T. Groves (Eds.), Salamanca, FahrenHouse: La formación del profesorado. Nuevos enfoques desde la teoría y la historia de la educación (pp.91-104).

Cuba. Ministerio de Educación Superior. (2016). Documento base para el diseño de los planes de estudio "E". MES

de Sousa, G., do Nascimento Tavares, A. M. B., & dos Santos, F. A. A. (2021). Epistemologia da prática profissional docente: um estudo acerca dos saberes docentes. Epistemologia e Práxis Educativa-EPEduc, 4(3). https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/download/1900/1727

Díaz, O., Portuondo, O. l. y García, I. (2019). Prospección desde la Educación Avanzada y la Agenda 2030 en el proceso de identidad profesional. Panorama. Cuba y Salud, 14(1), 74-77. https://www.medigraphic.com/pdfs/cubaysalud/pcs-2019/pcss191v.pdf

Expósito, J. (2016). El profesor como orientador. Teaching, 34 (2), 93-119.

Garbizo, N., Ordaz, Mayra. & Lezcano, A. (2020). El profesor universitario ante el reto de educar: su formación integral desde la Responsabilidad Social Universitaria. Revista de estudios y experiencias en educación, 19(40), 151-168. DOI: https://dx.doi.org/10.21703/rexe.20201940garbizo8

García, G., Addine, F., Recarey, S., Reinoso, C., Rodríguez, M. A., Linares, M., Castellanos, D., Castellanos, B., Llivina, M. J., Moreno, M. J., Del Pino, J. L., Aguilera, M. C., García, J., Hernández, E., Hernández, P. A., Barreto, I., Blanco, A., Recarey, S., Brito, T.,… Caballero, E. (2004). Temas de introducción a la formación pedagógica. Pueblo y Educación.

García. G., Addine, F. y Recarey, S. (2004). Un profesional imprescindible: el maestro. En Temas de introducción a la formación pedagógica (pp. 3-23). Pueblo y Educación.

González, B. M. (2021). Modelos de formación del profesor universitario: un tema de inaplazable innovación. Atenas, 2(54), 174-188. http://atenas.umcc.cu

Hernández, R. y Mendoza, C. P. (2018). Metodología de la investigación: Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Impreso en México. ISBN: 978-1-4562-6096-5

Horruitinier, P. (2012). La universidad cubana: el modelo de formación. Versión digital del libro. http://books.google.com.cu/

Imbernon, F. y Canto, P. J. (2013). La formación y el desarrollo profesional del profesorado en España y Latinoamérica. Sinéctica, 41, 1-12. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=99828325009

Lázaro, J., Gisbert, M. & Silva J. (2018). Una rúbrica para evaluar la competencia digital del profesor universitario en el contexto latinoamericano. Edutec. Revista Electrónica De Tecnología Educativa, (63), 1-14. https://doi.org/10.21556/edutec.2018.63.1091

Neira M. & Martín H. (2020). Los futuros maestros de infantil ante la educación literaria: Análisis de sus creencias sobre la literatura infantil como recurso para el aula. Profesorado, Revista De Currículum Y Formación Del Profesorado, 24(2), 224-250. DOI: https://doi.org/10.30827/profesorado.v24i2.14076

Padilla, A., López, M. M., y Rodríguez, A. (2015). La formación del docente universitario. Concepciones teóricas y metodológicas. Universidad y Sociedad, 7(2), 86-90. http://rus.ucf.edu.cu/

Pascual, A., Ortega, J., Pérez, M. & Fombona, J. (2019). Competencias Digitales en los Estudiantes del Grado de Maestro de Educación Primaria. El caso de tres Universidades Españolas. Formación universitaria, 12(6), 141-150. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062019000600141

Perdomo, J. (2021). Competencias metacognitivas del docente universitario ante la demanda de su formación profesional. Scientiarum, (2), 73-88. https://investigacionuft.net.ve/revista/index.php/scientiarium/article/view/440/501

Roberts, K., Rodríguez, D., y Silva, P. (2019). Saber pedagógico en evaluación del profesorado de escuelas vulnerables de la comuna de Arica y sus demandas a la formación inicial docente. Paideia, (64), 65-69. http://revistas.udec.cl/index.php/paideia/article/view/2135

Tallaferro, D. (2012). La formación: experiencia para el saber y la reflexión. Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales. Mérida-Venezuela. ISSN 1316-9505. Enero-Diciembre. Nº 18: 113-127. https://www.redalyc.org/pdf/652/65226271003.pdf

Tezanos, A. (2007). Formación de profesores: una reflexión y una propuesta. Pensamiento Educativo, Investigación Latinoamericana 41(1), 57-75. http://redae.uc.cl/index.php/pel/article/download/25675/20591

UNESCO. (2017). La UNESCO Avanza La Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. http://www.unesco.org/open

Valiente, P. (2001). Concepción sistémica de la superación de los directores de secundaria básica [Tesis doctoral]. Instituto Superior Pedagógico "José de la Luz y Caballero" Holguín, Cuba.

Villaverde, E., Fernández, M., Belén, T. & González, M. (2021). Revisión de la literatura sobre las características que definen a un buen docente de Educación Física: consideraciones desde la formación del profesorado. Retos, 41, 471-479. https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/27735/Revisi%c3%b3n_Literatura_Buen_Docente_EF.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Villegas, L. A. (2008). Formación: apuntes para su comprensión en la docencia universitaria. Profesorado, 12(3), 1-14. https://www.redalyc.org/pdf/567/56712875013.pdf

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Aguilera Grave de Peralta, A. R., Pérez Almaguer, R. ., & Ferreiro Fuentes, Y. L. (2022). O diagnóstico do treinamento de professores primários em serviço no aconselhamento familiar . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(6), 234–256. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1576

Edição

Seção

Artículos

ARK