Método metacognitivo para o estímulo ao desenvolvimento do pensamento teórico dos profissionais em treinamento inicial.
Palavras-chave:
método, pensamiento teórico, enseñanza-aprendizajeResumo
Dirigir conscientemente o desenvolvimento do pensamento durante o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas é um objetivo fundamental do Ensino Superior em Cuba. Entretanto, as possibilidades oferecidas pelos mesmos temas ou disciplinas para favorecer este propósito não são suficientemente exploradas. Neste sentido, a pesquisa abordou a questão do desenvolvimento do pensamento teórico no Bacharelado em Educação Física da Universidade de Holguín. Uma metodologia dinamizada por um método foi proposta com o objetivo de estimular o desenvolvimento do pensamento teórico entre profissionais em treinamento inicial para o Bacharelado em Educação Física na Universidade de Holguín. O objetivo deste artigo é socializar os resultados das pesquisas realizadas. O estudo foi realizado a partir de uma perspectiva de pesquisa descritiva e explicativa, utilizando métodos dos níveis teórico e empírico, entre eles o histórico-lógico, juntamente com os procedimentos lógicos de análise-síntese, bem como técnicas de pesquisa científica como a entrevista e o levantamento, além dos métodos de pré-experimentação e desenho de painéis longitudinais. A intervenção parcial na prática revelou um desenvolvimento gradual das operações e qualidades do pensamento teórico evidenciado em uma participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem da Disciplina Geral da Física. Os resultados obtidos mostram que é oportuno realizar estudos que sistematizem as formas de estimular o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes no nível educacional considerado através do processo ensino-aprendizagem da Física Geral.
Referências
Alonso Betancourt, L. A., Leyva Figueredo, P. A., Mendoza tauler, L. L. (2019). La metodología como resultado científico: alternativa para su diseño en el área de ciencias pedagógicas. Revista Opuntía Brava, vol. 11 No. 2, ISSN: 2222-081X.http://dpedagogía.uho.edu.cu
Bugaev, A. (1989). Metodología de la Enseñanza de la Física en la Escuela Media. Editorial Pueblo y Educación. La Habana. Cuba.
Cañedo Iglesias, C. M. (2000). Fundamentos teóricos para la implementación de la Didáctica en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Universidad de Cienfuegos. Cienfuegos, Cuba.
Davidov, V. (1988). La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Editorial Pueblo y Educación, Pág. 148, La Habana.
De armas Ramírez, N. (2011). Caracterización y diseño de los resultados científicos como aportes de la investigación educativa. Disponible en http://moodle.ceces.upr.edu.cu
García, C. R. y otros. (2019). La didáctica como posibilitadora del desarrollo del pensamiento teórico. Educere, vol 23, núm 75. Universidad de los Ángeles. Revista Redalyc. UAEM. www.redalic.org.
Kopnin P. V. (1983) Lógica Dialéctica. Editorial Pueblo y educación. Ciudad de la Habana.
Moreno-Pinado, W. (2017). Estrategia Didáctica para Desarrollar el PensamientoCrítico. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, vol. 15 no. 2. Visible en https://doi.org/10.15366/reice
Ortiz T. E. (2016). Monografía sobre Psicología de la Educación. Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero. Holguín.
Rubinstein T, L. (1977) Principios de Psicología General. Editorial Pueblo y Educación. Cuarta reimpresión.
Smirnov, A. A. y otros. (1966). Psicología. Editora Universitaria. La Habana.
Subrt, J. (2019). The Two Lines of Theoretical Thinking in Sociology. Revista Emerald Publishing Limited, ISBN: 978-1-78769-038-7. Visible en https://www.emerald.com
Vigotsky, L. S. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Grupo Grijalbo. México.
Publicado
Versões
- 2022-04-25 (2)
- 2022-04-24 (1)
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Yunier Ricardo Tamayo González, Beatriz María San Juan Azze, Francisco López Roque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.