Anatomia da superfície. Conhecimento comum em todas as disciplinas da carreira médica
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, anatomia de superfície, ensinoaprendizagemResumo
A reunificação do conhecimento permite a aplicação do que já é conhecido na solução de novos problemas que surgem durante o processo de ensinoaprendizagem. Esta integração pode ser horizontal (em nível de ano ou ciclo), assim como vertical (integração clínica básica), representando o conhecimento comum entre várias disciplinas. Uma pesquisa pedagógica descritiva transversal foi realizada na área de graduação da Faculdade de Ciências Médicas Enrique Cabrera durante os anos acadêmicos de 2019-2020 e 20202021, a fim de identificar a inter-relação disciplinar da anatomia de superfície com as diferentes disciplinas curriculares do 1º ao 5º ano do curso de graduação. Foram utilizados métodos de nível empírico e teórico. Ao analisar o programa de estudo do curso de graduação médica, tanto o plano E quanto o plano D, foi observada a existência da anatomia de superfície como conhecimento comum em diferentes disciplinas e assuntos. Há deficiências na abordagem interdisciplinar das disciplinas clínico-cirúrgicas ao sistema osteomioarticular.
Referências
Adaya, C., Carmona, G. M., Terán, V. O. y Márquez, M. O. (2013). Relación del estilo de vida y estado de nutrición en estudiantes universitarios: estudio descriptivo de corte transversal. Rev. Medwave, 13(11), 68-83.
Alemán Rodríguez, R. y Yera Carbonell, G. del C. (2011). La interdisciplinariedad en ciencias médicas y la matemática. Revista Cubana de Higiene y Epidemiología, 49(3), 490-498. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-30032011000300016&lng=es&tlng=es.
Alfonso Hidalgo, A. y Zamora Rodríguez, L. (2014). Experiencia preliminar de nexos interdisciplinares entre Farmacología e Informática Médica en estudios médicos. EDUMECENTRO, 6(1), 145-159. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742014000100011&lng=es&tlng=es.
Castillo, Y. y Gamboa, M.E. (2016). Relaciones interdisciplinarias de las ciencias a partir de la Matemática en la Educación Preuniversitaria. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 7(5), 131-154. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/542
Díaz Quiñones, J., Valdés Gómez, M. y Boullosa Torrecilla, A. (2016). El trabajo interdisciplinario en la carrera de Medicina: consideraciones teóricas y metodológicas. MediSur, 14(2), 213-223. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-897X2016000200016&lng=es&tlng=es.
Escalona Guevara, P., Gamboa Fajardo, A., Otero Naranjo; S. y Benítez Popa, E. (2018). La disciplina principal integradora en la carrera de Medicina. Multimed. Revista Médica Granma, 22(3), 719-725. https://www.medigraphic.com/pdfs/multimed/mul-2018/mul183q.pdf
Fernández Sacasas, J. A. (2013). El principio rector de la Educación Médica cubana Un reconocimiento a la doctrina pedagógica planteada por el profesor Fidel Ilizástigui Dupuy. Educación Médica Superior, 27(2), 239-248. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412013000200011&lng=es&tlng=es.
Gamboa, M.E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2). https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/427
Gutiérrez-Ventura, F. (2014). La importancia de la anatomía en ciencias básicas. Revista Estomatológica Herediana, 23(3). https://doi.org/10.20453/reh.v23i3.63 Maynard Bermúdez, R. E., De la Torres Rosés, M. V., Haber Ané, Z., Maynard Bermúdez, G. I. y Favier Torres, M. A. (2016). La Medicina General Integral como disciplina principal integradora. Revista Información Científica, 25(1), 90-100. https://www.redalyc.org/journal/5517/551762874010/html/
Martínez Lima J. M., Carmona Betancourt J., Solar Carballo O. M. y Sánchez Suárez OR. (2020). Importancia del conocimiento de la anatomía dental para su
aplicación en la práctica clínica. [Congreso Morfovirtual 2020]. http://morfovirtual2020.sld.cu/index.php/morfovirtual/morfovirtual2020/paper/download/273/176#:~:text=Puede%20considerarse%20que%20el%20conocimiento,la%20evaluaci%C3%B3n%20de%20la%20calidad.
Oramas González, R., Jordán Severo, T. y Valcárcel Izquierdo, N. (2012). Propuesta de modelo del profesor universitario en la carrera de Medicina. Educación Médica Superior, 26(4). http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/86
Padilla Meza, J., Godoy Guzmán, C. (2021). La importancia de la anatomía y su enseñanza entorno al razonamiento clínico en la carrera de Medicina: una revisión bibliográfica. Rev. ANACEM, 15(1), 80-85. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1253917.
Piloto Porras, D. C., González Miló, A., González González, M., Ortiz Castillo, L. E., González Rodríguez, R. (2018). Interdisciplinariedad desde la disciplina Medicina General Integral hacia las Ciencias Básicas Biomédicas. Revista Universidad Médica Pinareña, 14(3), 257-266. http://galeno.pri.sld.cu/index.php/galeno/article/view/526.
Rodríguez-Herrera, R., Losardo, R. J., & Binvignat, O. (2019). La Anatomía Humana como Disciplina Indispensable en la Seguridad de los Pacientes. Int. J. Morphol, 37(1), 241–250. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-990034
Rousseau Yera, R., Figueredo Mesa, Y., Montero Alfonso, Y., Rodríguez Rodríguez, A. y Rodríguez Patterson, M. (2018). Las relaciones interdisciplinarias entre la Educación Física y la Medicina Natural y Tradicional, en la formación del Médico General. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, 9(4), 155-159. http://www.revtecnologia.sld.cu/index.php/tec/article/view/1317
Yoppiz, Y., Cruz, A., Gamboa, M.E. y Osorio, G. (2016). Alternativa didáctica para contribuir al perfeccionamiento de la planificación del proceso de enseñanza-aprendizaje de la Matemática en la carrera Licenciatura en Educación Matemática-Física. Boletín Redipe, 5(5), 147-164. http://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/69
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Rafael Mena Pérez, María Asunción Tosar Pérez, Maydalien Díaz Hernández
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.