A estética como conteúdo filosófico para o marxismoleninismohistórico

Autores

  • Ania Caballero Leyva Universidad de Las Tunas
  • Clara de los Ángeles Guzmán Góngora Universidad de Las Tunas
  • Yunier Guerra Borrego Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

estética, conteúdo, valor.

Resumo

Com o objetivo de sistematizar os elementos teórico-metodológicos necessários para incorporar a estética como conteúdo filosófico nos alunos do Bacharelado em MarxismoLeninismo-Educação História-História, este trabalho é realizado. A partir de fundamentos científicos que são usados para entender a necessidade da estética na preparação de um profissional, ela é destacada na formação do Bacharelado em Leninismo e História do Marxismo. A estética como um conteúdo filosófico que se tornou um componente que contribui para a visão de mundo do estudante neste curso de graduação. Também lhe permite perceber as sensações, assim como o conhecimento, a aceitação ou o cultivo da essência imaterial de si mesmo; a partir da apreciação estética que o aluno realiza, evidenciando um certo sentido de realidade.

Biografia do Autor

Ania Caballero Leyva, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, Marxismo Leninismo e Historia. Máster en Educación. Profesor Auxiliar. Departamento-Carrera Marxismo Leninismo e Historia.

Clara de los Ángeles Guzmán Góngora, Universidad de Las Tunas

Licenciado en Filosofía. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Dirección de Marxismo e Historia.

Yunier Guerra Borrego , Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Pedagogía Psicología. Máster en Ciencias de la Educación. Profesor Asistente. Departamento de Pedagogía Psicología.

Referências

Bozal, V. (1996). Historia de las ideas estéticas II. Historia 16, Madrid, España. https://www.todocoleccion.net/libros-segunda-mano/valeriano-bozal-historia-ideas-esteticas-teorias-artisticas-contemporaneas-vol-ii~x143078182.

Cardentey, J. (2016). Lecciones de Filosofía Marxista Leninista. Pueblo y Educación.

Egórov, A. (1978). Problemas de la Estética. Progreso.

Estévez, P. R. (2014). La alternativa estética en la educación. Pueblo y Educación.

Estévez, P. R. (2017). El perfeccionamiento de la educación estética. Ediciones Capiro.

Fajardo, C. (2002). El gusto estético en la sociedad postindustrial. Espéculo, 21. https://biblioteca.org.ar/libros/151028.pdf

Kagan, M. (1984). Lecciones de Estética Marxista Leninista. Arte y Literatura.

Michaud, Y. (2022). Filosofía del arte y estética. http://www.disturbis.esteticauab.org

Ministerio de Educación Superior (2020). Modelo del Profesional de la Carrera de Licenciatura en Educación, Marxismo Leninismo e Historia. Plan E. La Habana, Cuba.

Novikova, L. I. (1986). Estética y Técnica. Arte y Literatura.

Peralta, Y., Páez, B., Carbonell, L.C. (2019). Modelo didáctico para la formación estética del estudiante de Marxismo-leninismo e Historia. Revista Mendive, 17(2), p193-203.

Sánchez, A. (1973). Las ideas estéticas de Marx. Instituto Cubano del Libro.

Sánchez, M. (2008). Estética Enfoques actuales. Félix Varela.

Valverde, J. (2011). Breve Historia y Antología de la Estética. Ediciones Ariel.

Publicado

2023-01-27 — Atualizado em 2023-01-30

Versões

Como Citar

Caballero Leyva, A., Guzmán Góngora, C. de los Ángeles ., & Guerra Borrego , Y. . (2023). A estética como conteúdo filosófico para o marxismoleninismohistórico . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(1), 131–143. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1490 (Original work published 27º de janeiro de 2023)

Edição

Seção

Artículos

ARK