Atividade sócioemocional para o desenvolvimento da inteligência emocional no profissional de Pedagogia-Psicologia.

Autores

  • Leyder Ortiz Pérez Universidad de Las Tunas
  • Pablo Raúl Mas Sánchez Universidad de Las Tunas
  • Manuel Antonio Mulet González Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

atividade, profissional, treinamento, inteligência emocional

Resumo

Para os fins dos resultados da pesquisa em curso, a necessidade e importância da inteligência emocional é reconhecida na formação inicial do profissional de Pedagogia-Psicologia para o cumprimento das tarefas e funções a serem desempenhadas nos contextos de ação em relação aos problemas profissionais, a fim de proporcionar recursos pessoais suficientes para este fim. Portanto, o objetivo é argumentar a atividade sócio-emocional para o desenvolvimento da inteligência emocional como qualidade profissional na carreira de Pedagogia-Psicologia. No processo de pesquisa, métodos teóricos tais como análise-síntese, indução-dedução, histórico-lógica, sistematização teórica e modelagem são utilizados com base no método sistêmico estrutural funcional. No nível empírico: entrevista, pesquisa, estudo dos produtos do processo pedagógico e oficinas sobre opinião crítica e construção coletiva.

Biografia do Autor

Leyder Ortiz Pérez, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Pedagogía-Psicología. Máster en Orientación Educativa. Profesor del Departamento de Pedagogía-Psicología

Pablo Raúl Mas Sánchez , Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Pedagogía-Psicología. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor del Departamento de Pedagogía-Psicología

Manuel Antonio Mulet González , Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Pedagogía-Psicología. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor del Departamento de Pedagogía-Psicología.

Referências

Bello, Z. (2019). La inteligencia emocional en la educación superior. Una experiencia preliminar. Revista Cubana de Educación Superior, vol.38 (no. Especial• 2019) https://www.rces.uh/index.php/article/view/338

Goleman, D. (1995). La inteligencia emocional. Argentina: Editorial Zeta Bolsillo.

Gutiérrez, G. (2016). Concepción Pedagógica para la Educación Socioemocional en estudiantes de la carrera Pedagogía Psicología. (Tesis de Doctorado). La Habana: Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”.

MES. (2016). Plan de Estudios “E” Pedagogía Psicología. Ministerio de Educación Superior.

Rodríguez, D. (2014). La formación emocional del estudiante de educación preescolar. (Tesis de Doctorado). Santiago de Cuba: Universidad de Ciencias Pedagógicas Frank País García.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Ortiz Pérez, L., Mas Sánchez , P. R. . ., & Mulet González , M. A. . . . . (2022). Atividade sócioemocional para o desenvolvimento da inteligência emocional no profissional de Pedagogia-Psicologia . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(5), 211–224. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1525

Edição

Seção

Artículos

ARK